segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Primeiras Palavras - Iluminações de uma Mulher Livre

Iluminações de uma Mulher LivreIluminações de uma Mulher Livre by Samuel F. Pimenta
My rating: 3 of 5 stars

"Iluminações de uma mulher livre" é a minha estreia com a escrita do Samuel F. Pimenta. Escolhi este livro porque se enquadrava no desafio de leitura do Manta de Histórias. Tinha de ler um livro em que a personagem principal tivesse o meu nome, e aqui estava ele.
Esta narrativa conta-nos a história de vida de Isabel, uma mulher citadina que se muda para uma aldeia pequena quando se casa. A sua integração na aldeia é difícil, pois as gentes da aldeia olham-na como uma estranha, uma intrusa. Para além de estar fora da cidade que a viu crescer, vive um casamento que a aprisiona. O seu marido faz de tudo para a controlar e todo os dias tem de viver com os abusos e medos.
Há um dia que tudo muda para Isabel, ela decide libertar-se da prisão que é o seu casamento. Anseia por liberdade e luz e amarrada ao seu marido não o consegue.
É a partir desta ideia de liberdade que vamos conhecendo a história de vida de Isabel e da sua família. Isabel é uma mulher curiosa, inteligente, moderna, sensível. Desde criança que sempre foi muito irreverente e dona do seu nariz. São também a partir dos ensinamentos da sua avó, uma mulher visionária, que Isabel se transforma na mulher que hoje é, uma mulher de liberdade, de natureza, de amor.
Samuel F. Pimenta pegou em várias histórias que são passadas por via da tradição oral e também em figuras históricas, e construiu uma narrativa que é um elogio à mulher, à sua força, à sua coragem, à sua inteligência e sensibilidade.
Foi sem dúvida uma leitura desafiante.
Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário