sexta-feira, 2 de março de 2018

[A minha Opinião] Reino de Feras



Quando o mundo é uma selva, as mães tornam-se leoas. Até onde vai uma mãe para proteger o seu filho? Esta é a grande premissa deste livro. Seria uma grande premissa se, no meu ver, tivesse sido bem explorada. Quanto às feras, onde estão? 

Joan e Lincoln, respectivamente mãe e filho, são as personagens centrais deste thriller. Pelo que é avançado na sinopse, mãe e filho vão passear a um jardim zoológico. Um dia que esperavam normal transforma-se num pesadelo.

As primeiras páginas que li senti que poderia estar perante uma grande história. Primeiro porque nunca tinha lido um livro que se passasse num espaço semelhante. Segundo porque estas personagens iam estar fechadas num espaço com animais ferozes. Terceiro porque é impossível controlar as necessidades de uma criança de quatro anos, quando se está a fugir e a esconder do perigo. 

A grande narradora é Joan, que por entre acontecimentos presentes e memórias passadas, vai contando a sua história. É posta durante a narrativa em situações algo difíceis, e questiona-se inúmeras vezes se estará  a agir correctamente. Algumas das atitudes da personagem são incompreensíveis e algo prejudiciais ao desenrolar da história. A meu ver a autora poderia ter ido por outro caminho.  

Lá pelo meio aparecem outras personagens, narradoras, que nos dão outra visão dos acontecimentos. Acho que deviam ter aparecido mais vezes, para dar mais acção à história. Na minha opinião o livro pecou por se arrastar nas divagações de Joan, por não ter mais momentos altos, intensos, que me fizessem agarrar mais avidamente ao livro.

Há acontecimentos na história que não foram bem explicados e explorados. O cenário tinha imenso potencial mas as feras não tiveram destaque como seria desejado. As motivações para o mal de algumas personagens ficam por compreender e o final em aberto não me cativou. 

De enaltecer a escrita da autora, que torna a leitura fácil. A personagem Lincoln, no meu ver, é a mais cativante. E o espaço em que decorre toda a acção, que acho original. Li em poucos dias o livro mas a leitura não me entusiasmou.

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário