sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

[A minha Opinião] A Arte da Boa Vida


Fui desafiada pela Editora Temas e Debates a ler "A Arte da Boa Vida". Confesso-vos que ler este género de livros não é a minha praia, mas arrisquei. Posso dizer-vos que não estou arrependida.

Rolf Dobelli oferece uma leitura fácil, com uma linguagem acessível, exemplos práticos e capítulos pequenos. Em 52 capítulos, o autor mostra ao leitor vários caminhos para alcançar uma boa vida, a felicidade. 

Através de vários estudos científicos, ensinamentos filosóficos ou práticas de gestão, Rolf Dobelli descodifica essas várias visões do mundo e, de forma simples, dá exemplos de como viver melhor. De Séneca a Warren Buffett, passando por São Mateus, são usados ensinamentos dos mesmos pelo autor, como referências.

De entre os vários capítulos, eu como leitora identifiquei-me muito com o capítulo "Ler menos mas em duplicado, por uma questão de princípio". Neste capitulo o autor deixa indicações de que devemos escolher bem as nossas leituras, porque o tempo é precioso. "Após os trinta anos, a vida já é demasiado curta para perdermos tempo com maus livros." Concordo com o autor. Antes não gostava de deixar uma leitura a meio. Agora se o livro não me cativa, passo a outro. 

Outro capitulo bastante interessante é o "Dizer não em cinco segundos". Quando alguém nos pede um favor, em vez de dizer o sim espontâneo tão enraizado em nós, devemos aplicar a regra dos cinco segundos e pensar na questão. Se o fizermos, a maioria das vezes sairá um não, em vez do tão habitual sim. Warren Buffett diz: "A diferença entre as pessoas bem-sucedidas e as muito bem-sucedidas é que estas últimas dizem não a quase tudo." Ora aqui está uma regra a adoptar.

Muitos mais capítulos podia referenciar mas quero que vocês também descubram este livro. São vários os temas abordados pelo autor, como a gratidão, a modéstia, a inveja, a atenção, as memórias, as preocupações, o sucesso profissional, etc. Para todos estes temas o autor deixa-nos uma sugestão prática daquilo que devemos fazer para alcançar uma boa vida. 

É um livro que pode ser lido de seguida, ou então ler calmamente um capítulo por semana, já que são apresentados 52 caminhos para a felicidade. 

Como complemento aos capítulos apresentados, sou ainda presenteada com as fabulosas ilustrações de El Bocho, que a meu ver, são um complemento fantástico aos textos apresentados. Podem saber mais sobre o ilustrador aqui: www.elbocho.net 

Só me resta aconselhar-vos a ler este livro e a retirarem o que acharem útil para a vossa vida. Eu já retirei alguns conselhos, espero que vocês façam o mesmo. 

Boas leituras! 




    Saiba mais sobre o livro aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário