sexta-feira, 8 de junho de 2018

[A minha Opinião] A verdade sobre o caso Harry Quebert


Que livro! UAU! 

Já há imenso tempo que vários leitores e amigas me tinham dito: Tens de ler "A verdade sobre o caso de Harry Quebert", é fantástico." E agora para o desafio de leitura do meu blogue lá decidi dar-lhes ouvidos e mergulhar nesta leitura. A pergunta que me faço é: porque raio não leste o livro mais cedo se o tinhas na estante? Não consigo responder. Ou melhor, até consigo. São muitos os livros a ler.

É importante também referir-vos que esta foi a minha estreia com Joël Dicker, e que estreia. Não podia ter começado melhor. É um livro cinco estrelas. Acho que será difícil igualar ou será que não? Tenho de ler mais livros do autor.

Agora falando desta história incrível, com centenas de páginas para devorar e mais de uma dezena de personagens para conhecer. Que aventura! Tudo isto começa com o desaparecimento, no verão de 1975, da jovem Nola Kellergan. E quem diria que este desaparecimento iria assombrar a vida dos habitantes de Aurora em 2008, tantos anos depois. 

Um cadáver é descoberto no jardim do grande escritor Harry Quebert e é a partir deste acontecimento que toda a narrativa se desenrola.

Apesar de pensar que seria o grande Harry Quebert a narrar esta história fantástica, enganei-me. Quem toma a liderança é o jovem escritor e revelação literária Marcus Goldman. Marcus parte para Aurora, a fim de reencontrar o seu professor e mentor, Harry. Depois da descoberta do cadáver no jardim do mesmo, Marcus acha importante lá estar para apoiar o seu amigo e descobrir toda a verdade escondida. O que Marcus descobre é uma montanha de acontecimentos e intervenientes neste caso. 

E quanto mais lia, mais suspeitava, mais juntava as peças do puzzle, mais baralhada ficava. Nisso o autor Joël Dicker foi fenomenal. Deixou-me sempre agarrada ao livro e com a cabeça às voltas. A certa altura fiquei com receio que tanta personagem me deixa-se confusa mas acabou por não se confirmar. O autor é um mestre em deixar o leitor no caminho certo. 

A forma como Joël Dicker construiu a história e as personagens é fantástica. Não é só a personagem principal que merece a atenção do autor, são todas as personagens secundárias. Todas elas bem construídas e com histórias de vida curiosas, que desta forma enriquecem a história principal. Quase posso dizer que o autor nos ofereceu histórias dentro de uma história e em todas elas houve uma personagem principal.  

Joël Dicker construiu aqui uma história inacreditável, sem me dar um único momento de descanso. Incrível! Mais não vos posso contar sobre o livro. Não quero ser desmancha prazer e quero mesmo que leiam este livro. Mas não façam como eu, não o tenham tanto tempo na vossa estante. Se lá está neste momento e ainda não o leram, leiam-no de seguida. Não se vão arrepender! 

Eu por agora fico ansiosamente a aguardar pela chegada do próximo livro do autor, "O desaparecimento de Stephanie Mailer". Julho, chega rápido!

Mais que recomendado. LEIAM! 

Sem comentários :

Enviar um comentário