quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Longa pétala de mar de Isabel Allende - Novidade Porto Editora

Longa pétala de mar

ISBN: 978-972-0-03233-1
Edição ou reimpressão: 11-2019
Editor: Porto Editora
Encadernação: Capa mole
Páginas: 392
PVP: 18,80€

Sinopse
Espanha, final da década de 1930. A vitória iminente das tropas franquistas na Guerra Civil obriga milhares de pessoas a abandonar o país, numa perigosa viagem através dos Pirenéus. Entre eles, Roser Bruguera, uma jovem viúva, e Víctor Dalmau, médico e irmão do falecido marido de Roser. Em França, conseguem embarcar no Winnipeg, um navio fretado pelo poeta Pablo Neruda que transportou mais de 2 mil espanhóis até ao Chile – essa «longa pétala de mar, de vinho e de neve» –, onde são recebidos como heróis.
Víctor e Rosa integram-se com sucesso na vida social do país de acolhimento, durante várias décadas, até ao golpe de Estado que derruba Salvador Allende, parceiro de xadrez de Víctor Dalmau. Os dois amigos de toda uma vida voltam a ser obrigados ao exílio, mas, como diz a autora, «se vivermos o suficiente, todos os círculos se fecharão.»
Isabel Allende propõe-nos uma viagem através da História do séc. XX, pela mão de personagens inesquecíveis que descobrirão que numa só vida cabem muitas vidas e que, por vezes, o difícil não é fugir, mas regressar.

Sobre a autora
Nasceu em 1942 no Peru. Viveu no Chile entre 1945 e 1975, com largos períodos de residência noutros locais, na Venezuela até 1988 e, desde então, na Califórnia. Em 1982, o seu primeiro romance, A casa dos espíritos, converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana. Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais. A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas. Foi galardoada com o Prémio Nacional de Literatura do Chile.
Foi homenageada pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais importante distinção civil daquele país.

Pode comprar o livro aqui.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

7 Novidades de Novembro que quero ler


Disponível a 5 de Novembro 

Sinopse
Com o seu alter ego perturbador, Ziggy Stardust, e músicas como "Starman" ou "Space Oddity", Bowie desafiou as regras da música e tornou-se um ícone de sua geração e uma referência para as gerações presentes e futuras. A sua longa carreira artística está intimamente ligada à sua biografia pessoal. Este livro aborda todos os aspectos da sua vida, os seus enigmas e anedotas.


Disponível a 5 de Novembro

Sinopse
14 de Setembro de 1998. O dia em que Chatlam, uma pequena vila americana, acordou em choque com o homicídio de Noah Walsh. O principal suspeito: a sua filha de dezasseis anos.
No Verão de 1987, o adolescente Pedro Taborda apaixona-se por Laura Walsh, a filha mais velha de um magnata nova-iorquino. Ela e Levi - uma criança misteriosa - passam férias com os pais no Lagoeiro, uma pacata cidade algarvia. Rica e moderna, a família Walsh tem tudo para dar muito nas vistas no sul de Portugal. Inebriado pelas formas perfeitas e pelos modos ousados de Laura, Pedro encontra na rapariga americana o seu primeiro amor. Mas quando o Verão acaba, a família Walsh regressa aos Estados Unidos e o destino fica por cumprir.
Dez anos depois, Pedro, decidido a tornar-se escritor, vai estudar para Nova-Iorque. Fascinado com Gary List, antigo prodígio das letras americanas, chega aos Estados Unidos determinado a perseguir os sonhos da juventude. Ao reencontrar Laura, está longe de suspeitar que esse acaso o mergulhará no crime mais falado dos anos noventa, o homicídio do milionário Noah Walsh.
Com um segundo homicídio a atrapalhar a investigação e uma corrida para salvar Levi, de apenas dezasseis anos, acusada de matar o pai, Pedro e Laura enredam-se irremediavelmente na teia de segredos que envolve a família Walsh, desde os anos quarenta do século XX até ao impensável desfecho nas primeiras décadas do novo milénio.
Porque em Chatlam - e neste thriller imparável - nada é o que parece.


Disponível a 5 de Novembro

Sinopse
Sobreviver a um acidente de avião é apenas o início para Allison. A vida que construiu para si - o noivo perfeito e o mundo luxuoso de ambos -desapareceu num ápice. Agora tem de correr, não só para fugir dos segredos sombrios do passado mas também para despistar o homem que a persegue a cada passo.No outro lado do país, a mãe de Allison desespera por notícias da filha, que se encontra desaparecida, dada como morta. Uma história de mistério, cativante e impossível de parar de ler.


Disponível a 6 de Novembro

Sinopse
Alcalá de Henares, 1572. A jovem livreira Inés Ramírez fica viúva e tem de assumir o controlo do negócio familiar. Depressa descobre que o seu marido possuía a chave de acesso ao único exemplar de um livro proibido, cujo desaparecimento, séculos antes, tinha sido ordenado pelo poder político e pela igreja.
Com a colaboração de Pierre Arbús, um impressor de livros francês, ela dá início à investigação. Terá de lidar com personagens de todo o tipo: mestres impressores, eruditos, delinquentes, nobres... e tudo sob a sombra omnipresente da Inquisição, capaz de tudo para controlar o pensamento e a palavra, e da rigorosa política de censura de Filipe II (I de Portugal).
Romance de intriga histórica, esta magnífica obra transporta-nos para uma época em que imprimir, vender e ler livros eram atividades extremamente perigosas. Além de uma viagem às origens da indústria do livro é também uma homenagem a todos os escritores, impressores, editores, livreiros e leitores que há séculos dão vida à melhor forma alguma vez inventada para divulgar o conhecimento e a cultura: o livro.


Disponível a 7 de Novembro

Sinopse
Não é que Britt-Marie seja uma pessoa crítica, exigente ou difícil - ela apenas espera que as coisas sejam feitas de uma determinada forma. Uma gaveta de talheres desarrumada está no topo da sua lista de pecados imperdoáveis. Os seus dias começam, impreterivelmente, às seis da manhã, porque apenas os lunáticos acordam mais tarde do que essa hora. E não é passivo-agressiva. De modo nenhum. As pessoas é que, às vezes, interpretam as suas sugestões úteis como críticas, o que não é, de todo, a sua intenção. Afinal, Britt-Marie não é alguém que julgue os outros, não importa o quão mal-educados, desleixados ou moralmente suspeitos possam ser.
Quando Britt-Marie descobre que Kent, o marido, lhe é infiel, a sua vida perfeitamente organizada, de repente, desorganiza-se. Tendo de passar a sustentar-se sozinha, arranja um emprego temporário como zeladora do centro recreativo de Borg. Nessa posição, a exigente Britt-Marie tem de lidar com muita sujidade, eletrodomésticos temperamentais, indisciplina a rodos e até uma ratazana como companheira. Britt-Marie vê-se então arrancada da sua zona de conforto e arrastada para a vida dos seus concidadãos de Borg, uma estranha mistura de seres desesperados, canalhas, bêbedos e vagabundos, sendo incumbida da impossível tarefa de levar a equipa de futebol local, composta por várias crianças sem qualquer tipo de talento para acertar numa bola, à vitória. E, quando um dia Kent aparece a pedir-lhe desculpa, ela tem de decidir, de uma vez por todas, o que realmente deseja da vida. Nesta pequena localidade de gente inadaptada, pode Britt-Marie encontrar o lugar a que realmente pertence?
Engraçado e comovente, perspicaz e humano, Britt-Marie esteve aqui celebra as amizades inesperadas que nos mudam para sempre e o poder do mais gentil dos espíritos, para tornar o mundo um lugar melhor.


Disponível a 8 de Novembro

Sinopse
Kate Marshall era uma jovem e promissora detetive da policia londrina quando apanhou o famoso assassino em série que operava na região de Nine Elms. Mas a sua maior vitória transformou-se de súbito num pesadelo devido a uma série de circunstâncias pouco claras. Traumatizada, traída e publicamente vilipendiada, Kate pouco pôde fazer enquanto via a sua carreira ser julgada na praça pública.
Mais de quinze anos passados desde esses acontecimentos, vive agora uma vida tranquila numa cidade pacífica da costa inglesa, embora o seu tempo na polícia esteja ainda bem presente. Quando um dia recebe uma carta de alguém que faz parte do seu passado, Kate é novamente lançada para a mente distorcida de um assassino que conhece demasiado bem, vendo-se envolvida nos meandros de um caso que só ela poderá resolver.
Com um talento sobrenatural para entrar na mente criminosa, Kate recorre às suas prodigiosas e há muito descuradas competências de investigadora para enfrentar um caso cujo sucesso promete redenção. Mas há demasiado em jogo: não é só Kate que quer apanhar o assassino… ele também a quer encontrar.


Disponível a 11 de Novembro

Sinopse
Lowen Ashleigh é uma escritora que se debate com grandes dificuldades financeiras, até que aceita uma oferta de trabalho irrecusável: terminar os três últimos volumes da série de sucesso de Verity Crawford, uma autora de renome que ficou incapacitada depois de um terrível acidente. 
Para poder entrar na cabeça de Verity e estudar as anotações e ideias reunidas ao longo de anos de trabalho, Lowen aceita o convite de Jeremy Crawford, marido da autora, e muda-se temporariamente para a casa deles. Mas o que ela não esperava encontrar no caótico escritório de Verity era a autobiografia inacabada da autora. Ao lê-la, percebe que esta não se destinava a ser partilhada com ninguém. São páginas e páginas de confissões arrepiantes, incluindo as memórias de Verity relativas ao dia da morte da filha. 
Lowen decide ocultar de Jeremy a existência do manuscrito, sabendo que o seu conteúdo destroçaria aquele pai, já em tão grande sofrimento. Mas, à medida que os sentimentos de Lowen por Jeremy se intensificam, ela apercebe-se de que talvez seja melhor ele ler as palavras escritas por Verity. Afinal de contas, por mais dedicado que Jeremy seja à sua mulher doente, uma verdade tão horrenda faria com que fosse impossível ele continuar a amá-la.

As Minhas Escolhas de Helena Sacadura Cabral - Novidade Clube do Autor

As Minhas Escolhas

ISBN: 9789897244940
Ano de edição ou reimpressão: 10-2019
Editor: Clube do Autor
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264
PVP: 16,60€

Sinopse
A vida tem muitos caminhos, e todos nós somos o resultado daquilo que semeamos e cuidamos, defende a escritora Helena Sacadura Cabral.
Fiel às suas crenças e à sua verdadeira essência, a autora reforça nestas páginas a importância das escolhas que fazemos e daquilo que escolhemos sentir.
Com otimismo e perseverança, a autora acredita que todos podemos alcançar a felicidade, mesmo quando são poucas as razões para sorrir.
Neste livro, encontramos as suas escolhas pessoais e os estados de alma que têm guiado a sua vida:
- Escolher ser feliz
- Perdoar e dar graças
- Partilhar com os outros a nossa alegria

Helena Sacadura Cabral é licenciada em Economia, tendo obtido o prémio para o melhor aluno do Instituto Superior de ciências Económicas e Financeiras. Desempenhou vários lugares de chefia na Administração Pública, tendo sido a primeira mulher a ser admitida nos quadros técnicos do Banco de Portugal. Além de colunista de diversos jornais e revistas, mantém colaboração regular em televisão. Autora de duas dezenas de livros, concilia ainda a participação ativa com a atualização dos seus quatros blogues.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

A Luz de Pequim de Francisco José Viegas - Novidade Porto Editora

A Luz de Pequim

Título: A Luz de Pequim
Autor: Francisco José Viegas
Págs.: 400
PVP: 17,70 €

Sinopse
Um corpo pendurado dos pilares da Ponte de D. Luís, no Porto, desafiando uma cidade em transformação, cosmopolita e cheia de turistas. O cadáver de uma mulher abandonado nas colinas do Douro - e a evocação de uma série de crimes no submundo da noite portuense. O que parecem duas ocorrências independentes acabam por revelar ligações que não surpreendem o inspetor Jaime Ramos - que, em simultâneo, enfrenta o seu passado de militante comunista, um inquérito interno à sua atuação na polícia, o estranho pedido de um velho amigo e a busca por um personagem desaparecido, que o levará das ruas do Porto ao Minho e ao Douro e, finalmente, a Pequim.
Um romance denso e crepuscular em que a figura de Jaime Ramos, agora no seu nono livro, se interroga sobre o sentido de ser português num país dominado por elites cúmplices, endogamias e poderes ocultos.

Francisco José Viegas nasceu em 1962. Professor, jornalista e editor, é responsável pela revista Ler e foi também diretor da revista Grande Reportagem e da Casa Fernando Pessoa. De junho de 2011 a outubro de 2012 exerceu o cargo de Secretário de Estado da Cultura. Colaborou em vários jornais e revistas, e foi autor de vários programas na rádio (TSF e Antena Um) e televisão (Livro Aberto, Escrita em Dia, Ler para Crer, Primeira Página, Avenida Brasil, Prazeres, Um Café no Majestic, A Torto e a Direito, Nada de Cultura). Da sua obra destacam-se livros de poesia (Metade da Vida, O Puro e o Impuro, Se Me Comovesse o Amor) e os romances Regresso por um Rio, Crime em Ponta Delgada, Morte no Estádio, As Duas Águas do Mar, Um Céu Demasiado Azul, Um Crime na Exposição, Um Crime Capital, Lourenço Marques, Longe de Manaus (Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 2005), O Mar em Casablanca, O Colecionador de Erva e A Poeira que Cai sobre a Terra e Outras Histórias de Jaime Ramos.

Pode comprar o livro aqui.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Paz traz paz de Afonso Cruz - Novidade Companhia das Letras

Paz traz paz

ISBN 978-989-665-908-0
120 páginas
PVP c/IVA 15,90€

Sinopse
Da narradora d’O LIVRO DO ANO, aquela menina que carrega um jardim na cabeça e atira palavras aos pombos, chega-nos um novo diário com os seus pensamentos, inquietações, experiências e os sonhos de melhorar o mundo através de pequenos gestos ou actos heroicos, atacando o absurdo com o absurdo e a noite com canteiros de flores.
Páginas feitas de inusitada poesia, para leitores de todos os feitios. Até os normais.

Afonso Cruz é escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Em Julho de 1971, na Figueira da Foz, era completamente recém-nascido, e haveria, anos mais tarde, de frequentar lugares como a António Arroio, as Belas-Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países. Assina, desde Fevereiro de 2013, uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título «Paralaxe». Recebeu vários prémios e distinções nas diversas áreas em que trabalha, vive no campo e gosta de cerveja.
Os seus livros estão publicados em vários países.

Sophia, a menina do mar, de Jorge Lima e Cristina Falcão - Novidade Nuvem de Letras

Sophia, a menina do mar

ISBN 978-989-665-848-9
32 páginas
PVP c/IVA 12,90€ 

Sinopse
A pequena Sophia ainda mal sabia ler e já tinha nela o anseio de escrever. Cresceu rodeada de histórias e imaginava que os poemas estavam apenas à espera de serem colhidos, como rosas num jardim. Maravilhada pela Natureza e, sobretudo, pelo mar, Sophia deixou transparecer nos seus livros a memória do que a fascinara na infância.
Deste sonho de criança viria a brotar um dos mais importantes nomes da literatura portuguesa. Defendendo sempre os valores da justiça e da liberdade, Sophia de Mello Breyner Andresen continua a inspirar gerações e a contagiar quem a lê com a magia das suas palavras.

Sobre os autores
Jorge Lima (n. 1961) é tradutor, blogger e autor de Pensamentos do Dalai Lima.

Cristina Falcão nasceu no Lobito, em Angola, e chegou de barco a Lisboa.Estudou Ciências Sociais e navega entre a publicidade e a ilustração. Coleciona lápis, que usa sempre até ao fim, para escrever textos, para desenhar, para levar a imaginação a passear.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Os crimes de Hamburgo de Francisco Carvalho - Novidade Coolbooks

Os crimes de Hamburgo

ISBN: 978-989-766-229-4
Edição ou reimpressão: 10-2019
Editor: Coolbooks
Encadernação: Capa mole
Páginas: 376
PVP: 16,60€

Sinopse
Em Hamburgo vivem-se dias de grande apreensão, com o assassinato misterioso de refugiados oriundos de países muçulmanos. Anna Ostmann, a veterana detective encarregada da investigação destes crimes, debate-se com um problema maior: a perda da lucidez e o aproximar da loucura.
Numa corrida contra o tempo, cruzam-se as vidas de vários personagens: Gerhard, um polícia recém-chegado ao departamento de homicídios; Richard e Elise, cujo casamento recente é posto à prova pela colaboração de Elise no projecto incendiário de um magnata da comunicação social, em cruzada contra o Islão, e pelo papel de Richard à frente de uma obra no porto de Hamburgo condenada ao fracasso; Nabil, um jovem refugiado sírio, que ao dar os primeiros passos numa nova vida cheia de promessas, se vê envolvido em algo pior do que os terrores de onde fugiu; e um homem que aterrou em Hamburgo na véspera do primeiro homicídio com um propósito desconhecido.
Todos eles estão directa ou indirectamente relacionados com os assassinatos... e cada um, à procura de um desenlace favorável, terá de enfrentar os seus próprios demónios, por vezes ainda mais terríveis do que o assassino dos refugiados, cujo rosto Anna Ostmann vislumbra nas profundezas das águas.

Sobre o autor
Nasceu em 1978. Vive actualmente em Lisboa e é advogado. Neste romance - o primeiro que publica - inspirou-se num período entre 2017 e 2018, durante o qual viveu parcialmente em Hamburgo. Depois desta estreia, e da dificuldade finalmente superada de escrever um romance, espera vir a publicar muitos mais, porque tem várias histórias para contar.

Pode comprar o livro aqui.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

A Maldição do Marquês de Tiago Rebelo - Novidade ASA

A Maldição do Marquês

A Maldição do Marquês
Autor: Tiago Rebelo
Editora: ASA
576 páginas
PVP 18,90€

Sinopse
José Policarpo de Azevedo, criado de um dos fidalgos mais poderosos do reino, condiciona involuntariamente os mais dramáticos acontecimentos, que mudaram Portugal no século XVIII. 
D. José reina, mas delega todas as decisões no omnipotente marquês de Pombal, que trava uma guerra de morte com a velha nobreza e os padres jesuítas.

O terramoto que arrasa Lisboa, a revolta dos índios brasileiros e o atentado contra o rei são oportunidades históricas aproveitadas com exímia mestria política pelo maquiavélico marquês de Pombal para ganhar definitivamente o poder.

Mas, a todo o momento, a obscura figura de José Policarpo de Azevedo intromete-se nos planos do homem forte do reino, que inicia uma longa e implacável perseguição para o capturar e executar. 
O destino do único e misterioso sobrevivente do massacre dos Távora, mantido em segredo durante séculos, é finalmente revelado.

Sobre o autor
Com uma carreira literária de quase vinte anos, marcada por alguns dos títulos de maior êxito entre os autores portugueses deste século, Tiago Rebelo é um escritor de histórias empolgantes e de personagens consistentes e tocantes a que não se consegue ficar indiferente. Autor versátil, capaz de enveredar por diferentes géneros literários, regressa ao romance histórico com A Maldição do Marquês, mais uma obra incontornável do autor de O Tempo dos Amores Perfeitos, O Último Ano em Luanda e Romance em Amesterdão, entre muitos outros . Os seus livros estão disponíveis em países como Angola, Moçambique, Brasil, Itália, Suíça, México, Argentina ou Roménia. A par da atividade literária, Tiago Rebelo tem uma longa carreira no jornalismo.
Baseado em factos verídicos A Maldição do Marquês é uma descrição imparável das intrigas palacianas e das lutas pelo poder; dos casamentos, das traições e das luxúrias na Corte de D. José; e também uma secreta e improvável história de amor capaz de sobreviver a todas as provações.


Opinião do livro Romance em Amesterdão aqui.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

[A minha Opinião] Notre-Dame

 Notre-Dame

Esta é a minha leitura de estreia com este autor. 

Neste pequeno livro, Ken Follett relata as emoções sentidas por ele, enquanto assistia incrédulo, em directo, às imagens do incêndio da Catedral de Notre-Dame. 

Fala das suas emoções mas também do que fez depois do acontecimento. Foi nessa altura que decidiu que este livro iria nascer. 

Além de dar ao leitor a sua experiência pessoal sobre o sucedido, reúne neste livro a incrível história da catedral de Notre-Dame, e faz referência aos grandes nomes a ela ligados. 

Refere também a influência que esta catedral teve aquando da escrita do livro Os Pilares da Terra. 

Um pequeno livro que todos os fãs do autor irão querer ler. Um livro, que para quem não conhece a obra do autor, irá espicaçar a curiosidade. Eu fiquei com bastante vontade de ler Os Pilares da Terra.

Boas leituras! 

🌟🌟🌟

terça-feira, 22 de outubro de 2019

[A minha Opinião] Segredos Obscuros

Segredos Obscuros


Este livro já estava na minha estante deste Julho de 2015. Quatro anos depois, resolvi resgatar o livro e lê-lo e só penso: "porque é que não peguei logo nele?"

Já tinha lido imensas opiniões sobre esta série, a grande maioria muito favoráveis. Uma coisa vos posso dizer, estão certíssimas essas opiniões. Que livro!

Segredos Obscuros apresenta-nos as personagens que caminharão connosco durante esta série. A grande figura é Sebastian Bergman, um psicólogo, especialista em serial killers e um ser extremamente complicado e antipático. Está personalidade pouco atractiva será bem destacada durante este livro. Além de Sebastian, temos a equipa da Riksmord, composta por Torkel, Ursula, Vanja e Billy. Todas estas personagens secundárias merecem o seu destaque e conhecemos as suas personalidades e histórias de vida. Fechado este grupo mais próximo de Sebastian, temos outra personagem, Haraldsson, um investigador da polícia, que mexeu com os meus nervos (quando lerem o livro irão perceber). Poderá dizer-se que Haraldsson não prima pela inteligência. 

Quanto à história aqui apresentada, está muito bem pensada e construída. Um rapaz de dezasseis anos é brutalmente assassinado. Facto curioso é que lhe falta o coração. Esta descoberta macabra  levará a que a Riksmord investigue o caso e que Sebastian regresse à equipa. Este regresso será conflituoso. E quem não gosta de um bom conflito? 

Hjorth e Rosenfeldt fazem parecer fácil escrever um thriller. A maneira como eles vão lançando pistas, introduzindo novas personagens, oferecendo factos ao leitor, deixaram-me logo agarrada à história. Quando vi o tamanho do livro pensei: "é bom que sejas viciante". Seria um castigo ler mais de 500 páginas, se os autores não tivessem feito um bom trabalho. 

Depois de terminar a leitura e de reflectir sobre o livro, cheguei à conclusão que os thrillers deviam ser todos assim: bem escritos, com personagens cativantes, com histórias bem construídas, com reviravoltas, com suspense, com mistério e viciantes. As poucas pontas soltas às quais não obtive resposta não foram importantes para o desfecho da investigação. Venham mais livros assim! 

Ficou a enorme vontade de continuar a série. E antevejo que esta seja uma das melhores séries que irei ler nos próximos tempos. 

Boas leituras!

🌟🌟🌟🌟🌟

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Sophia no Mundo das Coisas Perdidas de Sérgio Mendes - Novidade Coolbooks

Sophia no Mundo das Coisas Perdidas


ISBN: 978-989-766-243-0
Edição ou reimpressão: 10-2019
Editor: Coolbooks
Encadernação: Capa mole
Páginas: 40

Sinopse
Sofia vivia num palacete cor-de-rosa cheio de livros proibidos, rodeada por labirintos exóticos e árvores antiquíssimas. Certo dia, depois de ter perseguido uma borboleta-fantasma, entrou numa gruta escura que a levou até ao Mundo das Coisas Perdidas. No caminho pelo interior da Terra, conheceu dois simpáticos mapinguaris, Onofre e Orestes. Na companhia do Onofre, Sofia atravessou a cidade dos mapinguaris, conheceu salamandras-dos-vulcões, visitou lagos povoados por ondinas, desceu, no colo de um silfo, para o mundo onde vivem elementais e animais desconhecidos. Foi lá que encontrou a chave para abrir as portas dos armários fechados do palacete. No final, acontece uma coisa surpreendente, e só aqueles que gostam de ler sabem do que estamos a falar...

Sobre o autor
Nasceu em 1974 e cresceu em Guimarães, no meio dos livros de poesia e filosofia do pai, nas florestas e campos da aldeia da avó materna. Estudou Física e escreveu poesia durante a maior parte da sua vida, até ao dia que teve um sonho com Sophia. Tem duas filhas, Margarida e Sofia, com quem vive na Maia.

Pode comprar o livro aqui.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

De Olhos Postos em Ti de Mary Higgins Clark - Novidade Bertrand Editora


Género: Thriller
Tradução: Ana Cunha Ribeiro
Formato: 15 x 23,5 cm
N.o de páginas: 256
PVP: € 16,60
ISBN: 9789722538084

Sinopse
Aos dezoito anos, o que queremos mesmo é divertir-nos: dançar, rir e namorar. Na ausência dos pais, Kerry Dowling aproveita para organizar uma grande festa em sua casa. Ao início da manhã seguinte, é encontrada sem vida, completamente vestida, no fundo da piscina da família.
Quando a hipótese de acidente é afastada, a família de Kerry tem de se confrontar com a forte possibilidade de elater sido morta por alguém do seu círculo mais próximo: o namorado com quem discutiu durante a festa? Jamie, ovizinho da família, que tinha no canto do quarto uma pilha de roupa molhada. Um dos seus colegas?
Aline, a sua irmã mais velha, que acaba de ser nomeada orientadora na Kerry High School, pode estar em melhorposição para descobrir a verdade. Se o fizer, corre risco de vida.
Sob uma tensão constante, da qual Mary Higgins Clark se encarrega, somos conduzidos através de um círculo macabro onde verdade e mentira andam de mãos dadas.

Mary Higgins Clark é autora de mais de trinta romances que obtiveram um êxito assinalável, tendo vendido mais de 150 milhões de exemplares dos seus livros em todo o mundo. Foi secretária e hospedeira, mas depois de se casar dedicou-se à escrita. Com a morte prematura do marido, que a deixou com cinco filhos pequenos, a autora investiu na escrita de guiões para rádio e, depois, nos romances. Rapidamente se tornou um dos grandes nomes da literatura de suspense, conquistando os tops de vendas, a crítica e os fãs. Foi eleita Grand Master dos Edgar Awards 2000 pela Mystery Writers of America, que também lançou um prémio anual com o seu nome. Já foi presidente da Mystery Writers of America, bem como do International Crime Congress.

Pode comprar o livro aqui.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

O Rumor de Lesley Kara - Novidade Topseller

O Rumor

AUTOR Lesley Kara
COLEÇÃO Lesley Kara
ISBN 9789896686529
PVP 17.69 € 
1ª EDIÇÃO setembro de 2019
PÁGINAS 320

Sinopse
Tudo começou com um rumor
Corre o rumor de que uma famosa assassina de crianças está a viver com uma nova identidade na pacata vila de Flinstead. Quando Joanna Critchley, uma mãe solteira, ouve o boato à porta da escola do filho, não tem qualquer intenção de o alimentar. Mas um comentário casual levou a outro, e agora não há como voltar atrás?
Mas haverá fumo sem fogo?
Sally McGowan tinha apenas 10 anos quando esfaqueou até à morte o pequeno Robbie Harris. Já se passaram 48 anos, e não existe qualquer fotografia de Sally desde que ela foi libertada, ainda jovem. Então, quem poderá ser a assassina que vive agora entre os habitantes de Flinstead? Em pouco tempo, Joanna percebe quão perigoso um rumor se pode tornar, e irá arrepender-se para sempre do dia em que decidiu espalhá-lo. Com aqueles que ama em risco, até onde será Joanna capaz de ir para os proteger?

Lesley Kara é uma antiga aluna do curso «Writing a Novel» da Faber Academy. Formou- -se em Inglês e fez uma pós-graduação em Educação na Universidade de Greenwich.
O Rumor, o seu livro de estreia, esteve no Top 10 do Sunday Times e em 1.º lugar no top da Amazon em vendas Kindle. Os direitos de tradução já foram vendidos para 15 países.
Vive no sudeste do Reino Unido.

As Gémeas de Auschwitz, de Eva Mozes Kor e Lisa Rojany Buccieri - Novidade Alma dos Livros


ISBN: 9789898907868
Ano de edição ou reimpressão: 09-2019
Editor: Alma dos Livros
Dimensões: 154 x 232 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184
PVP: 14,95€

Sinopse
As portas do vagão abriram-se pela primeira vez em muitos dias e a luz do dia brilhou sobre nós.
Agarrei bem a mão da minha irmã gémea quando nos empurraram para a plataforma.
- Auschwitz? É Auschwitz? Que sítio é este?
- Estamos na Alemanha - foi a resposta.
Na verdade, estávamos na Polónia, mas os Alemães tinham invadido a Polónia. Era na Polónia alemã que se situavam todos os campos de extermínio.
Os cães rosnavam e ladravam. As pessoas do vagão começaram a chorar, a berrar, a gritar todas ao mesmo tempo; todos procuravam os seus familiares à medida que eram afastados uns dos outros. Separavam homens de mulheres, filhos de pais.
Um guarda que ia a passar a correr parou bruscamente à nossa frente. Olhou para Miriam e para mim nas nossas roupas a condizer: «Gémeas! Gémeas!», exclamou. Sem dizer uma palavra, agarrou em nós e separou-nos da nossa mãe. Miriam e eu gritámos e chorámos, suplicámos, as nossas vozes perdidas entre o caos, o barulho e o desespero, tentando chegar à nossa mãe, que, por sua vez, tentava seguir-nos, de braços estendidos, com outro guarda a retê-la.
Miriam e eu tínhamos sido escolhidas. De repente, estávamos sozinhas. Tínhamos apenas dez anos. E nunca mais voltámos a ver nem o nosso pai nem a nossa mãe.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Quase a chegar às livrarias - Mortina e o Primo Odioso

Mortina e o Primo Odioso

Disponível a 18 de Outubro

Sinopse
A Mortina e o seu melhor amigo, um galgo albino chamado Tristonho, vivem com a tia Falecida, no Casarão Decadente.
Certo dia, algo de muito estranho acontece: os amigos da Mortina, que vivem na aldeia, aparecem no casarão depois de receberem um misterioso convite e, ao mesmo tempo, a tia Falecida desaparece sem deixar rasto. Isto terá alguma coisa que ver com a chegada do odioso primo Dário?

Pode ler a opinião do livro Mortina aqui.

Pode comprar o livro aqui.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

A rede de Alice, de Kate Quinn - Novidade Porto Editora

A rede de Alice

ISBN: 978-972-0-03204-1
Edição ou reimpressão: 10-2019
Editor: Porto Editora
Encadernação: Capa mole
Páginas: 480
PVP: 18,80€

Sinopse
Trinta anos depois, atormentada pela traição que acabaria por ditar o fim da Rede de Alice, Eve passa os dias embriagada e isolada do mundo na sua decadente casa, em Londres. Até ao dia em que uma jovem americana lhe bate à porta e a recorda de um nome que Eve tudo tem feito para esquecer.
1947
No caótico pós-Segunda Guerra Mundial, a jovem americana Charlie St. Clair está grávida, solteira e a um passo de ser expulsa do seio da sua conservadora família. Mas Charlie está mais preocupada com o que terá acontecido à sua querida prima Rose, desaparecida em França durante a ocupação nazi. Por isso, quando os pais a mandam para a Europa para resolver o seu «Pequeno Problema», Charlie troca todas as voltas do previamente combinado e desembarca em Londres, determinada a descobrir a prima que adora como a uma irmã.
1915
Um ano depois do início da Primeira Guerra Mundial, Eve Gardiner deseja com todas as suas forças lutar contra os alemães, o que, inesperadamente, acabará por acontecer quando é recrutada para servir os interesses Aliados como espia. Enviada para uma zona ocupada de França, é treinada pela fascinante Lili, nome de código Alice, a rainha das espias, que lidera uma vasta rede de agentes secretas a operar mesmo debaixo do nariz do inimigo.

Sobre a autora
Autora bestseller de ficção histórica do New York Times e USA Today. Natural da Califórnia, frequentou a Universidade de Boston, onde obteve um diploma de bacharel e mestrado em Voz Clássica. É autora de quatro romances da série Imperatriz de Roma e dois títulos sobre o Renascimento italiano, antes de se dedicar a temas do século 20 com A Rede de Alice. Todos foram já publicados em vários países. Kate e seu marido vivem agora em Maryland com dois cães chamados Caesar e Calpurnia.

Pode comprar o livro aqui.

sábado, 12 de outubro de 2019

Quase a chegar às livrarias - Os homens que salvavam livros


Disponível a 16 de Outubro

Sinopse
A verdadeira história da Brigada do Papel que salvou milhares de livros do regime nazi. Esta é a história quase inacreditável de um grupo de poetas e intelectuais residentes no gueto de Vilna - a Jerusalém da Lituânia - que arriscaram a vida para resgatarem milhares de livros e manuscritos apreendidos por nazis e soviéticos.
É um relato de heroísmo e resistência, amizade e amor, de verdadeira devoção à literatura e à arte, baseado em documentos judaicos, alemães e soviéticos, incluindo diários, cartas, memórias e entrevistas do autor a vários intervenientes nessa arriscada operação.
Uma narrativa épica à escala humana de um episódio pouco conhecido dos dias mais negros da Segunda Guerra Mundial, da autoria de um escritor de coragem, rigor, estilo e alcance excecionais.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

A Carga Mental e Outras Desigualdades Invisíveis de Emma Clit - Novidade Bertrand Editora

A Carga Mental e Outras Desigualdades Invisíveis

Género: Banda desenhada / Outros
Formato: 16,5 x 24 cm
No de páginas: 176
Data de lançamento: 18 de outubro de 2019
PVP: € 17,70
ISBN: 9789722538428
Tradução: Joana Neves

Sinopse
Porque é que as mulheres continuam a fazer a maior parte das tarefas domésticas, mesmo quando os parceiros «ajudam em casa»? A igualdade salarial foi realmente atingida? A maternidade continua a ser um impedimento à progressão de carreira? O que é o assédio moral no trabalho? O que significa «trabalho emocional»? Em que consiste a violência sexual? E a violência obstétrica? Poderá um piropo ser realmente inofensivo? Que prejuízos causam os estereótipos de género? Como se pode educar as crianças para a igualdade? No fundo: o que querem as feinistas (e os feministas) alcançar? Muito simplesmente uma sociedade mais justa e igualitária.
O caminho é difícil – mas não é impossível. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, a cartoonista e ativista Emma ilustra (literalmente!) algumas das questões da igualdade de género mais prementes dos nossos dias.

Emma é uma blogger e ilustradora, feminista, ativista e revolucionária – e também engenheira informática, parceira e mãe. Os seus cartoons sobre diversos temas políticos e sociais são partilhados e lidos em todo o mundo. emmaclit.com

700 Mil Visitas


Olá leitores!

VISITAM COM REGULARIDADE O BLOGUE?

Atingimos a bonita meta das setecentas mil visitas neste cantinho, e não podia estar mais feliz. Agradeço a todos os que passam por aqui regularmente, que estão atentos ao blogue, que lêem os artigos, que os comentam, que partilham, que participam nos desafios de leitura. Não deixem de o fazer e se possível, deixem ainda mais comentários, partilhem ainda mais os artigos que gostam, divirtam-se a fazer os desafios de leitura, façam-me saber que estão desse lado. 

Um gigante OBRIGADA a todos vós que acompanham o blogue. 

Boas leituras!

Isabel Caldeira

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

7 Novidades de Outubro que quero ler


Disponível a 14 de Outubro

Sinopse
Alemanha, 1939.
Sarah vê a mãe ser alvejada num posto de controlo nazi e torna-se fugitiva de um governo que deseja a sua morte e de todos os judeus. Pelo caminho, conhece um homem misterioso e sapiente na arte de passar despercebido, que a ajuda a escapar.
O protetor da jovem é, na verdade, um espião britânico incumbido de uma missão destinada a salvar os Aliados: roubar o projeto de uma bomba capaz de destruir todas as cidades da Europa Ocidental. Sarah decide ajudá-lo, infiltrando-se num colégio interno frequentado pelas filhas das mais altas figuras do governo de Hitler, para assim travar amizade com uma rapariga cujo pai é um cientista nuclear de topo.
Sarah parece ter tudo a seu favor. Atlética, poliglota e com excelentes dotes de atriz, facilmente passará por ariana. No entanto, não há nada que a possa preparar para enfrentar a ferocidade e perversidade das novas colegas, e só há uma forma de sobreviver numa escola de nazis: transformar-se num monstro como eles.


Disponível a 15 de Outubro

Sinopse
Uma história pungente e emocional, repleta de amor, perda, obscuridade, sofrimento e perdão.
Jan ficou viúva muito cedo e como mãe solteira tornou-se demasiado protectora em relação às filhas, principalmente em relação à mais nova, Georgie.
De casamento marcado, Georgie precisa da sua certidão de nascimento e após fazer uma busca exaustiva na casa da mãe, apenas encontra recortes de jornais e a sua vida transforma-se numa realidade em que mal pode acreditar.
Um livro comovente e um segredo devastador que ameaça os laços de uma família.


Disponível a 16 de Outubro 

Sinopse
Um romance autobiográfico sobre o bloco das crianças no campo de Auschwitz-Birkenau, da autoria de um sobrevivente do holocausto. Dormíamos num beliche para quatro pessoas mas, em alturas de sobrelotação, éramos sete e por vezes oito de cada vez.
Havia tão pouco espaço que, quando um de nós precisava de aliviar a pressão no corpo, tínhamos todos de nos virar num emaranhado de pernas, peitos e barrigas ocas como se fôssemos uma criatura com vários membros, um deus hindu ou uma centopeia. Desenvolvemos uma relação de intimidade, não só física, mas também mental porque sabíamos que, embora não tivéssemos saído todos do mesmo útero, iríamos certamente morrer juntos.
Alex Ehren é um poeta, prisioneiro e professor no bloco 31 de Auschwitz-Birkenau, o bloco das crianças. Ele passa os dias a esforçar-se por sobreviver enquanto dá aulas ilegalmente às crianças do seu grupo, tentando protegê-las o melhor que pode dos horrores inconcebíveis do campo. Mas tentar ensinar as crianças não é a única atividade ilegal em que Alex está envolvido.
Ele escreve um diário... o romance autobiográfico de Otto Kraus, um sobrevivente do holocausto, foi originalmente publicado com o título The Painted Wall. Narra a história verídica de várias centenas de crianças judias que viveram no campo de Auschwitz-Birkenau entre 1943 e 1944.


Disponível a 18 de Outubro

Sinopse
A repórter Diana Marcum está a sofrer uma crise. Envolvida por uma tristeza pessoal há muito enterrada - e com a sua carreira parada - descobre um grupo incomum de imigrantes que moram na zona rural da Califórnia. Ela segue-os, na sua viagem anual de regresso às remotas ilhas dos Açores, onde os touros correm pelas ruas, existem vulcões ativos e as pessoas inventam festas para combater a saudade - um sentimento tão profundo que a palavra não tem tradução para outros idiomas.
Uma viagem pelas ilhas dos Açores, onde a repórter Diana Marcum, com a companhia do seu labrador Murphy, descobre que ainda existem coisas pelas quais anseia - e uma delas poderá ser um amor inesperado.


Disponível a 18 de Outubro

Sinopse
Numa pequena cidade, há sempre alguém que vê…
Com quase dezoito anos, o que queremos é mesmo divertir-nos: dançar, rir e namorar. Na ausência dos pais, Kerry Dowling, uma rapariga de dezoito anos, aproveita para organizar uma grande festa em sua casa. Ao início da manhã seguinte, é encontrada sem vida, completamente vestida, no fundo da piscina da família.
Quando a hipótese de acidente é afastada, a família de Kerry tem de se confrontar com a forte possibilidade de ela ter sido morta por alguém do seu círculo mais próximo: o namorado com quem discutiu durante a festa? Jamie, o vizinho da família, que tinha no canto do quarto uma pilha de roupa molhadas Um dos seus colegas?
Aline, a sua irmã mais velha, que acaba de ser nomeada orientadora na Kerry High School, pode estar em melhor posição para descobrir a verdade. Se o fizer, corre risco de vida.
Sob uma tensão constante, da qual Mary Higgins Clark se encarrega, somos conduzidos através de um círculo macabro onde verdade e mentira andam de mãos dadas.


Disponível a 22 de Outubro 

Sinopse
Kate Reese e o filho, Christopher, estão em fuga. Kate é jovem mas tem já uma longa lista de desaires na bagagem. A única coisa em que nunca vacilou foi no seu amor incondicional por Christopher. É esse amor que a leva a partir a coberto da noite, deixando para trás uma vida em que as boas recordações são raras. Mãe e filho só param quando, por instinto, chegam à pacata vila de Mill Grove. Subitamente, o sonho de um verdadeiro lar afigura-se possível.
E a princípio, parecem ter feito a escolha certa. A vila é pequena e segura, e os novos vizinhos são acolhedores. Mas é então que Christopher desaparece. Durante seis penosos dias, não há notícias dele. E quando reaparece, vindo de um bosque, o rapaz aparenta estar bem. Mas o que ninguém sabe é que ele não voltou sozinho. Christopher traz consigo uma missão e um amigo imaginário - uma voz que apenas ele ouve; o prenúncio da uma tragédia…
Amigo Imaginário é uma obra-prima, fruto de uma imaginação sem limites e de uma profundidade emocional tremenda. Não é apenas um livro de suspense: Stephen Chbosky proporciona-nos uma experiência de leitura extraordinária e inesquecível.


Disponível a 24 de Outubro

Sinopse
Pieta tem um segredo.
Há 10 anos, Pieta foi raptada por um homem que se autointitulava "O Assassino da Venda", e que prometeu não a matar se mantivesse os olhos fechados por 48 horas. Pieta nunca contou a ninguém o que lhe aconteceu, decidindo seguir com a sua vida como se nada se tivesse passado. Mas quando "O Assassino da Venda" começa a perseguir as vítimas sobreviventes, Pieta percebe que terá de revelar o seu segredo para salvar a própria vida...
Jody tem um segredo
Há 15 anos, Jody, polícia, cometeu um erro terrível que permitiu que o criminoso em série conhecido como "O Assassino da Venda" escapasse em liberdade. Ao descobrir que a jornalista Pieta sobreviveu a um ataque desse mesmo homem, Jody percebe que talvez tenha encontrado uma forma de o apanhar. Mas essa decisão poderá colocar a vida de duas pessoas inocentes em risco...
Pieta e Jody mantiveram o silêncio para se protegerem. Se o revelarem agora, estarão a salvar ou a sacrificar alguém?
O novo e emocionante thriller da autora de a filha da minha melhor amiga

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Kane e Abel, de Jeffrey Archer - Novidade Bertrand Editora

Kane e Abel

Género: Literatura / Romance
Tradução: Eugénio Santos
Formato: 15 x 23,5 cm
N.o de páginas: 568
PVP: € 18,80 
ISBN: 9789722537643
Data de publicação: 04 de outubro de 2019 

Sinopse
Dois homens, William Kane e Abel Rosnovski, nascidos no mesmo dia em lados opostos do mundo, no início do séc. XX, veem-se unidos por um sonho comum e pelo destino. Kane, filho de um influente banqueiro de Boston, desde a hora em que nasceu foi apontado para liderar o império do pai. Assume a presidência do banco e luta com todas as suas forças para o tornar uma das mais importantes instituições financeiras do país. Abel nasceu na Polónia e, porque a mãe morreu durante o parto, é adotado por uma família pobre. Sobrevivendo às dificuldades da infância e aos horrores da Primeira Grande Guerra, Abel imigra para os Estados Unidos, onde acaba por se tornar proprietário de uma poderosa rede hoteleira. Durante mais de 60 anos acompanhamos o percurso surpreendente destes dois homens ambiciosos, poderosos e implacáveis, sempre marcado por uma luta sem tréguas e alimentado por um ódio desmedido, num romance onde também se traça o panorama histórico das principais transformações da sociedade, dos costumes e da política do século XX.     

Jeffrey Archer tem mais de 250 milhões de exemplares vendidos em 97 países e 37 línguas. É autor de 16 romances, seis coleções de contos, três peças de teatro, três volumes do seu diário da prisão e um evangelho. É o único autor que foi número 1 em ficção (15 vezes), contos (quatro vezes) e não ficção (Os Diários da Prisão). Archer é casado com Dame Mary Archer DBE, têm dois filhos e vivem em Londres e Cambridge.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Uma Razão para Respirar, de Rebecca Donovan - Novidade Editorial Presença

Uma Razão para Respirar

Data de publicação 02-10-2019
colecção Jovem Adulto
número na coleção 12
Edição 1
Número de páginas 400
ISBN 9789722364546

Sinopse
Isto era o sítio onde tudo devia ser seguro e fácil. Ninguém tentava aproximar-se de mim e eu mantinha-me reservada. Como conseguira o Evan Mathews virar o meu universo de pernas para o ar num único dia?

Na abastada cidade de Weslyn, Connecticut, onde a maioria das pessoas se preocupa em mostrar-se e ser vista, Emma Thomas prefere passar despercebida. Está mais interessada em simular a perfeição - puxando as mangas para baixo para ocultar as nódoas negras, para que ninguém saiba como a sua vida está longe de ser perfeita. Inesperadamente, encontra o amor. Isso desafia-a a reconhecer o seu verdadeiro valor, correndo o risco de revelar o terrível segredo que tenta desesperadamente esconder.

Uma história sobre o amor transformador, mas também sobre a crueldade indizível e a frágil esperança na vida de uma rapariga.

Rebecca Donovan é autora bestseller do USA Today. Licenciou-se na Universidade do Missouri, em Columbia.
Começou a sua carreira de escritora com livros autopublicados, e foi com a trilogia de que este é o primeiro volume que conquistou a crítica e os leitores em todo o mundo. Vive com o filho no estado norte-americano do Massachusetts.

Para saber mais sobre o livro visite o site da Editorial Presença aqui