quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Entrevista à revista Somos Livros

 


1. Para quem não conhece, o que é o Manta de Histórias? De onde surgiu o nome?
O blogue literário Manta de Histórias surgiu há mais de oito anos. Nasceu da necessidade de partilhar as minhas leituras e de divulgar
o tanto que se faz no mundo literário. Quanto ao nome, surgiram várias possibilidades na altura mas este foi o escolhido. É uma bela Manta de Histórias porque enquanto leitora, adoro o conforto da minha manta, a companhia dos meus livros e as suas inúmeras histórias.

2. Qual é a missão principal da Manta de Histórias?
Sensibilizar para a importância da leitura, motivar quem não lê com regularidade e dar um espaço aos leitores, onde se sintam em casa para partilhar esta paixão dos livros. Sei que o meu blogue é uma gota de água num oceano. Mas se conseguir de alguma forma motivar quem me segue a recomeçar a ler ou a manter o gosto diário pela leitura, já estarei a cumprir a missão do blogue.

3. Os blogues sobre livros e literatura têm, ou poderão ter, alguma influência relevante na promoção da leitura?
Os blogues têm influência na promoção da leitura e poderão ter muito mais. É muito comum encontrar recomendações de leitura, os mais variados desafios de leitura e diversos Clubes de Leitura online que incentivam e promovem a leitura. Os blogues literários, por terem a personalidade singular de quem os escreve, são canais que aproximam leitores e possibilitam a partilha de opiniões.

4. Ao navegarmos no Instagram, somos levados quase a pensar que ler estar na moda. Por outro lado, em 2019, cada português comprou, em média, um livro. O que pensa destes números?
Enquanto leitora e blogger esses números assustam-me. Pensar que somos poucos a partilhar a paixão pelos livros entristece-me. O que é facto é que hoje em dia as novas tecnologias são mais tentadoras. É mais fácil alguém distrair-se no telemóvel, nas redes sociais em vez de substituir esse tempo a ler. Mas estes números também refletem a pouca predisposição dos portugueses para a leitura. É preciso apostar cada vez mais na sensibilização e educação para a leitura. seja de crianças, jovens e adultos. Conhecimento é poder. 

5. Quais os fatores que mais a influenciam na hora de comprar um livro?
Mantenho uma lista de livros desejados. Como devem calcular é gigante! Na hora de comprar sou muito ponderada. Gosto de adquirir livros, sempre que possível, com alguma promoção associada. Costumo ler opiniões de leitores a respeito dos livros antes de fazer a compra. Dou prioridade aos meus géneros literários e temáticas favoritas. Se for uma compra por impulso, normalmente uma capa atrativa e uma sinopse chamativa, são factores decisivos.  

6. Que blogues segue religiosamente?
O meu blogue consome imenso tempo, mas gosto de acompanhar o que é feito pelos meus pares. Gosto imenso de ler as opiniões maravilhosamente escritas da Carla Ribeiro, do blogue As Leituras do Corvo. Dentro do género literário dos thrillers e policiais, acompanho de perto as opiniões da Vera Brandão, do blogue A Menina dos Policiais. E por último mas não menos importante, o blogue Somos Livros. Gosto muito dos artigos da rubrica Livrólicos, da originalidade da Bula Literária e das entrevistas.

7. Que livros tem na sua mesa de cabeceira, neste momento?
Neste momento tenho essencialmente thrillers. Como está a decorrer, no meu blogue, o desafio de leitura Trilhar Thrillers, na mesa de cabeceira reina esse género literário. De entre vários tenho As Cores do Assassino de Sarah J. Harris, O Anjo de Munique de Fabiano Massimi, Paranoia de Lisa Jackson, Não Fujas Mais de Harlan Coben, A Rapariga Fatal de Leslie Wolfe, entre outros. Sim, a pilha de livros é grande!  

8. Qual é o livro da sua vida?
É sempre complicado responder a esta questão. Enquanto leitora tenho muitos livros que me marcaram por diversas razões.
Um dos que mais me carcou foi o Viver depois de ti, de Jojo Moyes. Emocionei-me com personagem marcantes e empáticas, onde além do elogio ao amor, aborda uma temática muito sensível, contorversa e actual, a eutanásia. É um dos livros que gosto sempre de recomendar a leitura.  
 
9. Se tivesse a oportunidade de juntar três dos seus autores preferidos na mesma sala, quem seriam?
Tenho de começar por referir o meu escritor português favorito, o Nuno Nepomuceno. Acompanho o autor desde o início da sua carreira e como tal tinha de estar nessa sala. A Colleen Hoover, que acompanho desde o primeiro livro editado em Portugal, e que é a rainha do romance. E por último a dupla de escritores Hjorth e Rosenfeldt, da fantástica série Sebastian Bergman, do melhor que já li dentro do género thriller.  

10. E se alguém só pudesse ler três livros ao longo da sua vida, que imprescindíveis sugeria?
A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón. Um livro para todos aqueles que adoram livros, a escrita, o universo literário e a neblina de Barcelona.
A Outra Metade de Mim, de Affinity Konar. Porque é importante não esquecer a História. É um livro sobre o Holocausto, sempre dificil de ler mas ao qual nos rendemos. A escrita da autora é de uma grande sensíbilidade e beleza, apesar da história terrível que é narrada.
Por último, mas não menos importante, O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. Uma história intemporal que nos recorda que o amor é e sempre será o que nos salva.

Obrigada à Bertrand Livreiros pelo convite que me endereçou. Foi um gosto dar esta entrevista e figurar na Revista e Blogue Somos Livros. 

Deixo aqui ficar o link da entrevista, no blogue Somos Livros. Veja aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário