quarta-feira, 18 de outubro de 2017

[A minha Opinião] Nos Braços do Vagabundo


Este é o primeiro livro que leio da autora. Leitura que fui desafiada a fazer pela própria autora, Letícia Brito. Outro desafio foi ler em formato ebook, que acabou por correr bem. O livro é pequenino e a leitura até se fez muito bem no tablet. 

Falando agora do livro e da sua temática. Escrever sobre depressão é sempre um tema complicado, que requer muita pesquisa e sensibilidade no trato, para que o tema não se torne demasiado pesado para leitura. Há sempre riscos.

Sofia, a personagem principal deste romance, é uma jovem com muitos sonhos, que devido a um desgosto de amor, cai num estado depressivo fulminante. Achei que a autora conseguiu retratar esse estado depressivo mas pecou por excesso. O início da leitura torna-se muito pesado pelo negro da personagem principal e pela repetição de estados depressivos. 

Surgem mais dois personagens com grande importância na história, Francisco, o grande amor e causador da dor e tristeza de Sofia, e Dinis, um colega de trabalho, que surge como um possível salvador de Sofia. Na minha opinião faltou mais consistência às personagens, principalmente à de Dinis, que da mesma forma repentina que aparece no romance, também repentinamente desaparece da história, para que seja dado um final feliz à personagem principal. 

Há um esforço notório de respeitar e tratar bem o tema da depressão, e, de enaltecer o amor, que tudo vence e tudo suporta. A personagem principal está bem pensada e ganharia mais força se fosse mais explorado o passado da mesma, as suas relações familiares e de amizade. Aos personagens secundários falta profundidade. Felicito a autora pela coragem em escrever sobre um tema tão complexo, pela sua escrita e pela história construída. Com algumas alterações narrativas e uma maior consistência, o resultado seria um melhor romance.   

Boas leituras! 

Sem comentários :

Enviar um comentário