terça-feira, 6 de agosto de 2019

[A minha Opinião] As flores perdidas de Alice Hart

Opinião As flores perdidas de Alice Hart

O livro "As flores perdidas de Alice Hart" foi publicado pela Porto Editora, em Outubro de 2018. Acabei por lê-lo em Julho de 2019, para o desafio de leitura do Manta de Histórias e em leitura conjunta com várias seguidoras do blogue. A leitura e a experiência valeram a pena.

O que me atraiu imediatamente para este livro foi a sua capa maravilhosa. Aquele fundo preto e todas aquelas flores coloridas em destaque, é qualquer coisa de belo. Mas não se fica por aqui a beleza do livro. O seu interior também está povoado por imensas flores, a preto, a cada início de capítulo. Com todo este cuidado de apresentação e paginação já ganha imensos pontos. 

Como o título e a capa o indicam, muito desta narrativa anda à volta de flores e seus significados. Flores essas que são usadas para contar uma história, a história de vida de Alice Hart. 

Nos primeiros capítulos conheci a pequena Alice, de nove anos e a sua família. Cedo descobri que Alice é uma criança sonhadora, sensível, que gosta imenso de histórias. Como leitora, senti logo empatia por esta pequena leitora. Essa empatia para com a personagem fez com que, em vários momentos, sentisse a necessidade de a proteger do mal. 

Sem vos querer desvendar muito da história, o que posso dizer é que durante a leitura acompanhamos o crescimento de Alice e descobrimos um pouco mais do seu passado familiar, que está envolto em mistério e tragédia. Há como que uma fatalidade associada às mulheres da sua família, que parece repetir-se de geração em geração. 

Os cenários descritos pela autora, são sempre ricos em cores e flores. Há alturas em que parece que estou na quinta de Thurnfield a sentir o perfume das flores. Além deste pormenor, a autora associa o significado das flores a cada capítulo e avançar da história. Flores e narrativa em perfeita harmonia. A escrita da autora é cuidada e fluída. Os capítulos pequenos facilitam o avançar da leitura. As personagens são muitas mas com algo em comum, estão destroçadas pela vida. 

A evolução da personagem principal é notória ao longo da narrativa. O que posso dizer é que a Alice criança cativou-me mais que a Alice adulta. Em adulta tomou decisões e teve atitudes com as quais não concordei nem me identifiquei. 

No geral, acho que é uma excelente estreia de Holly Ringland. É notório o trabalho de pesquisa feito pela autora, para perceber o significado das flores. Aborda temas sensíveis com muita inteligência e cuidado. A sua escrita sem dúvida que cativa e prende o leitor. Houve pormenores que foram mais bem conseguidos do que outros, mas não retira mérito à autora nem à historia que construiu. 

Ficarei a aguardar com expectativa um próximo romance da autora. Até lá só vos posso recomendar a leitura deste livro e esperar que gostem dele, tanto ou mais que eu. 

Boas leituras!

🌟🌟🌟🌟

4 comentários :

  1. Não li esse.... Estive uns dias na praia com o meu marido e filho e o que é que eu gosto de fazer na praia?? Não, não é ficar a tostar ao sol, é ficar debaixo do guarda sol e devorar livros... Nesses poucos dias que estive de descanso, li livros da Sveva Casatti Modignani: Baunilha e Chocolate, Lição de Tango, A Siciliana, Como estrelas cadentes e Um dia Naquele Inverno... Porque ler transmite-nos paz, faz-nos sonhar e durante aquele momentos em que estamos a ler passamos a imaginar cada personagem, cada expressão descrita... Ler é viver uma aventura na nossa imaginação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafaela, também gosto muito de ler Sveva. Ainda está por ler "Como estrelas cadentes". Quanto a este, As flores perdidas de Alice Hart, recomendo-lhe a leitura.

      Eliminar
  2. Também o li no âmbito da leitura conjunta promovida pelo Desafio de Leitura Manta de Histórias. Não desgostei, mas não é muito a minha praia. No entanto, gostei de participar na iniciativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Grace pela sua participação na leitura conjunta. Gostei do romance mas não me encheu as medidas para merecer as 5 estrelas. Quem sabe num próximo livro da autora.

      Eliminar