sexta-feira, 26 de junho de 2015

[A minha Opinião] O Outro Filho


E finalmente li o tão ansiado segundo volume da trilogia Brinkmann. O primeiro volume da trilogia, O Amigo Andaluz foi publicado pela Porto Editora em setembro de 2014. Para mim como leitora, e imagino que para muitos outros leitores, este grande espaçamento de tempo entre publicações, prejudica as leituras e o seguimento da história. 

Confesso que quando iniciei este segundo volume só me recordava de duas ou três personagens centrais e já tinha esquecido muitos dos acontecimentos narrados no primeiro livro. O autor, fez um bom trabalho ao avivar-me a memória neste segundo livro. São recordados alguns acontecimentos anteriores para ajudar, de alguma forma, o leitor, que como eu, se esqueceu um pouco da história. 

Alexander Soderberg mantém o mesmo registo do primeiro livro: imensas personagens, muitos e diferentes cenários, perigo, suspense, muitas mortes, violência, corrupção, tráfico. Se no primeiro livro consegui distinguir os personagens bons dos maus, neste segundo volume há algo que muda. Vejo alguma bondade nos maus e alguma maldade nos bons. 

As personagens que no primeiro livro são arrastadas para situações limite e anormais, neste segundo livro é notório o crescimento dessas personagens. É o caso de Sophie e Albert Brinkmann. Tornaram-se mais fortes, corajosos, conscientes do perigo mas não aceitam a nova realidade das suas vidas. O de andarem constantemente a olhar para traz com medo do perigo e da morte.

É um livro que quando se inicia a leitura é tão fácil perdermos a noção do tempo. Lê-se quase num sopro visto a acção e as surpresas serem constantes. Neste livro a palavra monótono não existe e o autor é um mestre a criar entretenimento. Não faltam tiros, perseguições, raptos, mortes, viagens e surpresas. 

Mal posso esperar para ver qual será o desfecho escolhido pelo autor para Sophie e Albert Brinkmann, Hector Guzman, Aron Geisler, Jens, Mikhail e Lothar. Já criei uma série de expectativas em relação ao destino destes personagens que adoraria ver realizadas no último volume da trilogia. 

Se não conhecem este autor e esta trilogia Brinkmann aconselho-vos a ler. Garanto-vos muito boas horas de leitura. 

Boas leituras!    

Sem comentários :

Enviar um comentário