sábado, 30 de dezembro de 2023

Lê Português 2024 - Desafio de Leitura

 

Lê Português 2024 - Desafio de Leitura

Olá mantólicos! 

Demorou a sair mas aqui está mais um desafio do Lê Português. O objetivo é ler pelo menos um livro, de um autor português por mês. As categorias são apenas um incentivo para quem quer ler mais autores nacionais. Isto não quer dizer que leiam só um livro por mês, de um autor português. Se conseguirem ler mais, excelente. O desafio é conhecer e ler autores que não temos por hábito ler, ou então manter a leitura daqueles autores que já conhecemos. 

O desafio tem início a 1 de Janeiro e termina a 31 de Dezembro. Temos 12 categorias obrigatórias e já sabem que têm de ler 12 livros. Um mesmo livro não serve para várias categorias. As categorias extra são mais um incentivo. Caso terminem as 12 categorias e queiram fazer mais leituras, têm mais 3 categorias extra  para preencher. 

Quanto à partilha das leituras feitas, poderão fazê-lo nas vossas redes sociais, identificando o blogue ou usando o hashtag #lêportuguês. Ou podem também juntar-se ao grupo Clube de Leitura Manta de Histórias e partilhar as leituras feitas. 

Em caso de dúvida, não hesitem em deixar cá os vossos comentários. 

Vamos lá ler mais os nossos autores nacionais em 2024?

Digam-me se gostam do desafio. Se irão participar. Os autores portugueses que querem ler. Contem-me tudo!

Bom desafio e boas leituras!   

Mant'Anual 2024 - Desafio de Leitura

Mant'Anual 2024 - Desafio de Leitura

Olá mantólicos! 

Antes de mais quero dizer-vos que lamento muito, não vos ter dado este desafio, como prenda antecipada de Natal. Mas aqui está ele! Espero que este Mant' Anual 2024 vá de encontro às vossas expectativas. 

Agradeço as sugestões que deixaram no Clube de Leitura e a vossa paciência na espera pelo desafio. O vosso entusiasmo é sempre contagiante e deixa-me muito feliz, que continuem com o mesmo nível de curiosidade, como se fosse a primeira vez. Foi mais um ano complicado. Gostaria de ter estado mais presente. Apesar das minhas ausências, sou muito grata pelos seguidores maravilhosos que tenho, que mantêm o clube vivo e de boa saúde, que estão sempre curiosos por conhecer os novos desafios de leitura e que estão sempre presentes. Estou ansiosa por saber a vossa opinião a este desafio de 2024. Já sabem que quero acima de tudo que participem e se desafiem. 

Graças ao vosso contributo, pude criar em tempo recorde este desafio, nesta última semana de Dezembro. Agradeço as sugestões de categorias que, muitas delas, figuram neste desafio. Como sempre, tentei ser criativa mas já se está a tornar super complicado inovar. Haverão algumas categorias mais acessíveis, outras nem tanto, mas tenho a certeza que estarão à altura do desafio. Se fosse fácil não teria tanta piada. 

O desafio de leitura tem início a 1 de Janeiro e termina a 31 de Dezembro. Temos 32 categorias obrigatórias e já sabem que têm de ler 32 livros. Um mesmo livro não serve para várias categorias. 

Quanto à partilha das leituras feitas, poderão fazê-lo nas vossas redes sociais, identificando o blogue ou usando o hashtag #mantanual24. Ou então podem juntar-se ao grupo Clube de Leitura Manta de Histórias e partilhar as leituras feitas. 

Em caso de dúvida, não hesitem em deixar cá os vossos comentários. 

Agora o que interessa saber é se conto convosco. Sim?

Deixem os vossos comentários. Digam-me se gostam do desafio. Se irão participar. As vossas categorias favoritas. As categorias que acham mais desafiantes. Contem-me tudo!

Bom desafio, boas leituras e Feliz Ano Novo!  

 

sábado, 11 de novembro de 2023

Ho Ho Ho Books - Desafio de Natal 2023

Ho Ho Ho Books - Desafio de Natal 2023


Ora aqui está o desafio mais ansiado do ano! Já podem festejar e ir para as vossas bibliotecas (e também as públicas e dos amigos) escolher as leituras para o desafio de leitura, Ho Ho Ho Books.

Vamos para a sexta edição do desafio, incrível, não é? Estou ansiosa para vos falar sobre ele! 

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, iremos iniciar o desafio ainda neste mês de Novembro. Sendo assim o Ho Ho Ho Books tem início a 19 de Novembro e termina a 6 de Janeiro, Dia de Reis.

Mantive o mesmo número de categorias das edições anteriores. Portanto temos 8 categorias para preencher. As regras continuam as mesmas, 8 categoriasum livro por cada categoria. Um mesmo livro não pode ser usado em várias categorias. 

Apresento-vos então o maravilhoso desafio. 

Ho Ho Ho Books - Desafio de Natal 2023


Cá estão as 8 categorias do desafio. Acho que são bastante abrangentes e fáceis de encontrar um livro adequado. Passo então a explicar cada uma delas. 

Na categoria Capa com neve, o que pretendo é que agarrem num livro, em que a capa nos mostre o encanto da neve durante o inverno. É tão simples assim! 

Na categoria Um livro até 125 páginas, não há muito a dizer. É agarrarem num livro pequenino. Terão muitos, com certeza, nas vossas estantes. 

Na categoria Um livro com lombada amarela, não há nada que saber. É escolher um dos muitos livros (ou poucos) com lombada amarela (lembrando as estrelas brilhantes) que estejam ou não na vossa biblioteca.  

Na categoria Livro ilustrado sobre o Natal, selecionem um dos livros maravilhosos que tenham na vossa biblioteca sobre esta época mágica.  

Na categoria Ação decorre na época natalícia, é uma das categorias deste desafio de Natal mais simples de completar. Temos a nossa leitura conjunta de dezembro escolhida e quem ainda não tiver ideia do que ler, é juntar-se a nós. Fica a categoria preenchida. 

Na categoria Livro que ficou por ler no Natal passado, é simples de completar. Selecionamos sempre imensos livros para este desafio e ficam sempre alguns de fora. É escolher um deles e lançar-se à leitura.

Na categoria Ler um livro que ofereceste a ti próprio no Natal, poderá ser uma prenda deste ano como de anos anteriores, que ainda estejam esquecidas nas estantes. 

E por último, a categoria Livro cujo título contenha as letras da palavra Natal. Aqui terão de ter obrigatoriamente um N, dois A, um T e um L no título do livro. Se faltar uma destas letras, não poderá ser considerado válido. (Ex: É Tempo de Reacender as Estrelas)   

Categorias apresentadas. Agora só me resta apelar à vossa participação. Que partilhem no Clube de Leitura Manta de Histórias a vossa pilha de livros para o desafio. Que vão partilhando nas redes sociais essas leituras. Fotos bonitas com as vossos livros. Ao pé das vossas árvores de Natal. No vosso cantinho de leitura. Com as vossas mantas, pijamas e meias coloridas. Ao pé desses doces, bombons e bolos de Natal. As escolhas são imensas. Não se esqueçam de identificar o blogue ou partilhar as fotos usando o hashtag #hohohobooks

Conto convosco?
Deixem em comentário a vossa opinião sobre o desafio, as categorias, as vossas possíveis leituras. Quero o vosso feedback. 

Boas leituras e bom desafio! 

domingo, 24 de setembro de 2023

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, A história em movimento, de Charlie Mackesy - Novidade Iguana

 

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, A história em movimento, de Charlie Mackesy - Novidade Iguana

ISBN: 9789897849411
Ano de edição: 09-2023
Editor: Iguana
Dimensões: 197 x 222 x 22 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 192
PVP: 23,25€

Sinopse
Este belo livro, de capa dura, celebra o trabalho de mais de 100 animadores ao longo de dois anos de produção — com as elegantes ilustrações de Charlie trazidas à vida a cores com animação tradicional desenhada à mão e guião também escrito à mão.
«A casa nem sempre é um lugar, pois não?»

Sobre o autor 
O ilustrador, artista e autor britânico, Charlie Mackesy começou a sua carreira como cartoonista na revista The Spectator, antes de se tornar ilustrador de livros para Oxford University Press.
A sua obra, amplamente premiada, pode ser encontrada em livros, coleções privadas, galerias e espaços públicos por todo o mundo.
Colaborou com Richard Curtis no set de Love Actually criando uma série de desenhos para serem leiloados para a Comic Relief, e com Nelson Mandela num projeto de litografias, The Unity Series.
As ilustrações e palavras de Charlie inspiraram muitas pessoas e têm corrido o mundo, quer partilhadas on-line, quer em T-shirts, capas de revistas, candeeiros de rua, escolas, pastelarias, abrigos para mulheres, prisões e hospitais.
Além de trabalhar com arte, Charlie é coproprietário de Mama Buci, uma empresa social de mel na Zâmbia.
Vive em Londres com o seu cão Barney.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

A hóspede silenciosa, de Clémence Michallon - Novidade Singular

A hóspede silenciosa, de Clémence Michallon - Novidade Singular

Título: A hóspede silenciosa
Autora: Clémence Michallon
ISBN: 978-989-789-003-1
Edição/reimpressão: 09-2023
Editor: Singular
Tradução: Célia Correia Loureiro
Páginas: 352
PVP: 18,85€

Sinopse
Aidan Thomas é pai de família, trabalhador e um respeitado membro da comunidade. E também é um assassino em série que já matou oito mulheres e mantém a nona, a quem chama Rachel, presa há cinco anos no abrigo do jardim.
Quando a sua mulher morre, Aidan tem de deixar a casa onde vive com a filha adolescente. Confiando que, após cinco anos de cativeiro, Rachel está demasiado submissa e assustada para tentar fugir, leva-a consigo e apresenta-a à filha, Cecilia, como sendo uma amiga da família que precisa de um sítio onde ficar. Mas Rachel é lutadora e vê em Cecilia a hipótese de salvação por que sempre esperou.
Quando Emily, a dona de um restaurante local, se apaixona pelo encantador Aidan, vê-se atraída para aquela órbita de mulheres, ficando perigosamente perto de ser mais uma vítima.

Clémence Michallon nasceu e cresceu perto de Paris. Estudou jornalismo na City, Universidade de Londres, concluiu um mestrado em jornalismo na Universidade de Columbia e começou a trabalhar como jornalista no The Independent , em 2018, onde entrevistou artistas, desde Judd Apatow a Bem Platt, e autores como Rumaan Alam, Taylor Jenkins Reid e Curtis Sittenfeld. Escreveu ensaios e peças sobre criminalidade, celebridades e literatura.
Mudou-se para Nova Iorque em 2014 e, desde 2022, é cidadã americana. Atualmente, divide o seu tempo entre Nova Iorque e Rhinebeck com o marido e a cadela dos dois. É fã de policiais desde que, em adolescente, roubava livros da mãe. A hóspede silenciosa é o seu thriller de estreia.

sábado, 16 de setembro de 2023

[A minha Opinião] A Criada, de Freida McFadden

 


"A Criada", de Freida McFadden foi a nossa 56ª leitura conjunta, do Clube de Leitura Manta de Histórias

É uma história bem construída, com uma escrita fluida e personagens bem curiosas (algo doidas também), que tornam a  leitura viciante. Deixei-me agarrar pelo livro às primeiras páginas. 

A primeira parte da história, a meu ver mais romanceada e menos thriller. A narrativa lucrou muito com a segunda e terceira parte, que aí sim, foi ganhando aquele ar mais sinistro e de suspense. 

Sobre as personagens, nada é o que parece. Aos futuros leitores, não se deixem enganar. Elas são muito mais do que nos fazem querer parecer e escondem muito bem os tons sombrios das suas personalidades. 

Quanto ao desfecho da história, não era o que estava à espera, o que me surpreendeu. Fica já a vontade de ler o próximo livro da autora, O Segredo da Criada. Quero ver como evoluiu a vida de Millie, depois desta história de doidos, que conhecemos neste primeiro livro. 

Um thriller que recomendo, sem dúvida alguma. 

Boas leituras!

🌟🌟🌟🌟

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Trilhar Thrillers 2023 - Desafio de Leitura

Trilhar Thrillers 2022

 

Olá mantólicos! 

Quarta edição do Trilhar Thrillers! Já muito se fala deste desafio ainda com um outro a decorrer. Agradeço o vosso entusiasmo sempre contagiante. É sempre uma motivação extra para criar um desafio à medida das vossas expectativas. As três edições anteriores foram um sucesso e não espero menos desta. Cá vamos nós embarcar novamente em mais aventuras cheias de adrenalina e suspense. A exemplo de anos anteriores, já sei que andam a acumular os thrillers para ler nos próximos meses. Portanto está na hora de os irem tirar das estantes e escolher as leituras.  

À semelhança dos últimos anos, o desafio irá ter o seu início a 1 de Agosto e termino a 31 de Outubro. Serão três meses de leitura de thrillers. O que se pretende é que vocês completem, uma, duas, ou três linhas. Ou seja, quatro, oito ou doze categorias/ livros. Na imagem seguinte têm as categorias do desafio. (Cliquem na imagem para aumentar)

Trilhar Thrillers 2023 - Desafio de Leitura

primeira linha do desafio é constituída pelas seguintes categorias: Livro de série já iniciada; Autor europeu; Livro adaptado a série ou filme (ex: O Homem das Castanhas, de Søren Sveistrup) e Escrito por mulher, protagonista mulher. Aqui as categorias são extremamente simples e não haverá dúvidas quanto aos livros a ler. 

Na segunda linha, têm as seguintes categorias: Título com 2 palavras (ex: A Criada, de Freida McFadden); Título com pronome pessoal (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas); Thriller à tua escolha e Não passa de agosto (ex: A Rapariga da Cabana, de Romy Hausmann). 

Quanto à terceira linha do desafio, temos as seguintes categorias: Livro com capa colorida (ex: As Cores do Assassino, de Sarah J. Harris); Lombada cor de rosa (ex: Como matar a tua família, de Bella Mackie); Autor favorito de thriller e Título com palavras relacionadas com crime (ex: assassino, suspeito, morte, matar, sangue, reclusa, etc). 

Desafio e categorias estão apresentadas. Cabe a cada um de vós, escolher a linha ou linhas que quer preencher. Já sabem que não podem usar o mesmo livro em categorias diferentes, mas podem usar o mesmo livro em desafios diferentes. Neste caso um livro que leiam para este desafio, poderão encaixar nos desafios Mant'anual e no Lê Português

Qualquer dúvida que tenham, podem deixar em comentário, enviar um e-mail ou enviar mensagem através das redes sociais do blogue. Já sabem que tudo é acompanhado de perto e ao segundo, no Clube de Leitura Manta de Histórias. Para eu conseguir acompanhar as vossas leituras nas redes sociais, identifiquem o blogue ou usem a #trilharthrillers

Gostaram das categorias deste ano?
Conto convosco?

Boas leituras

terça-feira, 11 de julho de 2023

Sem culpa, de Cara Hunter - Novidade Porto Editora

 

Sem culpa, de Cara Hunter - Novidade Porto Editora

ISBN: 978-972-0-03677-3 
Ano de edição: 07-2023
Editor: Porto Editora
Dimensões: 152 x 235 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 400
PVP: 18,85€

Sinopse
É meia-noite. Uma chamada para a polícia dá o alerta: algo de errado se passa numa quinta isolada, nos arredores de Oxford.
Na cozinha, é encontrado um corpo baleado à queima-roupa. Tudo aponta para um assalto que correu mal, mas o inspetor Adam Fawley suspeita que há algo mais a contar nesta história.
Quando a polícia descobre a ligação com um caso antigo de grande repercussão, que envolveu o homicídio de uma criança e um alegado erro judiciário, a imprensa fica ao rubro. De repente, a equipa de Fawley está sob o maior escrutínio de sempre.
E, quando se desenterra o passado, muitos esqueletos começam a aparecer.
Por vezes, um homicídio não é a pior coisa que pode acontecer.

Cara Hunter é autora dos thrillers bestsellers do Sunday Times protagonizados pelo inspetor-chefe Fawley e pela sua equipa de inspetores de Oxford: Perto de Casa, No Escuro, Sem Saída, Pura Raiva e Toda a Verdade. O primeiro livro desta série, Perto de Casa, foi também um dos títulos escolhidos pelo Richard and Judy Club Book e pré-selecionado para “Policial do Ano” nos British Book Awards de 2019. Sem Saída foi selecionado pelo Sunday Times como um dos cem melhores romances policiais desde 1945.
A série Inspetor Fawley já vendeu mais de um milhão de exemplares em todo o mundo, e os direitos para a adaptação televisiva foram adquiridos pelo grupo Fremantle.
Cara Hunter vive em Oxford, numa rua não muito diferente das que são descritas nos seus thrillers. Sem Culpa é o sexto livro desta série.

domingo, 30 de abril de 2023

Escapadela Literária 2023 - Desafio de leitura



Olá leitores!

Preparados para esta quarta edição do desafio Escapadela Literária? Só para vos recordar, este desafio foi pensado e criado durante a pandemia de COVID 19, quando era impossível viajar. O objetivo do desafio é viajar nas páginas de um livro, sem sairmos do nosso lugar. Os livros serão sempre assim, mágicos, seguros, livres.  

O desafio terá como habitualmente a duração de três meses. Tem o seu início a 01 de Maio e fim a 31 de Julho. Durante este período de tempo, têm de preencher 12 categorias de leitura. Passo a apresentá-las:

  • Capa mais colorida da estante
  • Lê o que te apetece
  • Lombada amarela
  • História que te faça rir
  • Capa com sabor a férias (imagem que associes a férias)  
  • Protagonista faz uma viagem
  • Título com a palavra verão
  • Livro que precisa arejar, tirar férias (há muito tempo na estante) 
  • Destino de sonho (local que queres muito visitar)
  • Livro devorado em dois dias  
  • Capa com cheiro a maresia (imagem de mar na capa)
  • Ler um dos teus autores favoritos 

Por cada categoria tem de ser lido um livro. Ou seja, no final do desafio de leitura terás conseguido ler 12 livros. 

Para que possa acompanhar as vossas leituras para este desafio, identifiquem o blogue @mantadehistorias ou usem o #escapadelaliteraria23 nas vossas redes sociais.

Qualquer dúvida que tenham, não hesitem em deixar em comentário as vossas questões. 

Posso contar convosco?

Boas leituras!


Caso queiras participar em outros desafios de leitura, estão a decorrer dois desafios anuais distintos aqui no blogue. O Mant'anual 2023 e o Lê Português

Gostaste deste desafio? Partilha! Comenta! Participa!

segunda-feira, 27 de março de 2023

O Amor da Minha Vida, de Rosie Walsh - Novidade Clube do Autor


ISBN: 9789897246746
Ano de edição: 03-2023
Editor: Clube do Autor
Dimensões: 154 x 233 x 25 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 364
PVP: 17,95€

Sinopse
Uma história de amor pungente, um mistério compulsivo e uma narrativa sobre os segredos que guardamos.
Emma ama o marido e a filha por eles, era capaz de fazer qualquer coisa. Mas quase tudo o que ela contou sobre si mesma é mentira.
Quando a verdade vem à superfície, Emma tem de provar ao marido que é realmente a mulher que ele sempre pensou que ela era... mas primeiro precisa de revelar o amor da sua outra vida.

Rosie Walsh já escreveu quatro livros – e um blogue para a Marie Claire sobre amor e encontros amorosos - sob o pseudónimo Lucy Robinson.
O Homem que Não Ligou é o primeiro livro que assina com o próprio nome.
A autora inspirou-se na sua vida para escrever este livro. (Afinal, quem é que nunca ficou à espera de um telefonema prometido… em vão?)
Felizmente, conheceu um homem que cumpriu a promessa e telefonou.
Vivem juntos até hoje e têm um filho.
Antes de ser mãe, Rosie tocava violino numa orquestra, praticava ioga, dançava e corria.
Fazia trabalho voluntário, ia ao teatro e adorava cozinhar.
Atualmente, dedica uma boa parte do seu tempo a sonhar com uma boa noite de sono…

sábado, 25 de março de 2023

A Rapariga da Cabana, de Romy Hausmann - Novidade Porto Editora

 

A Rapariga da Cabana, de Romy Hausmann - Novidade Porto Editora


ISBN: 978-972-0-03513-4 
Ano de edição: 04-2023
Editor: Porto Editora
Dimensões: 152 x 235 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 324
PVP: 18,85€

Sinopse
Uma cabana sem janelas no bosque. Uma corrida desesperada para escapar ao terror e encontrar a segurança.
Quando uma mulher consegue fugir do cativeiro em que a têm mantido, o final da história é apenas o princípio do seu pesadelo.
Diz chamar-se Lena, como a rapariga desaparecida catorze anos antes, e até tem uma cicatriz igual à dela. Porém, o pai de Lena garante que esta mulher não é a sua filha. Com ela, escapou também Hannah – uma menina pequena e frágil –, cujas palavras indiciam que algo muito grave aconteceu numa cabana isolada.
Entretanto, o pai de Lena, devastado com toda a situação, procura juntar as peças deste estranho puzzle, mas elas parecem não encaixar. Por sua vez, a mulher que fugiu só quer poder recomeçar a sua vida, no entanto, algo lhe diz que quem a capturou quer de volta aquilo que lhe pertence…

Romy Hausmann nasceu na Alemanha Oriental em 1981. Aos vinte e quatro anos tornou-se editora-chefe numa produtora cinematográfica em Munique. A Rapariga da Cabana, o seu primeiro thriller, esteve no topo das tabelas de vendas alemãs e foi publicado em vinte países. Está atualmente a ser produzida uma série de seis episódios a estrear na Netflix.

quinta-feira, 23 de março de 2023

A Guarda-Costas, de Katherine Center - Novidade Porto Editora

A Guarda-Costas, de Katherine Center - Novidade Porto Editora

Título: A Guarda-Costas
Autora: Katherine Center
Tradução: Elsa T. S. Vieira
Páginas: 328
PVP: 17,75€

Sinopse
Hannah Brooks tem um ar absolutamente comum, de tal forma que mais depressa seria confundida com uma empregada de limpeza do que com alguém capaz de aplicar um golpe de jiu-jítsu. Mas a verdade é que trabalha como Agente de Proteção Executiva (vulgo «guarda-costas»). Quando a sua vida pessoal desaba de repente, e a profissional ameaça seguir o mesmo rumo, Hannah aceita a contragosto proteger uma superestrela de cinema dos avanços insistentes de uma peculiar perseguidora.
Jack Stapleton, um ator muito famoso e, literalmente, um homem de sonho, retirou-se da vida pública após uma tragédia pessoal; agora, um problema de saúde da mãe força-o a regressar ao Texas e a aceitar segurança privada. Temendo com isso aumentar a pressão sobre a frágil situação familiar, Jack cede, com uma condição: nenhum dos Stapletons pode saber que Hannah é paga para o proteger.
E é assim que a vulgar guarda-costas acaba a fingir ser a namorada do Homem mais Sexy do Mundo.
Embora supostamente seja uma farsa, quanto mais tempo passam juntos, mais verdadeiro o relacionamento parece a Hannah, que dá por si a apaixonar-se. Mas será que é correspondida? Ou não passará tudo de uma tremenda ilusão? No final, quem protegerá o seu próprio (e muito negligenciado) coração?

Katherine Center nasceu em 1972 em Houston, no Texas, onde ainda hoje vive com o marido e os filhos.
Autora de várias comédias românticas com um toque agridoce, já foi por isso considerada sucessora de Jane Austen e Nora Ephron, tendo figurado nas tabelas de bestsellers do The New York Times e visto alguns dos seus romances serem adaptados ao pequeno ecrã.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Passatempo 11º Aniversário - Ilhas de Paixão

Passatempo 11º Aniversário - Ilhas de Paixão


Hoje o blogue Manta de Histórias celebra o seu 11º Aniversário. Como forma de agradecer a vossa companhia ao longo de tantos anos, tenho para oferecer um exemplar do livro Ilhas de Paixão, de Miriam Hotchkiss. Este livro faz parte da minha biblioteca, já foi lido por mim. Podem ver a minha opinião aqui. Tem marcas do tempo nas folhas. É um livro em segunda mão à procura de nova casa. Para se habilitar a ganhar este exemplar, só tem de deixar uma mensagem de parabéns nos comentário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m de 25 de Março. 

Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.

Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt

(Para ser seguidor, basta clicar em "seguir" na barra lateral direita do blogue.)

Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.

O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por resposta ao comentário desta publicação e o resultado será anunciado no blogue.

O blogue não se responsabiliza pelo desaparecimento ou eventuais extravios no envio do livro por correio.

Boa sorte! 


Resultado do passatempo:

Muitos parabéns Sofia Rocha, és a grande vencedora.
Obrigada a todos quantos participaram.

domingo, 12 de março de 2023

O meu outro marido, de Dorothy Koomson - Novidade Porto Editora

O meu outro marido, de Dorothy Koomson - Novidade Porto Editora

ISBN: 978-972-0-03631-5
Edição/reimpressão: 03-2023
Editor: Porto Editora
Dimensões: 152 x 235 x 25 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 400
PVP: 18,85€

Sinopse: 
Cleo Forsum é uma romancista bestseller e argumentista de uma série televisiva de enorme sucesso.
Mas agora decidiu afastar-se de tudo – incluindo do seu marido, Wallace –, num esforço para escapar ao passado que a persegue. À medida que Cleo redige os últimos episódios da série, as pessoas à sua volta começam a ser vítimas de homicídio e torna-se evidente que alguém está a tentar acusá-la desses crimes. Cleo julga saber a razão, mas não pode partilhá-la com a polícia, nem provar a sua inocência. Para isso teria de revelar a verdade sobre o seu outro marido…

Sobre a autora:
Traduzida em mais de 30 línguas e com mais de 2 milhões de livros vendidos em todo o mundo, Dorothy Koomson é hoje uma das maiores referências do romance feminino.
Multipremiada, integrou o painel de jurados do Women's Prize for Fiction 2022 e é considerada uma das figuras afro-britânicas mais influentes do Reino Unido.
Ao livro mais emblemático - A filha da minha melhor amiga - seguiram-se outros sucessos que a tornaram uma das autoras preferidas dos leitores portugueses.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Desafio Ler Com Elas - 4ª Edição

Desafio Ler Com Elas - 4ª Edição

 

Olá mantólicos!

Como já vem sendo hábito por esta altura do ano, venho dar-vos a conhecer a 4ª Edição do Desafio de Leitura, LER COM ELAS, que irá decorrer durante os meses de Março e Abril. Inicia a 1 de Março e termina a 15 de Abril

O grande objetivo deste desafio de leitura é motivar para a leitura de livros escritos por mulheres, sejam elas autoras regionais, nacionais ou internacionais.

O que se pretende é que durante todo o mês de Março e primeira quinzena de Abril, as leituras sejam direccionadas para livros escritos por mulheres, com protagonistas mulheres. Estas duas características são obrigatórias. 

Como já é costume, nos desafios de leitura da Manta de Histórias, irão manter-se as categorias. Neste desafio serão 5, que passo já de seguida a apresentar:

Elas na Literatura Infantil 
Elas na Literatura Juvenil
Elas na Literatura Jovem-Adulto (YA)
Elas na Literatura de Romance
Elas na Literatura de Thriller/ Suspense

Passo então a explicar cada categoria (não há muito que dizer)  e o que deverão ler:

Elas na Literatura Infantil: Deverão incluir livros do género infantil 

Elas na Literatura Juvenil: Aqui deverão ler livros de literatura juvenil 

Elas na Literatura Jovem-Adulto (YA): Devem incluir livros do género jovem-adulto 

Elas na Literatura de Romance: Os livros a ler serão de muito romance.

Elas na Literatura de Thriller/ Suspense: Importa ler livros de autoras super talentosas na criação de frequências cardíacas altas ;)  

Depois de tudo explicado, que não é nada difícil, resta-nos ir para as nossas bibliotecas pessoais e começar esta viagem por cinco géneros literários diferentes. Desta forma também se descobrirá que as mulheres são super talentosas em qualquer género literário que apostem.
Só me resta perguntar-vos:
Aceitam o desafio?

A quem participar, não deixem de partilhar as vossas leituras nas redes sociais com a hashtag #lercomelas. Ou então podem partilhar as leituras, no sítio do costume, o nosso Clube de Leitura

Boas leituras!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

As Coisas que Faltam, de Rita da Nova - Novidade Manuscrito

 

As Coisas que Faltam, de Rita da Nova - Novidade Manuscrito

ISBN: 9789899087583 
Ano de edição: 02-2023
Editor: Manuscrito Editora
Dimensões: 156 x 232 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 256
PVP: 16,90€

Sinopse
Quando tinha oito anos, Ana Luís pediu pela primeira vez para conhecer o pai. Era muito comum a mãe dizer-lhe que não a tudo - não, não podia ir para casa das colegas porque tinha de estudar; não, não podia comer gelados porque eram só gelo e açúcar. De todas as respostas negativas que estava habituada a receber, porém, aquela foi a que doeu mais.
Ana Luís cresce a sentir que lhe falta algo e que não pertence a lado nenhum. a convivência com a mãe, uma mulher fria e dominadora, aprisiona-a num lugar solitário.
É na figura do pai que deposita todas as suas esperanças: ele é a peça do puzzle que falta e, quando o conhecer, a sua vida vai finalmente fazer sentido e sentir-se-á completa.
As Coisas que Faltam, o tão aguardado romance de estreia de Rita da Nova, traz-nos a história de uma mulher à procura do seu lugar no mundo.
Numa trama de densidade emocional crescente, a autora explora com destreza a complexidade da identidade humana, a importância do círculo familiar e as histórias que se repetem, às vezes de geração em geração.

Rita da Nova licenciou-se em Ciências da Comunicação, na esperança de se tornar jornalista, mas rapidamente conheceu outras formas de comunicar que lhe agradaram mais, desde o marketing e a publicidade, onde tem feito carreira na área de Estratégia, passando pela escrita de um blogue sobre viagens e livros. Deem-lhe papel e caneta que a farão feliz. Quando não está a consumir nem a criar histórias, podem encontrá-la no sofá com a melhor companhia do mundo: a dos seus gatos.