segunda-feira, 10 de outubro de 2016

[A minha Opinião] Viver sem Ti


Depois de ler "Viver Depois de Ti" em 2013, fiquei emocionalmente destruída, tão dramática foi a história de Will e Clark. A ressaca literária foi enorme. É um dos livros que mais me marcou até à data. Igualar as emoções que senti com esse livro é tarefa quase impossível para a Jojo Moyes neste "Viver Sem Ti".

Os leitores pediram e a autora trouxe-nos de volta a Clark. Foi bom saber como continuou a sua vida depois da perda do seu grande amor Will. A Jojo Moyes dá-nos o privilégio de acompanhar a Clark numa fase em que procura respostas e motivos muito fortes para seguir em frente. Perder alguém é sempre devastador e a autora conseguiu transmitir esse sentimento de perda e abandono de forma tão verdadeira e real.

A perda da Clark e as decisões que tomou no passado afectaram a sua família mais do que imaginava. Quando regressa à sua terra natal, que é também a terra de Will, dá-se conta do impacto que sofreu a sua família perante a escolha que tomou. É insuportável para Clark saber que os afectou grandemente. 

A família é sem dúvida a temática central deste livro. A história de duas famílias que seguiram com a sua vida depois de um acontecimento catastrófico. Os desafios que têm de ultrapassar diariamente, a luta por se manterem unidos nos bons e maus momentos, a coragem para seguirem por caminhos diferentes, o amor incondicional que faz da família porto de abrigo.     

Durante a leitura foram muitos os momentos e as passagens que me deixaram com as emoções à flor da pele. Momentos em que me apeteceu proteger as personagens, outros em que me apeteceu gritar-lhes. As surpresas, reviravoltas e emoções não se esgotam neste livro. Afinal, o amor, é uma montanha russa de sentimentos, dúvidas, desilusões e incertezas.  

Não me senti terrivelmente esgotada emocionalmente como no primeiro livro "Viver depois de Ti" mas este "Viver Sem Ti" é, à sua maneira, emocional. Acabei a leitura de lágrimas nos olhos e um nó na garganta. Só posso agradecer imenso à autora por ter trazido aos leitores um pouco mais da vida da Louisa Clark. Já tinha saudades!

Só posso terminar a opinião com este incentivo: LEIAM!

Boas leituras!

Sem comentários :

Enviar um comentário