terça-feira, 19 de setembro de 2017

[A minha Opinião] Um Mais Um


Os leitores que acompanham o Manta de Histórias mais atentamente, sabem que sou fã de Jojo Moyes. "Viver depois de Ti" é um dos meus livros favoritos, e não passo sem o recomendar a toda a gente. Estava muito curiosa em relação a este novo livro. Fiz umas pesquisas e as opiniões que li foram sempre muito favoráveis. Parti para a leitura com a expectativa de encontrar novamente uma bela história. Posso dizer-vos que a autora não me desiludiu. 

Jojo Moyes traz novamente uma história tocante, onde os protagonistas, menos favorecidos socialmente, têm uma grande lição de vida a dar aos leitores. As personagens são todas elas singulares e cativantes. Dei por mim a torcer por cada uma delas e a emocionar-me. Jess é uma mãe coragem e batalhadora, que por mais pancada que leve da vida, não se deixa abater e luta sempre. Tanzie, filha de Jesse, é um pequeno prodígio. É uma menina inteligente, com um talento enorme para os números e de uma ternura cativante. Nicky é um adolescente a passar um mau bocado, que luta para encontrar o seu verdadeiro lugar. Ed é um homem de sucesso, que se vê enredado numa teia de problemas e não sabe como sair deles. Estas quatro personagens juntas, são fantásticas. 

Apesar de se centrar muito no drama familiar de Jess e de Ed, este não é um romance pesado e melancólico. Nele têm lugar temas sérios como a pobreza, o bullying, a educação, o tráfico de informação privilegiada, a negligência parental. Apesar de toda a seriedade exigida aos temas, a autora soube tratá-los de forma inteligente, oferecendo ao leitor a sensibilidade exigida mas também momentos leves e de muito humor.

Durante a leitura passei por vários estados emocionais: de alegria, de tristeza, de ternura, de divertimento, de paixão. Quando uma leitura me causa todas estas várias emoções, sei que estou perante um livro que vale todo o meu tempo e que só o posso recomendar a outros leitores.  

É uma história inspiradora, cheia de bons valores e de esperança. A mensagem é forte: coisas boas acontecem a quem acredita. Deixem-se levar por Jess, Tanzie, Nicky e Ed. Eles têm tanta coisa para nos ensinar. Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário