"Parece-me, agora, que o abrandamento desencadeou outras mudanças, menos visíveis de início, mas mais profundas. Desfez certas trajetórias mais subtis: os caminhos das amizades, por exemplo, os caminhos para perto e para longe do amor. mas quem sou eu para dizer que o curso da minha infância já não estava estabelecido, muito antes do abrandamento? Talvez a minha adolescência fosse apenas uma adolescência normal, algo contundente, vulgarmente contundente." Pág. 37
Uma catástrofe invisível irá abater-se sobre o planeta Terra e é sobre as consequências inimagináveis, devastadoras e desconhecidas que iremos ler em O Tempo dos Milagre.
É assustadoramente plausível a história que nos é apresentada por Karen Thompson Walker. Vivemos aterrorizados com o futuro do planeta e o que nos poderá acontecer. Nesta narrativa conheci algumas das consequência, mesmo hipotéticas, caso houvesse um abrandamento da rotatividade do planeta. Poderiam os nossos dias transformarem-se em semanas? Seria o fim do planeta algo idêntico ao apresentado no livro?
A escritora conseguiu de forma surpreendente contar uma história com a qual me identifiquei. Apesar da história ser narrada por uma adolescente de 11 anos, Julia, senti-me muito próxima da personagem.
Sofri e sorri durante toda esta história com a pequena Julia. Apesar da pouca idade e de uma adolescência difícil, enfrentou a catástrofe com mais coragem que muitos adultos.
O ritmo da narrativa é estonteante. A autora vai apresentando os factos e consequência da catástrofe de forma imaginativa e admissível, o que me assustou ainda mais.
O leitor vê-se confrontado com uma história que apesar de ficcional é terrivelmente inquietante.
Comovi-me muito com o nascer e crescer da relação de Seth e Julia, sem dúvida, personagens que marcam o leitor apesar de ainda terem vivido tão pouco. Sorri muitas vezes com a sua inocência e surpreendi-me com a sua maturidade.
Este será sem dúvida um livro que não irei esquecer tão cedo. É sem dúvida uma história comovente e impressionante.
Ficarei a aguardar com expectativa o próximo livro da Karen Thompson Walker.
Espero ter conseguido colocar em palavras as emoções que o livro me despertou. Se não foi bem sucedida, espero que vos tenha pelo menos despertado a curiosidade.
Conseguiste, sim! Se já queria ler, agora ainda mais... Não me tinha apercebido ela sinopse... adorei, quero quero quero :D
ResponderEliminar:) O meu objectivo foi comprido então.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar