sábado, 17 de janeiro de 2026

[A minha Opinião] - Haverá Mar

 

A Ann Yeti já não é, para mim, uma autora desconhecida. Haverá Mar é o terceiro romance que leio, após Um fio de Sangue e Um pingo na água. 

Haverá Mar, é uma narrativa que se constrói como uma lenta travessia no mar, por vezes dura, mas inevitavelmente transformadora. 

Acompanhando várias gerações de uma família, o romance dá palco a cinco mulheres, cinco Marias, cujas vidas, embora distintas nos seus caminhos e nas suas escolhas, se unem por um fio invisível de coragem e resiliência. Ann Yeti não embeleza a existência e experiência feminina, nem a memória familiar, pelo contrário, expõe as suas fissuras, falhas, os silêncios e as dores que passam de geração em geração como marés.

A escrita de Ann Yeti, sensível e bela, conduziu-me por “mares conturbados e de águas salgadas”, de uma história poderosa. Não há finais felizes forçados nem promessas fáceis de redenção. 

Baseada em factos reais, a história afirma com honestidade que nem sempre há bonança, e que crescer, amar e sobreviver implica aceitar espinhos, perdas e desilusões. Ainda assim, é precisamente nessa crua realidade que o romance encontra a sua beleza, na força silenciosa destas mulheres, na sua capacidade de continuar apesar de tudo. 

Haverá Mar é, assim, uma leitura necessária, que nos lembra que a coragem, tal como o mar, pode ser inquieta, profunda e essencial. Fica sempre o desejo de que o romance tivesse muitos mais capítulos, para poder conhecer mais profundamente estas personagens.

Mas não termino esta minha opinião sem fazer menção à capa, que a meu ver é perfeita e faz jus à história e às personagens. O azul e verde que evoca o mar e as figuras femininas que representam as cinco Marias. Perfeita!

Leitura mais do que recomendada. 

       🌟🌟🌟🌟  

                                                 


sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Primeira Leitura Conjunta 2026

 


𝟴𝟰ª 𝗟𝗘𝗜𝗧𝗨𝗥𝗔 𝗖𝗢𝗡𝗝𝗨𝗡𝗧𝗔 𝗗𝗢 𝗖𝗟𝗨𝗕𝗘 𝗗𝗘 𝗟𝗘𝗜𝗧𝗨𝗥𝗔 𝗠𝗔𝗡𝗧𝗔 𝗗𝗘 𝗛𝗜𝗦𝗧𝗢́𝗥𝗜𝗔𝗦
Olá mantólicos! Começamos amanhã, sábado, a nossa primeira leitura conjunta de 2026, do Clube de Leitura Manta de Histórias. Vamos iniciar o ano com a leitura de uma autora portuguesa, Susana Amaro Velho, com o livro 𝗗𝗲𝘀𝗰𝗮𝗻𝘀𝗼𝘀. Uma leitura a contar para o nosso desafio de leitura 𝗟𝗲̂ 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀

Sinopse
Laura Alarcão regressa à vila onde nasceu e cresceu para assistir ao funeral da mãe com quem não se relacionava há treze anos. Regressa a uma família devastada, ao escrutínio dos vizinhos que enfrentam os seus próprios fantasmas, a uma verdade dolorosa que a afastou da família durante anos: sente-se culpada pela morte da irmã mais nova que tragicamente caiu a um poço quando eram crianças.
Após anos de afastamento, e à medida que novas revelações contrariam tudo aquilo em que Laura sempre acreditou, relações familiares são postas à prova, numa jornada emocional e sombria onde a busca por respostas deixará um rasto de sacrifício.
Numa saga familiar profunda e comovente, Susana Amaro Velho convida o leitor a refletir sobre redenção e aceitação, sobre a vida enquanto coleção de eventos e consequências emocionais que se desdobram.
Descansos evoca a beleza dos laços que nos unem mesmo quando as maiores tragédias são capazes de nos devastar.

Primeira Leitura Conjunta 2026, Descansos de Susana Amaro Velho


Conto com a vossa participação?

sábado, 3 de janeiro de 2026

Haverá Mar, de Ann Yeti - Novidade Editorial Novembro



ISBN: 9789893652138 
Ano de edição: 12-2025
Editor: Editorial Novembro
Dimensões: 149 x 233 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 94
PVP: 15,00€

Sinopse
Haverá Mar é um romance sobre o percurso de vida de cinco mulheres da mesma linhagem, desde o início do século XX até ao presente. Relata dramas e amores vividos por essas mulheres, espartilhadas pelas condições sociais da época em que viveram ou pelas suas próprias decisões, em particular a primeira personagem que, ao fugir de um casamento de acordo com a sua classe social, desencadeia uma sucessão de acontecimentos que se vão repercutir no destino das gerações futuras.
As referências históricas contidas na narrativa destinam-se unicamente a contextualizar os acontecimentos, não havendo a pretensão de uma abordagem mais aprofundada.
Haverá Mar é uma história de ficção inspirada em alguns acontecimentos reais.

Ann Yeti é o pseudónimo de Ana das Neves, uma autora portuguesa natural de Lisboa com uma forte ligação à Austrália, país onde residiu durante vários anos. Tendo vivido repartida entre dois continentes, viajou extensivamente entre eles, por lazer e, profissionalmente, ligada ao Turismo, mas foi no Alentejo que encontrou um local de refúgio e de silêncio onde redescobriu a sua antiga paixão pela escrita e esta começou a tomar contornos mais definidos.
O gosto pela escrita acompanha-a desde muito nova pelo que foi acumulando um pequeno espólio de textos diversos e algumas incursões pela poesia. Em janeiro de 2016 fundou a Página Palavras Soltas (www.facebook.com/soltaraspalavras) com o objetivo de criar um espaço onde pessoas anónimas como ela pudessem publicar escritos originais de diferentes sensibilidades, e onde mantém um Álbum sob o acrónimo AdN.
A pulsão para escrever uma obra mais completa é relativamente recente. Em 2018 editou com a Emporium uma novela intitulada "Um Fio de Sangue" e em 2020 publicou um romance intitulado "Um Pingo na Água" com a chancela Sell Out do Grupo Narrativa.
"Haverá Mar" é o seu terceiro romance, uma obra de ação inspirada em acontecimentos reais.