terça-feira, 23 de abril de 2019

[A minha Opinião] Depois



Depois de Morris Gleitzman é já o terceiro livro de uma série, publicado pela editora Fábula. Este livro faz parte da Coleção Estrelas da Literatura Juvenil. Desta série, centrada em torno da vida de Felix, foram já publicados "Um dia" e "A seguir". Não li os livros anteriores mas em nada me dificultou a leitura, pelo contrário, fiquei com imensa curiosidade em ler os anteriores livros. 

Como já referi antes, esta história centra-se num período da vida de Felix, um rapaz judeu de 13 anos, que vive escondido dos nazis. A história passa-se em 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, numa Polónia ocupada, com todo o horror associado a essa realidade. O que Felix já viveu e irá viver nunca deveria ser vivenciado por uma criança tão pequena. Felix irá aprender da pior maneira a sobreviver e a lutar pela liberdade.

É uma história tão bem contada por Morris Gleitzman, com uma linguagem acessível e sensível, não fosse este livro direccionado às crianças a partir dos 13 anos. Quem lê este livro, seja criança ou adulto, não fica indiferente à história aqui narrada. É impossível não se sentir empatia por Felix e por outras crianças que surgem nesta história. Por diversas vezes durante a leitura senti a necessidade de proteger Felix. As crianças foram as que mais sofreram neste horror da II Guerra Mundial. 

Não irei perder a oportunidade de ler os livros já publicados e descobrir mais sobre a vida de Felix. Serão mais uma vez leituras emotivas e marcantes. É impossível não acarinhar esta personagem e torcer por ela.

Um livro que recomendo sem reservas. 

Boas leituras!  

🌟🌟🌟

2 comentários :