quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A Incrível Viagem do Faquir que Ficou Fechado num Armário IKEA [A minha Opinião]


Este é sem dúvida o livro com o título mais longo que li este ano. Foi precisamente por este factor e pela capa que o quis ler. 

Recentemente li uma entrevista de Romain Puértolas, que o identificava como o escritor dos sete ofícios. Já foi DJ, professor, tradutor, interprete, controlador aéreo, inspector da policia. Lê dez livros ao mesmo tempo e consegue escrever cinco obras ao mesmo tempo. Uma curiosidade a respeito deste livro, o autor escreveu-o em apenas um mês. O facto de se falar de tráfico de imigrantes ilegais neste livro, tem muito a ver com a sua profissão actual de inspector e de se dedicar a casos como estes. 

Quanto à leitura, só vos posso dizer que gostei. O autor tem uma criatividade incrível, a sua escrita é apelativa e pintada de humor. É impossível não dar umas boas gargalhadas com algumas passagens escritas. "Mordeu o isco, pensava Ajatashatru (pronunciar Ainda Estás Cru), satisfeito." Este é um dos muitos exemplos que irão encontrar durante a leitura. 

Ajatashatru Larash (pronunciar La Estás Tu Na Laracha) é o personagem principal deste romance. E que personagem! É faquir de profissão, um aldrabão de primeira, que enganou tanta gente durante a sua vida. Esta louca viagem começa no IKEIA em França e irá desenrolar-se por mais algumas capitais europeias e não só. E pensar que esta aventura se deve a uma cama de pregos! 

O autor para além de nos oferecer momentos únicos de humor e situações capazes de nos arrancar gargalhadas, trata com grande inteligência e sensibilidade a temática do tráfico de imigrantes ilegais. A partir da história de Ajatashatru fiquei a conhecer esta realidade cruel, que leva milhares a fugir e a morrer para conseguirem uma vida melhor para si e para os seus.

Foi sem dúvida uma leitura hilariante, que me sensibilizou e me fez reflectir sobre a fragilidade humana. 

Não deixem de ler este livro. Irão ficar incrivelmente surpreendidos. 

Neste momento Romain Puértolas além de estar a escrever cinco livros, está também a preparar a adaptação cinematográfica deste livro. São muito boas noticias!

Boas leituras!       


Sem comentários :

Enviar um comentário