Primeiro tenho de dar os parabéns à Editorial Presença por esta capa magnífica. Sem dúvida que apela à leitura do livro.
Para quem ama a natureza, tem interesse pela vida animal, curiosidade em relação à relação de convivência entre homem/tigre, quer saber mais sobre a sobrevivência de espécies protegidas e aprender mais sobre uma das regiões mais inóspitas do planeta, este é o livro certo.
John Vaillant, nesta obra de não-ficção, oferece ao leitor descrições impressionantes da floresta de Primorye, na Sibéria, um dos lugares mais inóspitos no Extremo Oriente da Rússia. Além de cenários impressionantes, acompanhei a história arrepiante de Yuri Trush, chefe da brigada da unidade de Inspeção de Tigres. Estas brigadas existem para protegerem os tigres siberianos, mais precisamente o tigre amur.
Durante esta narrativa vou conhecendo melhor o ambiente que rodeia a equipa de Trush, todas as pessoas e grupos que vêm com maus olhos o trabalho desta brigada, os perigos que se escondem naquela densa floresta, mas também as riquezas naturais que só ali existem e que maravilham qualquer amante da natureza.
Esta história fica arrepiante quando começam a haver ataques violentos e bastante sangrentos a vários homens, por parte do tigre amur. Estes ataques são estranhos visto serem de carácter vingativo. Mas o que estará a levar este grande felino a agir de forma tão mortal? Fica a curiosidade no ar. Eu desde o início da leitura tive as minhas suspeitas, mas não as vou revelar.
São estes ataques violentos que levam a equipa de Trush a correr um grande perigo, mas têm de descobrir o tigre e o motivo que o leva a atacar humanos.
O autor partilha connosco fotografias e entrevistas com as pessoas envolvidas neste assombroso relato. Partilha também preocupações relativas à protecção deste majestoso animal que é o tigre. Estes animais estão sempre em constante perigo. A qualquer hora podem ser abatidos, por desporto, por vingança, por dinheiro, para fins medicinais, etc. O tigre é uma relíquia e deve ser-lhe permitido viver livremente e em segurança. É de louvar o trabalho de tantos homens que todos os dias lutam para que esta espécie não desapareça do mundo, e que a relação entre homens e tigres seja de mútuo respeito.
Este livro é, sem dúvida, um livro aberto e sincero sobre um dos animais mais carismáticos do nosso planeta, um animal majestoso que impõe respeito. É também um louvor aos homens corajosos que todos os dias arriscam a vida para protegerem este grande animal.
Espero ter convencido todos os amantes da natureza a lerem este impressionante relato.
Boas leituras!
Deve ser bem interessante!
ResponderEliminarEsse livro deve ser bastante interessante embora que com os ataques deva ser triste também.
ResponderEliminarDeve ser um livro muito rico com as fotografias e tudo! :)
Beijinhos
Sarinha,
www.noconfortodaminhacozinha.com