quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Nobel da Literatura Svetlana Alexievich na 7ª edição do Festival Literário da Madeira


A sessão de abertura terá a participação da Prémio Nobel de 2015, Svetlana Alexievich, que estará à conversa com o jornalista Luís Caetano.

"Svetlana Alexievich (n. Ivano-Frankivsk, Ucrânia, 1948) é jornalista e escritora.
Criadora de um novo género literário de não-ficção, escreve «romances de vozes» a partir das entrevistas que conduz. Desenvolveu o projeto literário Vozes da Utopia do qual fazem parte os seus livros O Fim do Homem Soviético (Porto Editora, 2015), Vozes de Chernobyl (Elsinore, 2016), A Guerra Não Tem Rosto de Mulher (Elsinore, 2016), As Últimas Testemunhas e Rapazes de Zinco: Cem Histórias Nada Infantis (Elsinore, previstos para Março e Setembro 2017). A sua primeira obra, A Guerra Não Tem Rosto de Mulher, que junta os testemunhos de mais de 200 mulheres ex-combatentes, foi publicada em 1985 e não foi bem aceite pelas autoridades, o que levou a que a maioria dos editores bielorrussos se recusasse a publicá-la a partir daí. Optou pelo exílio, tendo vivido em Paris, Estocolmo e Berlim. Só em 2011 regressou a Minsk, capital da Bielorrússia.
Entre outros galardões internacionais, recebeu o Book Critics Circle Award 2006 para não-ficção, o prémio Ryszard Kapuscinski 2011, o Prix Medicis Essai 2013. Em 2015 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura."

Saiba mais no site do Festival Literário da Madeira aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário