O Anjo-da-Guarda foi um thriller que li para o meu desafio de leitura. Completei assim o ponto que desafiava a ler um livro baseado em factos verídicos.
A história deste livro passa-se em Copenhaga, na época do pós-guerra, ainda com todas as cicatrizes expostas do nazismo. Acompanhei a investigação de Anders Olsen, que investiga um assalto a um banco, que culmina em homicídio. Conforme a investigação avança, mais factos apontam para que o criminoso Palle Hardrup tenha cometido o crime por influência de hipnose.
Todo o livro centra-se então no tema da hipnose e de como Bjorn Nielsen influenciou Palle Hardrup a cometer um crime. Este facto é tão rebuscado e fora de normal, que muitos policiais pensam que Anders Olsen está completamente maluco. Estará?
Algumas das personagens e a própria história são baseadas nesses acontecimentos verídicos. Curiosamente a personagem que menos gostei, Marie, é uma personagem ficcional e não existiu na vida real.
É um livro que não oferece surpresas, porque assim que lemos a sinopse, ficamos a conhecer os contornos da história. Apesar desse facto, é um livro que se lê bem e narra um episódio singular de condenação. O ponto forte da narrativa, a meu ver, é o contexto histórico onde decorre a acção.
Boas leituras!
Boas leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário