Este livro da Lois Lowry cativou-me imediatamente pela capa. Assim que li a sinopse e me apercebi que o tema dominante seria o do Holocausto, não houve dúvidas, teria de o ler.
O Número das Estrelas foi distinguido com a Jonh Newbery Medal, um importante prémio de Literatura Infantojuvenil Norte-Americano e já conta com mais de 2,5 milhões de livros vendidos.
Apesar de ser um livro infantojuvenil, adorei a leitura. Lois Lowry sabe cativar o leitor e envolvê-lo na história. Faz-nos viajar até à Dinamarca de 1943, a braços com a invasão das tropas alemãs e a perseguição aos judeus.
Esta história é baseada em factos reais, pessoas reais que resistiram e lutaram para salvar vidas, vidas de judeus dinamarqueses (perto de 700 mil pessoas), que não baixaram os braços e apesar dos medos lutaram pela liberdade de tantos.
A história deste livro é narrada por uma menina de 10 anos. É pelos olhos inocentes e inteligentes de Annemarie que vou conhecendo a vida real de muitos dinamarqueses. Annemarie tem uma amiga inseparável, Ellen, e por ela Annemarie irá descobrir uma coragem e um medo que desconhecia.
Mais do que uma história comovente, esta é uma história de coragem, de luta, de esperança, de vida. É uma história para ser lida por miúdos e graúdos. É uma história para ficar dentro de nós e nos recordar o que não deve acontecer. É uma história sobre o poder do amor, sobre o poder da humanidade, sobre o poder de acreditar.
Recomendo esta leitura sem qualquer espécie de dúvida. Leiam! Ofereçam o livro aos vossos filhos, sobrinhos, netos, amigos. É um livro que deverá fazer parte das vossas bibliotecas pessoais.
Boas leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário