Este livro já estava na minha estante faz muito tempo. Senti vontade de lhe pegar agora por causa do desafio literário do Manta de Histórias. Completo assim a categoria de livro adaptado ao cinema. Já estou preparada para ver o filme e decidir-me pelo melhor, se o livro ou o filme. Mas acho que posso afirmar que o livro ganhará esta batalha.
O inicio da leitura foi um pouco difícil. O livro não estava a conseguir cativar-me. Mas ainda bem que insisti e continuei a leitura.
Este livro é um bom retrato da vida na pequena ilha de Guernsey, durante a ocupação nazi, na segunda grande guerra. Toda a narrativa se faz de uma maneira peculiar e original, através de cartas, trocadas entre todos os personagens desta história.
Numa época onde a vida era cheia de sofrimento, desilusão, tristeza, estas personagens encontraram a sua evasão nos livros. Muito se fala em livros nesta história e do bem que eles fazem e trazem aos leitores.
Quanto às personagens, gostei de todas elas, mesmo as que se tem aquele ódio de estimação. Gostei muito de Juliet, a talentosa escritora, mulher inteligente, sensível e sonhadora. Será esta a personagem que une todas as outras e enriquece esta história única.
Só o facto de se falar muito de livros é já motivo mais que suficiente para ler o livro. Felizmente há muitas mais razões para nos perdermos nesta leitura. O contexto histórico e social, as personagens singulares, a bonita e mística ilha de Guernsey e todas as referências literárias.
Recomendo-vos a leitura.
Sem comentários :
Enviar um comentário