quinta-feira, 5 de novembro de 2020

[A minha Opinião] A Pequena Farmácia Literária


A primeira coisa que chamou a atenção neste livro foi a sua capa. Qualquer leitor olha para ela e já fica conquistado. Nem precisei ler a sinopse para saber que o queria ler. Depois o título do livro que desperta curiosidade imediata. Não é a primeira vez que me cruzo com esta ideia de que os livros poderão ser uma terapia para a cura de diversas maleitas. 

"A tese principal em que se baseia a biblioterapia é que a leitura de romances é geradora de empatia. A leitura de uma palavra, sei lá, um verbo, por exemplo, ativa no cérebro os mesmos estados mentais que seriam ativados se aquela ação fosse de facto realizada." Aqui está uma de muitas passagens encantadoras do livro A Pequena Farmácia Literária, de Elena Molini. 

Todo este livro respira livros. São inúmeras as referências literárias ao longo da narrativa. Saímos desta leitura com uma longa lista de livros a ler. Dá também o vislumbre do que é ter uma pequena livraria e a luta diária que é manter as portas abertas. Adorei o conceito de recomendar livros conforme o estado de espírito de cada leitor. 

Blu é a personagem principal desta história. É ela que vai contando na primeira pessoa as peripécias da sua vida. Apaixonada por livros, teve uma pequena experiência numa editora e posteriormente numa livraria. Duas experiências que a desiludiram mas não lhe retiraram o encanto pelos livros. Resolveu arriscar e abrir a sua própria livraria independente. Querem saber se foi bem sucedida? Ora bem... Não vos conto. Terão de ler o livro para descobrir.  

Adorei a Blu e todo aquele grupo singular de amigas. A história é cativante, criei empatia pelas personagens e ri-me por diversas vezes com passagens divertidas e cheias de humor. Todas as referências literárias são a cereja no topo do bolo. Aconselho a terem um bloco para irem tomando notas. E quando vocês pensam que já descortinaram tudo desta história, eis uma revelação surpreendente.   

Para terminar com chave de ouro, no final do livro há uma série de "medicamentos", as suas indicações terapêuticas, os efeitos colaterais e ainda a dose recomendada. 

Espero ter-vos convencido a ler este livro. 

Boas leituras!

🌟🌟🌟🌟

1 comentário:

  1. Obrigada pela partilha, Isabel. Fiquei com vontade de o ler e de o comprar para a biblioteca da minha escola.

    ResponderEliminar