terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

[A minha Opinião] A fórmula do amor


Como é sabido, "A fórmula do amor", foi o livro vencedor do Goodreads Choice Awards 2018. Este factor pesou na minha vontade de querer ler o livro. Fiquei bastante feliz pela publicação do livro em português. 

"Ela queria aprender a ser a namorada perfeita. Ele ensinou-lhe muito mais." Stella e Michael, uma dupla muito improvável de personagens, que cativa logo pelas suas diferenças. Stella é uma jovem bem-sucedida, inteligente, bonita, mas com insucesso nos seus relacionamentos amorosos. Esse insucesso advém em parte por sofrer de síndrome de Asperger. Michael é um homem bonito e usa todo o seu charme e beleza como acompanhante de luxo. Não por querer mas por se ver obrigado a isso. O seu caminho cruza-se com o de Stella quando ela o contrata. 

Conhecendo todos estes factores e conforme a leitura vai avançando, é impossível não adivinhar o final da história. Uma narrativa que me fez lembrar do filme "Um sonho de mulher. Duas pessoas de mundos e classes sociais completamente diferentes que acabam por se cruzar e mudar a vida um do outro. 

A autora ganhou pontos ao apresentar duas personagens singulares. Senti muita empatia por Stella e pelas lutas diárias que trava com a sua doença. Confesso que desconhecia por completo esta doença e de como se manifesta. É bom saber que as pessoas que sofrem de síndrome de Asperger conseguem fazer uma vida relativamente normal e serem bem sucedidas profissionalmente. Quanto ao Michael, surpreendeu pela sua personalidade, pelos seus valores, pelo seu talento escondido. É um homem que faz suspirar e apaixonar muitas mulheres. Michael e Stella juntos tornam-se melhores e despertam um no outro felicidade. 

A escrita de Helen Hoang é fluída, simples, com capítulos curtos e rica em diálogos. Existem momentos mais tensos, outros divertidos e outros tantos cheios de sensualidade. A leitura faz-se num abrir e fechar de olhos. 

Um ponto menos bom da leitura, não tem a ver com a escrita da autora nem com a história, mas sim com a revisão feita. Durante a leitura encontrei por diversas vezes palavras trocadas, que alteram o sentido da frase e que me fizeram voltar atrás e ler novamente. É uma situação chata, visto que corta com a fluidez da leitura. 

Em geral foi uma leitura que me agradou. Fez-me sorrir muitas vezes, reflectir outras tantas e deu-me a conhecer uma doença que desconhecia por completo. É sem dúvida uma história que apaixona e traz inspiração. 

Boas leituras

🌟🌟🌟

Sem comentários :

Enviar um comentário