Coleção: Grandes Narrativas nº 730
Tema: Ficção e Literatura
Título Original: I leoni di Sicilia (La saga dei Florio 1)
Tradução: Filipe Guerra
PVP: 19,90 €
ISBN: 978-972-23-6500-0
Páginas: 464
Sinopse
No momento em que desembarcam em Palermo, na Sicília, vindos da Calábria, em 1799, os irmãos Paolo e Ignazio Florio olham de frente para a vida com tenacidade e ambição, decididos a serem os mais ricos e os mais poderosos. E, em breve, fazem da sua loja de especiarias a melhor da cidade, dedicam-se à comercialização do enxofre, compram propriedades a nobres falidos, criam a sua companhia de navegação...
Quando Vincenzo, filho de Paolo, passa a dirigir a Casa Florio, a dinâmica continua: nas adegas Florio , transformam o marsala - um vinho para gente pobre - num néctar digno da mesa de um rei; um método revolucionário de conservar o atum - enlatado e em óleo - traz-lhes ainda mais riqueza... Palermo assiste à expansão dos Florio com espanto, mas depressa são alvo de inveja e desprezo e continuam a ser vistos como «estrangeiros» e simplórios, apesar da sua determinação profunda a ascenderem socialmente. E, não obstante serem homens excecionais, são ao mesmo tempo frágeis, ainda que não o queiram admitir, e precisam de ter a seu lado mulheres igualmente excecionais: como Giuseppina, a mulher de Paolo, que sacrifica tudo, incluindo o amor, pela estabilidade da família; ou Giulia, a jovem milanesa que entra como um furacão na vida de Vincenzo e se torna o seu porto seguro.
Entrecruzando o percurso da ascensão empresarial e social dos Florio com as tumultuosas histórias da sua vida íntima, durante os anos mais agitados da História de Itália do século XIX, Stefania Auci apresenta uma poderosa saga familiar, de tal modo viva e pulsante que parece contemporânea.
Sobre a autora
Stefania Auci nasceu em Trapani, na Sicilia, em 1974, e tem uma intensa relação afetiva com a cidade de Palermo, o que se reflete nas apaixonantes investigações a que se dedicou para escrever a história da família Florio. Foi com muita dedicação que levou a cabo uma profunda pesquisa em bibliotecas e crónicas jornalísticas da época em que a ação decorre, tendo explorado as propriedades dos Florio e recolhido com minúcia os fios da História, incluindo trajes, canções, cartas, garrafas, joias, navios, estátuas... O resultado é uma narrativa que dissipa as névoas do tempo e devolve aos Florio a sua extraordinária e impressionante vitalidade. Mesmo antes da sua publicação em Itália, os direitos de tradução do presente livro já tinham sido adquiridos por editores de vários países como Estados Unidos da América, Alemanha, França, Espanha e Holanda.
Sem comentários:
Enviar um comentário