segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Política de A a Z. de Pedro Correia e Rodrigo Gonçalves - Novidade Contraponto


Título: Política de A a Z
Autores: Pedro Correia e Rodrigo Gonçalves
N.o de páginas: 312
Capa: Capa mole - 15 x 23,5 cm
PVP: 16,60€

Sinopse
Quem nunca se questionou relativamente a algum destes conceitos?
O que é um assessor? O que significa balcanização? Pode um Estado promover o ateísmo? O que é o maniqueísmo e porque usamos erradamente a palavra? O que é a imunidade parlamentar (e o que a distingue da imunidade diplomática)? O que é a democracia orgânica e o que a distingue da democracia popular? E o que é a cleptocracia? E a meritocracia? Porque é que a desobediência civil é um dever? O que é o culto da personalidade e o que tem isso a ver com o maoísmo? Porque é que coabitação não tem a ver com coligação? Qual a diferença entre socialismo utópico e socialismo científico – e, já agora, socialismo real? O que significa a expressão quinta-coluna? O que é a partidocracia? O que é a plutocracia? O que tem a ver o positivismo com a política? O que foi o Gulag? E a ANP? O que é uma distopia? Um conservador pode ser liberal? E as diferenças entre centro, centrão, centralismo e centralismo democrático? Existem, mesmo, barões na política portuguesa? E caciques? Qual a diferença entre comentador e comendador? E entre Estado-nação e Estado de Nações? Leninismo e estalinismo são a mesma coisa? O que é a inflação e porque é que ela também é perigosa? O que é o jiadismo? O MRPP foi importante? E o PRD? E o PREC? E o PIB? Qual a diferença entre liberalismo e neoliberalismo? Ainda há miguelistas na política portuguesa? O que foi o Conselho da Revolução e o que o distingue do Conselho de Estado?

Pedro Correia tem uma carreira de 30 anos de jornalismo. Atualmente é consultor de comunicação e um dos autores (desde 2009) do blogue Delito de Opinião, onde escreve com frequência diária. É autor dos livros Presidenciáveis (2005) e Vogais e Consoantes Politicamente Incorrectas do Acordo Ortográfico (2014) e ainda coautor e coordenador de Novo Dicionário da Comunicação (2015).

Rodrigo Gonçalves é licenciado em Ciência Política, tem o grau de Mestre em Ciência Política, Cidadania e Governação, além de um MBA em Liderança e Gestão de Negócios. Atualmente é consultor na área da Liderança e Gestão de Negócios, assessor na Câmara Municipal de Lisboa e deputado na Assembleia Municipal. Escreve no blogue Kapagêbê e é também autor de vários artigos de opinião na imprensa escrita e online.

Sem comentários :

Enviar um comentário