sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Pequeno Manual para a Vida de Epicteto - Novidade Alma dos Livros


Tema: Espiritualidade
PVP: 12,45€
80 páginas
1.a edição
ISBN: 9789899970533
Saída: 15-01-2017

Sinopse
Neste Pequeno Manual para a Vida estão reunidos os ensinamento de Epicteto. Para ele, uma vida plena e feliz e as qualidades morais que deve ter todo o ser humano estão interligadas. A felicidade e a realização pessoal são as consequências naturais de se seguir determinados princípios de vida.
Para Epicteto, se não somos senhores de nós mesmos, somos escravos de alguém. Ele, que foi escravo durante grande parte da vida, constatou que a verdadeira liberdade está ao alcance de todos, desde que se esteja disposto a dar os passos certos e a seguir alguns princípios.
Epicteto era um filósofo menos interessado na teoria e mais voltado para a prática. Talvez isso explique o motivo pelo qual, ao longo da História, esta obra tem transcendido todas as fronteiras e sobrevivido ao tempo — é um livro humilde, simples e triunfante —, tal como a vida do seu autor.

10 REGRAS SIMPLES PARA UMA VIDA FELIZ

1. De entre todas as coisas que existem, algumas dependem de ti, outras não.

2. Não faças juízos com base nas aparências, mas na compreensão plena das coisas.

3. Não te orgulhes de uma excelência que não é tua.

4. Não te fixes num alvo se não é para o atingires.

5. Podes ser invencível se não entrares em combates nos quais a vitória não depende de ti.

6. Não aceites um papel além das tuas capacidades.

7. Quando te dedicares a alguma coisa não te detenhas, nem te envergonhes de ser visto a fazê-la.

8. Aquilo que és verdadeiramente não é representado por aquilo que possuis.

9. Vieste ao mundo de mãos vazias e hás-de partir de mãos vazias.

10. Independentemente dos princípios que decidiste seguir, respeita-os como se fossem leis.~

Epicteto nasceu em Hierápolis no ano de 55 e faleceu em Nicópolis em 135. Foi um filósofo grego da escola estoica que viveu parte da sua vida em Roma como escravo. Em 93, foi obrigado a exilar-se juntamente com outros filósofos, e mudou-se para Nicópolis, onde fundou a sua escola.
A fama de Epicteto foi grande e este mereceu durante a sua vida — segundo Orígenes — um respeito ainda maior do que o próprio Platão. Dedicou-se em pleno à sua escola e, à semelhança de Sócrates, não divulgou os seus escritos. Foi um dos seus discípulos — Lúcio Flávio Arriano — quem guardou e publicou os pensamentos contidos no Pequeno Manual para a Vida. 
A quem o seguia, tentou oferecer o caminho para alcançar a felicidade e a realização pessoal, sempre com a certeza de que não controlamos todos os aspetos da vida, mas que podemos controlar o que fazemos com aquilo que nos é dado viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário