segunda-feira, 17 de agosto de 2020

[A minha Opinião] Sete minutos depois da meia-noite

[A minha Opinião] Sete minutos depois da meia-noite

Sete minutos depois da meia-noite, de Patrick Ness, foi a leitura conjunta do mês de Agosto, do Clube de Leitura Manta de Histórias. O género fantástico sempre foi o meu calcanhar de Aquiles mas confesso que esta leitura me surpreendeu. 

O autor inspirou-se numa ideia original da escritora Siobhan Dowd, que morreu de cancro em 2007. A acompanhar a sua maravilhosa história, estão as ilustrações fantásticas de Jim Kay. Texto e ilustração casam na perfeição neste livro, tornando-o numa obra de arte que qualquer leitor quererá ter na sua biblioteca. 

Desengane-se quem pega neste livro pensando que irá ler uma história leve, uma divagação de uma criança ou um sonho com fadas e princesas. As temáticas abordadas no livro são sensíveis mas tratadas com inteligência e cuidado pelo autor. Falar sobre perda e solidão é difícil. Patrick Ness encontrou as palavras certas, com a profundidade certa para abordar estes temas. 

Conor, um menino de treze anos, é o protagonista desta narrativa, É ele que me conduz, através da primeira pessoa, à realidade e fantasia da sua vida. Através da sua voz fico a conhecer as suas dores, incertezas, medos. Em vários momentos me apeteceu protegê-lo de todo o mal, evitar o seu sofrimento a todo o custo. Outra figura fantástica desta história é o monstro, que visita o Conor, precisamente à meia-noite e sete minutos. Uma figura que inicialmente Conor pensa que é imaginação mas que vai ganhando cada vez mais poder real na sua vida. 

Não vos vou adiantar mais nada sobre a história, porque quero mesmo que agarrem neste livro e o leiam. Quem, como eu, não gosta de ler fantasia, por favor dê uma oportunidade a este livro. É bem mais do que aquilo que esperarão dele. Fiz uma viagem fantástica com esta leitura. É cheia de lições de vida, faz-nos reflectir e emocionar. Foi-me impossível controlar as emoções nas páginas finais. Os olhos marejados de lágrimas quase não me permitiram ler. 

Uma leitura feita para o Desafio de Leitura Manta de Histórias 2020 e que vos recomendo sem reservas. 

Boas leituras!  
🌟🌟🌟🌟

Sem comentários :

Enviar um comentário