quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

[A minha Opinião] Os crimes do verão de 1985

 

[A minha Opinião] Os crimes do verão de 1985

Estreia fabulosa com o jovem autor português, Miguel D'Alte. 
Primeira leitura conjunta do ano e que surpresa foi! 
O autor conseguiu deixar-me agarrada à história desde início. Gostei muito dos avanços e recuos da narrativa, que contribuíram para aumentar a curiosidade.
Não posso dizer que tenha criado empatia com as personagens principais, mas o meu coração fica sempre apertado quando a história relata crimes contra crianças. 
O autor conseguiu esconder o culpado até quase aos capítulos finais. Não posso dizer que tenha ficado surpreendida, uma vez que os factos apresentados durante a narrativa levantavam um pouco o véu a respeito do criminoso. Uma coisa é certa, foram precisos nervos de aço para ler os últimos capítulos, uma vez que revelaram factos muito cruéis. O vilão, a meu ver, teve o final merecido. 
Como não podia deixar de ser, irei recomendar-vos a leitura deste thriller, por tudo o que já mencionei anteriormente. 
Quanto a mim, fiquei com curiosidade de ler os outros dois livros já publicados do autor. 
Bravo Miguel D'Alte! 

🌟🌟🌟🌟  

domingo, 19 de janeiro de 2025

O Homem que Salvou Primo Levi, de Carlo Greppi - Novidade Guerra & Paz

 

O Homem que Salvou Primo Levi, de Carlo Greppi - Novidade Guerra & Paz

ISBN: 9789895761494 
Ano de edição: 01-2025
Editor: Editora Guerra & Paz
Dimensões: 151 x 229 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320
PVP: 19,45€

Sinopse
E eu disse-lhe: "Olha que estás a correr riscos ao falar comigo".
Ao que ele respondeu: "Isso não me interessa".»

O Homem que Salvou Primo Levi, de Carlo Greppi, é a história de uma dessas pessoas que, desaparecendo deste mundo sem deixar qualquer vestígio de si mesmas, constituem a pedra angular da Humanidade.

«Creio que, se estou vivo hoje, o devo a Lorenzo», escreveu Primo Levi no seminal Se Isto É um Homem, referindo-se ao pobre e quase analfabeto carpinteiro italiano que durante a Segunda Guerra Mundial, arriscando a liberdade e a vida, lhe levou uma sopa todos os dias, ao longo de seis meses, salvando-o da desnutrição em Auschwitz.

Eis-nos pois, perplexos, diante deste homem tão simples e tão extraordinário, e diante do livro que, reconstruindo a comovente amizade entre Lorenzo Perrone e Primo Levi, é bem mais do que uma notável investigação histórica: é um testemunho da representação da bondade e da esperança que nos torna humanos.

Carlo Greppi nasceu em Turim, em 1982. Historiador e premiado escritor, publicou inúmeros ensaios sobre a história do século XX e livros para crianças. Colabora regularmente com o canal de televisão Rai Storia e a emissora italiana Radio 3. Dirige ainda a série Fact Checking, da editora Laterza, e escreve para o suplemento «Robinson» do La Repubblica, entre outros jornais italianos.

sábado, 11 de janeiro de 2025

Vencer a Procrastinação, de Paulo Moreira - Novidade Manuscrito

 

Vencer a Procrastinação, de Paulo Moreira  - Novidade Manuscrito

Sinopse
80% a 95% dos estudantes procrastinam em algum momento
75% dos estudantes definem-se como procrastinadores, ou seja, fazem desse comportamento um hábito
95% da população em geral procrastina
15% a 20% dos adultos procrastinam cronicamente

Todos procrastinamos. Somos humanos, é normal que isso aconteça. Seja porque não nos apetece mesmo nada ir às compras, ajudar os miúdos com os trabalhos de casa ou fazer aquele relatório aborrecido para o trabalho, adiar ou protelar uma tarefa é tão natural quanto respirar. O problema surge quando não conseguimos evitá-lo: quando a procrastinação é uma constante, as consequências vão muito além do nosso desempenho. Ela corrói tudo à nossa volta - até a nossa saúde mental.
Ao adiar uma tarefa, aumentamos os níveis de stresse. Quando pensamos nas inúmeras consequências negativas que daí podem advir, a nossa amiga ansiedade bate-nos à porta. E vem acompanhada da culpa e da vergonha, que não demoram muito a afetar a autoestima. Nesta onda de mal-estar, é difícil fazer o que quer que seja. Por isso, procrastinamos mais um pouco… e entramos em desespero, porque não sabemos o que fazer para romper o ciclo.
Está na altura de parar. Neste livro, Paulo Moreira, especialista em Inteligência Emocional, desafia-o a vencer o jogo da procrastinação com recurso a 36 estratégias práticas que pode introduzir ainda hoje na sua vida. Encare este desafio como uma diversão em que, no fim, vai alcançar o maior prémio de todos: tempo. Na verdade, tempo que não nos é roubado pela procrastinação é tempo que nos sobra para nos dedicarmos a algo que nos vai trazer realização, propósito e até felicidade.

Paulo Moreira é especialista em Inteligência Emocional e nas três maiores correntes mundiais desta área: EQ-i, ESCI e MSCEIT. Autor do bestseller Inteligência Emocional, relançado agora pela Manuscrito, e do livro Gerir Emoções, é apresentador do podcast Inteligência Emocional: o Podcast, um dos mais populares nas categorias de Ciências e Educação.
Doutorando em Psicologia das Emoções e Bem-Estar na Universidade Católica e mestre em Psicologia Cognitiva e Social pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, é fundador da marca Treino Inteligência Emocional e CEO da empresa EQ-TRAINING LDA., líder nacional na prestação de serviços e formações na área da Inteligência Emocional em Portugal.
Coordenador científico da Especialização Avançada em Inteligência Emocional em Alta Performance, no Instituto CRIAP, Paulo Moreira é ainda docente na pós-graduação em Produtividade Pessoal e Profissional no ISCTE Executive Education e investigador na Católica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing.

Uma sugestão de leitura para o nosso desafio Lê Português