domingo, 25 de outubro de 2015

[A minha Opinião] Peregrino


Depois de uma longa e calma leitura (sim, porque este livro não se pode ler a correr), chega a hora da derradeira opinião escrita. É sempre a parte mais complicada, principalmente quando gostamos do livro e queremos que os outros leitores o leiam. 

Dei umas horas de descanso à minha mente para digerir o que foi lido e reter o essencial. Um livro sem dúvida fantástico. 

Terry Hayes está de parabéns pelo seu livro de estreia. Sem dúvida que foi um grande desafio para o autor, passar de argumentista de cinema a escritor. Como o próprio referiu no final do livro, usando palavras de John Irving: escrever um filme é como nadar numa banheira e escrever um romance é como nadar no mar. Posso dizer que Terry Hayes nadou muito bem em alto mar. 

Confesso que quando vi este lindo calhamaço à minha frente me assustei. Pensei logo que, ou seria uma bela de uma aventura ou então uma longa penitência de 655 páginas. Mas Jimmy Fallon não ia enganar esta leitora, quando disse que este livro era de loucos. A única coisa que tenho de discordar com o Jimmy Fallon é que não fiquei doida logo nos primeiros cinco capítulos. Precisei de mais uns quantos para entrar no ritmo e começar a ficar empolgada com o livro. Uma coisa é certa, assim que se encontra o ritmo certo, é difícil desligarmos da narrativa. 

Foi uma história bem construída e escrita, sem dúvida nenhuma. Fiquei espantada com a teia complexa que foi criada por Terry Hayes. As ligações entre personagens e acontecimentos são uma loucura, de tão bem pensadas que estão. Passado, presente e futuro conjugam-se de uma forma perfeita. As sucessivas e alternadas viagens entre acontecimentos e personagens não deixam que o leitor se desinteresse pela história. Faz com que o leitor tenha sede de história e queira descobrir algo mais. 

À medida que a leitura foi avançado foi tentando criar ligações entre personagens e acontecimentos, que me fizessem prever o que aconteceria mais à frente na narrativa. Digo-vos que é quase impossível, pois a cada capitulo surge algo novo que me deixava perdida novamente, mas no bom sentido. Fiquei super feliz por já ter descoberto uma ligação entre personagens. 

Quanto a acontecimentos e lugares, este livro é uma louca viagem. Não parei num único sítio e fartei-me de viajar por lugares perigosos, inóspitos, loucos, aprazíveis, inesquecíveis. Bem posso dizer que o mundo é pequeno para Terry Hayes, mas agradeço-lhe por esta viagem vertiginosa.

Ao que aos personagens diz respeito, não há como não adorar o Peregrino, a sua inteligência, coragem, intuição. Apesar de ser o melhor espião do mundo, o que mais me atraiu nesta personagem foi a sua humanidade, e contrariamente ao que possam pensar, o seu coração. Nunca me irei esquecer desta expressão: "o teu coração pesa-te". Quanto ao sarraceno, o "suposto" mau da fita, é também um personagem complexo, inteligente, audacioso, crente, que será o adversário perfeito e à altura do Peregrino. É sem dúvida um privilégio ver como se debatem estes dois titãs. 

Este é sem dúvida um thriller que não podem deixar de ler, por tudo o que já foi dito anteriormente, e por ser uma história bastante actual e credível. São trazidos à discussão temas importantes como segurança, geopolítica, terrorismo, bioterrorismo, religião, corrupção, crime. Tão actual que te faz questionar tanta coisa. E é tão bom quando um livro nos deixa inquietos.     

A última coisa que vos digo é isto: LEIAM O LIVRO! ABSOLUTAMENTE MALUCO. 

Muito obrigada à Topseller pelo meu exemplar de avanço. Obrigada!

Sem comentários :

Enviar um comentário