Jill Aramor, conhecida por R. J. Palacio, escreve um primeiro e maravilhoso romance. Milagre é de facto um livro extraordinário e marcante.
Neste livro conhecemos e acarinhamos August Pullman, uma criança que nasceu com uma deficiência genética que deformou por completo o seu rosto. Aos 10 anos esta criança vai enfrentar o maior desafio da sua vida, a escola.
Acompanhamos pela voz de Auggie, familia e amigos, todas as dificuldades e sucessos que enfrenta na sua vida.
Auggie é um menino inteligente, carinhoso e consciente da sua deficiência e da forma como esta afecta as pessoas que o rodeiam. Na escola, sente com mais intensidade o desprezo dos seus colegas mas também será neste mesmo ambiente que irá encontrar grandes amigos.
O leitor irá acompanhar as lutas diárias, os sofrimentos, as pequenas conquistas de Auggie e irá também querer ajudar e proteger este menino.
Auggie é sem dúvida uma personagem que conquista imediatamente o leitor pela sua inteligência, inocência, coragem. É notório o crescimento da personagem ao longo do livro. Os obstáculos que enfrenta tornam este personagem real e mais forte perante o leitor.
A autora ao introduzir outros testemunhos sobre o August, tornou a história ainda mais rica e deu a conhecer ao leitor as personagens secundárias que tão importantes foram na história.
Este livro emocionou-me, fez-me rir, chorar, causou-me revolta, fez-me questionar muitas atitudes inconscientes que tomamos sem nos aperceber-mos que estamos a magoar alguém. Mas mais importante que tudo isto é a mensagem do livro, que a verdadeira beleza reside no coração, nos sentimentos nobres e não na aparência.
Foi sem dúvida um livro emocionante, viciante, que tocou o meu coração e me fez acreditar na bondade, na amizade e que, de vez em quando, os milagres acontecem. Um dos melhores livros que li ultimamente. Uma leitura obrigatória!
Boas leituras!
Sem comentários :
Enviar um comentário