segunda-feira, 23 de outubro de 2017

[A minha Opinião] A Ilha das Quatro Estações



Este é o primeiro livro jovem adulto português que leio e dou os parabéns à autora Marta Coelho pelo resultado final. Este género tem me conquistado cada vez mais e é com grande satisfação que vejo escritores portugueses a tomarem iniciativa, e a escreverem para este público. 

É um livro bem escrito e lê-se muito bem. Ou não fosse a escritora uma comunicadora nata e uma das autoras de grandes séries juvenis bem conhecidas da televisão portuguesa. 

A história é narrada por duas das personagens, Catarina e Tiago. Dois jovens emocionalmente fragilizados, que muitas vezes são rotulados como "problemáticos". Cada um deles vem parar à ilha por motivos diferentes, mas que ali encontram algo em comum, e um motivo para ultrapassar os problemas. Além destas duas personagens centrais da narrativa, merecem especial destaque Misha e Rute, mais dois jovens a atravessar situações complicadas e, a ilha, surge como uma possível salvação. 

Com o decorrer da leitura esperei algo de surpreendente sobre esta ilha, afinal são várias as suspeitas que vão surgindo ao longo da narrativa. Uma ilha que parece ter um misto de mistério, de lugar isolado, de controlo sobre os que lá estão. Afinal as minhas suspeitas são só suspeitas.

Achei que os últimos capítulos foram algo precipitados e o final não me trouxe todas as respostas que queria. Fico a pensar se haverá ou não uma continuação desta história. Apesar destes pontos que não me agradaram, é uma leitura que se faz muito bem e é agradável.

É um livro que vale a pena ler, pela problemáticas juvenis que aborda. Pelo cenário original onde decorre a acção. Pelas ligações bem construídas entre as personagens. Pelas histórias de amor que ali nascem e se encontram. 

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário