terça-feira, 2 de outubro de 2018

[A minha Opinião] A minha avó pede desculpa



Esta é a minha estreia com Fredrik Backman. Já me falaram muito bem do seu primeiro livro, "Um homem chamado Ove", que ainda não tive oportunidade de ler. Recebi o exemplar de avanço e personalizado de "A minha avó pede desculpa" e fiquei super curiosa. 

Uma história que tem como narradora uma criança de sete anos, Elsa, incrivelmente inteligente e sensível para a sua idade e por isso diferente da maioria. É centrada na sua relação com a avó, a sua melhor amiga, também ela diferente, também ela marcante. As duas irão construir um mundo de fantasia capaz de fazer frente aos problemas de todos os dias. 

Elsa por ser diferente, enfrenta problemas na escola, e uma das formas que tem de os ultrapassar é refugiar-se nas histórias que a sua avó lhe conta, sobre o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar. Nesse reino mágico, Elsa sente-se integrada, pois ali o normal é ser diferente. 

O autor Fredrik Backman construiu uma bela história, com personagens singulares e fortes, pelas quais se sente empatia mas também desprezo, com uma linguagem acessível, com passagens de uma ternura sem igual e com mundos de fantasia sempre próximos da realidade.  

Este livro mostra-nos como é lidar com a perda daqueles que mais amamos e a importância das histórias nas nossas vidas. Porque afinal os contos de fada não são só para crianças, os adultos também merecem ouvi-los.

Uma narrativa que combina com mestria realidade e fantasia. Um livro sobre a importância dos laços familiares, dos contos de fada e dos super-heróis, quando somos crianças.

Leitura mais que recomendada. 

Boas leituras! 

"Se não gostarmos das pessoas, elas não podem magoar-nos. As crianças de quase oito anos que são muitas vezes descritas como "diferentes" aprendem-no bastante cedo."

"Não tem mal nenhum ser diferente. A Avozinha dizia que só as pessoas diferentes podem mudar o mundo."

"Porque raramente podemos desiludir alguém se estivermos calados. Todas as crianças de quase oito anos sabem disso."

"E é muito, muito difícil ser a pessoa que tem de ficar e viver sem as pessoas que partem." 

2 comentários :

  1. ofereceram me esse livro no meu aniversário e estou desejosa de poder lê-lo !!! Adorei a tua opinião, muito obrigada pela publicação. visita o meu blogue
    fica a par das novidades https://lifebetweenpagesblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua visita e comentário. Acho que também irás gostar do livro. Boas leituras!

      Eliminar