quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

[A minha Opinião] O coração vive de sorrisos


"O amor não tem forma, o coração não tem rosto." Uma frase que diz muito das histórias que encontramos neste pequeno livro da Carolina Cruz. 

A autora oferece ao leitor cinco inspiradoras histórias de amor. Cinco personagens principais que fogem ao habitual, o de serem homens e mulheres perfeitos, que muitas vezes se encontram nos livros. Neste livro a Carolina Cruz apresenta-nos pessoas reais, com os seus problemas, os seus defeitos e que buscam o amor. 

Na primeira história conhecemos Cláudio, um homem com paralisia cerebral, mas que é uma inspiração para muitos. Um homem que apesar das dores muitas vezes insuportáveis, não deixa de ter um sorriso para quem o rodeia. Acho que a autora começou com uma história bem forte, que inspira e ao mesmo tempo revolta. É impossível não ficar emocionado. 

Alice é a segunda personagem principal desta leitura. Alice tem trissomia 21 e o sonho de se tornar modelo fotográfico. Tem também uma paixão por um grande amigo de sempre. Alice irá provar-nos que não importa os obstáculos ou desafios que a vida nos coloque, conseguiremos sempre ultrapassá-los confiando em nós e no nosso talento.

Samuel, um jovem que sofre de esquizofrenia, irá dar-nos uma lição de vida poderosa. Quando nos juntamos a más companhias, a vida só pode piorar e nunca melhorar. Samuel encontrou, felizmente, uma pessoa luz, que o encaminhou para o caminho certo. Não há nada que supere a força do amor.

Madalena é uma menina de treze anos, com síndrome de Tourette e com a agravante de sofrer de violência doméstica. Uma temática que está na ordem do dia. Uma história que emociona, que revolta. Senti muitas vezes a necessidade de proteger e abraçar Madalena.

A última história é a de Maria Inês, uma adolescente que sofre de síndrome de Asperger e com uma grande dificuldade em socializar. A mudança de cidade e ambiente será difícil para Maria Inês. Esta será posta à prova, mas os obstáculos superam-se com as pessoas certas do nosso lado. 

Cinco histórias inspiradoras, cinco personagens singulares, cinco histórias que podiam muito bem ser reais. 

Todas estas histórias tinham potencial de se tornarem grandes histórias por si só. Se fossem isoladas, em livros separados dariam belas narrativas. Compreendo a escolha da autora, em trazer-nos todas estas histórias juntas, que no seu todo são um hino ao amor em todas as suas formas. 

Nota-se na escrita da autora a paixão pelas palavras. A grande inspiração é sem dúvida o amor. A grande preocupação é também sensibilizar o leitor para a diferença e a aceitação dessa diferença. A Carolina Cruz tem todo um caminho de evolução à sua frente e vou querer acompanhar o seu percurso. Espero ler brevemente um novo livro. 

Boas leituras!  

🌟🌟🌟

Sem comentários :

Enviar um comentário