terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

[A minha Opinião] Equação de um Amor


Confesso que o título do livro Equação de um Amor despertou em mim muita curiosidade. O amor é imprevisível, as pessoas são imprevisíveis, e partir do princípio que há uma equação ou ciência exacta que o explique é loucura. Assim pensei eu! Depois ao ler a sinopse encontrei a seguinte frase: Depois de entrarem em contacto, nada pode separar duas partículas quânticas. Estava a semente lançada à terra. 

O narrador desta história é a personagem principal, Lea. É ela que nos guia durante um espaço temporal com mais de 20 anos. Acompanhamos o crescimento de Lea desde a sua adolescência até à idade adulta. Entre viagens que nos levam constantemente do presente até ao passado de Lea, o leitor é guiado até momentos chave da vida da personagem para melhor perceber o momento actual. São esses constantes avanços e recuos que permitem conhecer melhor todos os personagens da história. É também esse mesmo facto que motiva a leitura e não deixa que a mesma se torne, de alguma forma, monótona.

Em relação à personagem principal, causou-me grande conflito. Tive uma espécie de amor/ódio por esta personagem. Lea é uma mulher bonita, inteligente, talentosa, aventureira, uma romântica incurável. É essa fé inabalável no amor que a faz, consciente ou inconscientemente, anular-se numa relação romântica. Não toma as rédeas da sua vida, deixa que decidam por ela. É esta anulação de si própria que a faz cair demasiadas vezes numa relação sem futuro. É esta fraqueza que a faz cair demasiadas vezes em braços que não a merecem. É a sua teimosia em querer salvar quem não quer ser salvo que a coloca em constante perigo. Muitas vezes quis gritar e abanar a personagem. Mas é como diz a célebre frase: o amor tem razões que a própria razão desconhece. 

Giacomo é a outra partícula desta história. É a dor de cabeça, o amor não correspondido de Lea. Giacomo é um homem inteligente, sombrio, atormentado, desligado, um matemático que se rende à literatura, e que tem a sorte de encontrar Lea. A sua incapacidade de amar, de se ligar a alguém irá ter consequências devastadoras na vida de Lea. 

Vittório aparece nesta história como um anjo salvador. É um advogado de sucesso, inteligente, confiante, atraente, que sabe bem o que quer da vida e o que fazer para o conseguir. Com Lea é amor à primeira vista e luta para a ter em sua vida. Mas será o seu amor suficiente?

Entre Roma e Singapura, duas realidades distintas, acompanhei as tribulações do coração de Lea. O seu conflito interior entre um amor do passado, perigoso mas fascinante e o seu amor do presente, seguro e protector. É este conflito que alimenta a história. É o fascínio de Lea por Giacomo que dá a conhecer ao leitor os caminhos tortuosos do amor. E em tudo isto, ainda há a mão de um destino e da física quântica para tornar tudo mais interessante. 

Foi uma leitura que gostei de fazer, pela originalidade da história, pela escrita inspiradora da autora, pelas personagens que sem dúvida mexeram comigo, e pela caminhada que é sempre imprevisível até ao final do livro. 

Só vos posso recomendar a leitura e avisar-vos que depois de entrarem em contacto com este livro, nada vos pode separar. 

Boas leituras!   

Saiba mais sobre o livro no site da Editorial Presença aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário