segunda-feira, 27 de abril de 2015

[A minha Opinião] A Casa Azul



"Não é que me sinta feliz, nada disso, não te entusiasmes. Podes tirar o cavalinho da chuva se pensas que acredito nessas merdas. Mas é assim uma espécie de trégua, uma pausa para respirar, um descanso para afinar as armas. É só mesmo um instante enquanto a sacana não me bate pelas costas com um taco de basebol na tola. Ela, a grande puta, a cabra-mor, a que vence no fim, aquela a que tu e todos os outros palermas chamam vida."

A Casa Azul de Claudia Clemente foi uma surpresa bastante agradável. Não é um livro que se devora mas que se demora. É uma leitura que exige de nós total atenção e foco. Li-o pausadamente para poder compreender a história que se desenrolava em frente dos meus olhos e, mesmo assim, não consegui assimilar tudo à primeira. Posso dizer-vos que este é um livro que primeiro estranha-se e depois entranha-se.

Quando comecei a leitura deste livro, não reli a sinopse, por isso já não me recordava dos traços gerais da história. Se estiverem a pensar lê-lo façam o mesmo, não voltem a ler a sinopse. Irão compreender porquê. A surpresa será maior e as peças do puzzle farão sentido na vossa cabeça.

Este livro é mesmo um puzzle, com peças que não fazem sentido sozinhas mas que em conjunto formam um todo com sentido. As personagens são complexas, com personalidades bastante singulares, com histórias de vida sofridas. As épocas da narrativa vão oscilando conforme os eventos descritos ou memórias que vão sendo recordadas. Desde a primeira página que esta grande teia vai tomando forma e sentido. Se durante a leitura me senti um pouco perdida, no final tudo faz sentido.

É uma leitura densa, que requer paciência e compreensão, porque a dor e a perda estão demasiado visíveis. Mas não é um livro totalmente sombrio, há uma bonita história de amor a ser contada. Há um destino que só descansa quando todas as peças estão no seu devido lugar.

Gostei das personagens criadas pela autora. São singulares, algo estranhas à primeira vista mas credíveis nos seus sentimentos e acções. Os cenários são muito bem descritos. A casa azul, de tão bem descrita parece ter personalidade. A escrita da autora é envolvente, sabe agarrar o leitor.

A Claudia Clemente é uma excelente contadora de histórias. Fico ansiosamente à espera de um próximo livro. Este já foi um bom indicador do seu talento.

Boas leituras!  

4 comentários :

  1. Olá!

    Desconhecia por completo o livro e a autora, mas agora fiquei muito curiosa.
    Vou tentar ler o livro.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isaura vale a pena ler este livro. Foi uma leitura bem diferente das que habitualmente tenho feito. Foi uma surpresa agradável. Boas leituras!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Foi uma boa surpresa Sofia. Quando tiveres um tempinho lê ;)

      Eliminar