quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

[A minha Opinião] Grandes Histórias de Amor O Livro dos Amantes


Confesso que o que me atraiu logo para este livro foi o seu título. Eu como romântica incurável tinha obrigatoriamente de o ler. José Jorge Letria faz um brilhante trabalho de pesquisa e escrita neste livro. O leitor viaja por várias épocas da História e conhece variadas histórias de amor. Todas elas com a sua dose de paixão, loucura e tragédia, não fossem estas, histórias de amor.

Nesta páginas ficam eternizados amores que a História não esqueceu. Amores que raramente têm finais felizes. Amores de fins trágicos, marcados pela loucura, pelo sofrimento, pela perda, pela ausência, pela revolta ou solidão. 

As várias histórias de amor são narradas de forma muito sucinta, de forma a extrair o essencial do romance e conhecermos um pouco os seus protagonistas. 

José Jorge Letria não faz distinção de género, de orientação sexual, religião, classes sociais. Todas as histórias de amor têm aqui lugar. Das mais famosas às menos famosas, todas aconteceram e merecem as linhas escritas sobre elas.

Revivi os romances de D. Pedro e D. Inês de Castro, de Almeida Garrett e a viscondessa Luz, de Oscar Wilde e Lord Alfred Douglas, de Napoleão Bonaparte e Josefina, de Marie e Pierre Curie, entre muitos outros. São romances que valem a pena ser lidos, pela intensidade com que foram vividos e por se prolongarem por toda a eternidade. 

Percam-se nas páginas deste livro, que são um regalo para os olhos e que nos fazem recordar que "o coração tem razões que a razão desconhece", como diria Pascal. 

Boas leituras!  

Sem comentários :

Enviar um comentário