Foram tantas as opiniões que li que me aconselhavam a ler este livro e tantas as pessoas que me recomendaram a leitura, que foi impossível não deixar de ler "O Grande Amor da Minha Vida".
Tatiana e Alexander são duas personagens bem diferentes uma da outra mas que se complementam. Assisti ao crescimento de Tatiana, uma personagem que só me conquistou com o evoluir da história. Ao inicio demasiado infantil e inocente e que foi crescendo e amadurecendo ao longo da história até se transformar numa mulher corajosa e lutadora. Alexander não é só um homem bonito, é decidido, sabe o que quer, corajoso mas que tem uma fraqueza, Tatiana. Dasha e Dimitri foram duas personagens secundarias que me irritaram profundamente, pelas suas personalidades pouco interessantes, são fracos, interesseiros, cobardes.
O cenário da 2ª grande guerra foi bem conseguido pela autora, através do realismo que empregou nas suas descrições. Foi um dos poucos livros que li que me deu a conhecer a dura realidade da guerra, a morte e a fome. É evidente o grade trabalho de pesquisa empregue pela autora para dar ao leitor uma imagem fidedigna do regime soviético e da grande máquina de guerra nazi.
Quanto à escrita, é simples, com passagens poéticas e profundas e com uma grande presença de diálogo, algo que aprecio bastante e que faz avançar a acção.
Confesso que senti dificuldade na leitura dos nomes russos e custa a habituar. O facto de ser um livro enorme com letras bem pequeninas tornou a leitura cansativa.
A meu ver, durante a narrativa a autora arrastou alguns momentos que eram desnecessários e que tornaram a leitura aborrecida.
Apesar de ser um romance longo e com alguns momentos aborrecidos, esta não deixa de ser uma bonita e realista história de amor em tempos de guerra.
Boas leituras!
Sem comentários :
Enviar um comentário