quarta-feira, 18 de outubro de 2017

[A minha Opinião] Café Amargo


Irei sempre recordar-me do cheirinho a café, que acompanhava o livro assim que abri o envelope. A promessa de uma grande leitura já estava no ar. 

A minha viagem inicia-se nos finais do século XIX e sou transportada através de duas Guerras Mundiais. São bem retratados os tempos conturbados e cheios de mudanças políticas e sociais na vida siciliana.

Tenho sempre um gosto especial na leitura, quando a personagem principal é uma mulher forte, corajosa, que nunca baixa os braços. Maria Marra é essa personagem. Uma mulher que aprende cedo a ser forte, corajosa, resiliente, lutadora. Uma mulher que se sacrifica pelo amor à família mas que não deixa de olhar o futuro com esperança. Uma mulher que está muito à frente no seu tempo, e, que por isso mesmo, é muitas vezes incompreendida.

A história de vida de Maria está entrelaçada com a história de vida de Giosuè. Este personagem assume grande importância durante a narrativa e é incrível o seu crescimento ao longo da história. É um rapaz que se torna um homem respeitado, culto, de sucesso e com poder nas mais altas chefias do exército. Honra assim a memória do seu pai que morreu a lutar pelo seu país. 

Maria e Giosuè, duas personagens que me apaixonaram pelas suas personalidades fortes, pelo amor que nutrem um pelo outro, pelos sacrifícios que tiveram de passar, pela coragem que demonstraram em tempos de guerra e por me fazerem acreditar que nunca é tarde para nada. 

As dificuldades da leitura são as inúmeras personagens presentes na história, que muitas vezes me confundiram. Muitos são os familiares dos Marra e dos Sala nesta história. Ao final de alguns capítulos vai tornando-se mais fácil a orientação.

Para mim é um romance que ganha pelo retrato histórico, social e cultural que narra. Ganha pela ousadia e coragem da personagem principal, Maria. Ganha pela grande história de amor. Ganha pela escrita cativante de Simonetta Agnello Hornby. E sairá sempre vencedor quem é capaz de beber um café amargo. 

Uma leitura que gostei de fazer e que por isso a recomendo a todos vós. 

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário