Anita Shreve é uma escritora de grande sucesso internacional. As suas obras já venderam cerca de 8 milhões de exemplares. Em 1998 recebeu dois prémios, o PEN/L.L Winship Award e o The New England Book Award. A Porto Editora no seu catálogo conta com mais dois romances da escritora, além deste, são eles Testemunho e A Ilha dos Desencontros.
Com o livro Uma Promessa de Felicidade, estreio-me na leitura de Anita Shvere. Foi cativada pela capa do livro e pela sinopse, que convida a uma viagem por terras quenianas.
Confesso que quando iniciei a leitura senti-me um pouco perdida na história, situação que se resolveu quando avancei mais um pouco na leitura.
O Quénia é de facto um cenário fabuloso! Com uma cultura multifacetada em virtude das inúmeras tribos que lá existem, como os quicuios, os masai, os cambas, os luos, os calenjins e muitas outras. Nota-se ao longo deste livro um grande trabalho de pesquisa da escritora. São dadas aos leitor inúmeras referências histórias e politicas do país, da vida em sociedade, da cultura, das tribos e suas tradições. É uma leitura extremamente rica. Depois de ler esta história é impossível não olhar para este país com outros olhos.
A escrita de Anita Shreve é bela, principalmente nas maravilhosas descrições das paisagens quenianas, que me fizeram viajar até este país exótico. Em várias passagens do livro a autora transporta o leitor para os cheiros, os sabores e o calor de África.
Há instantes que mudam vidas para sempre! É um desses instantes que marca esta história e que despoleta um turbilhão de acontecimentos e emoções.
Margaret e Patrick são as duas personagens principais que dão vida a este romance. Um casal que tem um relacionamento estável e cúmplice, que embarca numa aventura até África. O seu casamento vai sofrer um abalo quando acontecimentos inesperados semeiam nos seus corações a insegurança e na sua mente a desconfiança. Acompanhamos a luta interior de Margaret, contra sentimentos e inseguranças inesperadas. Esta mulher tudo fará para voltar a encontrar a paz e o perdão necessários para viver.
Todos nós leitores nos podemos identificar com algumas das personagens aqui representadas. São credíveis, mostram-nos a força e a fragilidade humana e acompanhamos o crescimento e a mudança interior das mesmas até ao final da narrativa.
Este é um romance sobre relações e suas fragilidades, sobre perda e perdão, sobre a superação de obstáculos, da luta para alcançar momentos de felicidade. É um romance inspirador que nos leva a viajar pela alma humana e por pequenos paraísos na Terra.
Uma leitura que recomendo a quem gosta de se perder no exotismo de África. Um livro para fãs e novos leitores de Anita Shreve.
Boas leituras!
Para mais informações acerca deste livro, visitem o site da Porto Editora.
Sem comentários:
Enviar um comentário