sábado, 20 de outubro de 2012

Uma Morte Súbita de J. K. Rowling

Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 496
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722349321
PVP: 21,90€
Disponível a partir de 21-11-2012

Sinopse
Uma Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J. K. Rowling, a mundialmente famosa «mãe de Harry Potter». Acolhido com enorme expectativa, este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, o conselheiro paroquial, morre aos quarenta e poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas?
Um livro a não perder.

J. K. Rowling nasceu em Chipping Sodbury, perto de Bristol e desde cedo sentiu uma forte inclinação para a escrita. A ideia de escrever as aventuras de Harry Potter surgiu enquanto viajava de comboio; aliás, a vida da autora está bastante associada a este meio de transporte. Os seus pais conheceram-se na estação londrina de King's Cross, a mesma estação de onde parte Harry Potter para a escola de feitiçaria.
Foi também durante uma viagem de comboio que J. K. Rowling decidiu contar a história do jovem mago em sete volumes, acompanhando a sua evolução desde os onze aos dezassete anos de idade, altura em que ele se converterá num feiticeiro qualificado.
Apesar do indiscutível sucesso desta obra, inicialmente, as editoras inglesas não se mostraram muito interessadas em publicá-la.
Paralelamente a este processo, J. K. Rowling ia vivendo uma vida afectiva atribulada. Casou, teve uma filha e veio para Portugal com o marido (jornalista português); deu aulas de inglês a alunos portugueses, divorciou-se e foi viver para Edimburgo com a filha, onde viveu na penúria. Ao mesmo tempo, ia escrevendo as aventuras de Harry Potter em esplanadas de cafés, durante as horas em que o bebé dormia a sesta na alcofa, horas essas em que fazia durar um único café porque não tinha dinheiro para mais. É então que termina o primeiro livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal. Dele faz diversas cópias manuscritas, por não ter dinheiro para fotocópias, entregando-as a várias editoras e iniciando uma sucessão de respostas negativas. Por fim, a Bloomsbury decide comprar os direitos da obra em 1997. De imediato, Harry Potter fascina os leitores e torna-se num bestseller mundial.
A vida de J. K. Rowling modificar-se-ia para sempre.

Sem comentários :

Enviar um comentário