domingo, 3 de março de 2013

Fica Comigo [A minha Opinião]


Noelia Amarillo, autora espanhola, surpeendeu-me com este romance!

Uma leitura que fiz num sopro! Foi sem dúvida uma tarde de leitura bem passada. Desejei que estas 170 páginas se multiplicassem.

A autora escolheu para este livro um protagonista improvável. Não estamos perante um homem rico, sedutor, poderoso, que tem tudo aos seus pés. Pelo contrário, temos um homem digno, honesto, com muita vontade de vencer.

Este livro é também o espelho da actual crise que se vive por toda a Europa e que todos os dias faz novas vitimas. Pessoas que deixam de ter os seus empregos, que se vêem aflitas para colocar comida na mesa, comerciantes que lutam todos os dias para ter os seus estabelecimentos abertos, sem-abrigo que lutam todos os dias para ter o que comer.

É uma história que espelha a realidade das sociedades actuais. Uma sociedade que olha o outro com desconfiança, uma sociedade competitiva, desumana, onde só os números importam e não as pessoas.

Identifiquei-me com as personagens criadas pela autora. São personagens credíveis que nos conquistam, pelas suas personalidades marcantes, pelos valores que defendem, pelos sentimentos que despertam no leitor. Jared, personagem principal, é um homem tímido, honesto e lutador que me conquistou às primeiras páginas. Dolores é uma avó querida, bondosa, defensora dos bons costumes e que acredita na honestidade das pessoas. Nuria é uma mulher segura de si, sabe o que quer e luta para conseguir os seus objectivos. São personagens que me inspiraram, que me fizeram sorrir e emocionar.

A linguagem é simples, o que possibilita ao leitor avançar na leitura de forma descontraída. 

Um livro que nos recorda valores importantes como a honestidade, a honra, o respeito pelos outros e pela diferença. Um livro de amor e de amizade.

Este é um livro que aconselho a quem procura uma leitura leve, uma história de amor e um protagonista improvável. 

Vou certamente querer ler mais livros desta escritora!

Boas leituras!

3 comentários :

  1. Mais tarde ou mais cedo vou acabar por comprar este.

    ResponderEliminar
  2. Eu vivo em Espanha e eu admiro Noelia Amarillo, suas histórias são muito reais, porque os personagens são pessoas simples, pessoas de rua, lutando e trabalhando, amando e sofrendo. São livros que amamos.

    Eu tenho o prazer de conhecer em pessoa e é uma mulher incrível, muito simpática e muito humana.

    A história de Jared é uma história que nos faz pensar sobre o amor ... uma vez que todos, ricos e pobres precisamos de amor.

    ResponderEliminar
  3. Foi pela sua opinião que decidi aventurar-me a ler "Fica Comigo". Já tinha ouvido falar sobre este livro, mas foi através do seu post que me levou a comprá-lo ( Já lhe tinha dito, mas desta vez decidi comentar, agora que li a obra).

    Apenas comento para agradecer-lhe, pois foi através da sua honesta opinião que me levou a uma boa aventura até de madrugada :)

    Também desejava ler livros sobre esta autora, mas de momento, ainda não tenho conhecimento de nenhuma tradução.

    Continue o seu bom trabalho, boas leituras e Feliz 2014!

    ResponderEliminar