sábado, 29 de dezembro de 2012

O Autocarro de Rosa Parks [A minha Opinião]


"Há sempre um autocarro que passa pela vida de cada um de nós. Mantém os olhos bem abertos e não percas o teu." Esta é sem dúvida a frase mais marcante do livro. 

De uma forma simples e bela, o autor Fabrizio Silei conta-nos a história de coragem do NÃO de Rosa Parks. 

Um avô que leva o seu neto ao Museu Henry Ford para lhe dar a conhecer a história do famoso autocarro de Cleveland onde se ouviu um NÃO que mudou a história dos direitos civis nos Estados Unidos.

Hoje em dia seria impensável encontrar um letreiro "Só para brancos, proibida a entrada a negros." Pois bem, esta era a realidade vivida pelos negros na América até aquele famoso dia 1 de Dezembro de 1955.

A desobediência de Rosa Parks em ceder o seu lugar no autocarro a um branco foi um grande acto de coragem. O NÃO pronunciado por Rosa foi o que desencadeou o movimento denominado por Boicote aos Autocarros de Montgomery. Um ano depois é proibida a segregação racial dentro dos autocarros.

A mensagem mais importante que fica desta tocante história é que não devemos ter medo e sim coragem, e que devemos dizer não quando o coração assim o diz.

A linguagem usada é simples, bela e directa. As maravilhosas ilustrações de Maurizio Quarello tornam ainda mais comovente toda a história. É um pequeno livro mas com uma importante mensagem.

Obrigada à Suzana Ramos e Nuno Marques pela bela tradução.

Um livro que recomendo a miúdos e a graúdos. Obrigatório em qualquer biblioteca.

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário