segunda-feira, 30 de março de 2015

[A minha Opinião] O Tigre


Primeiro tenho de dar os parabéns à Editorial Presença por esta capa magnífica. Sem dúvida que apela à leitura do livro. 

Para quem ama a natureza, tem interesse pela vida animal, curiosidade em relação à relação de convivência entre homem/tigre, quer saber mais sobre a sobrevivência de espécies protegidas e aprender mais sobre uma das regiões mais inóspitas do planeta, este é o livro certo. 

John Vaillant, nesta obra de não-ficção, oferece ao leitor descrições impressionantes da floresta de Primorye, na Sibéria, um dos lugares mais inóspitos no Extremo Oriente da Rússia. Além de cenários impressionantes, acompanhei a história arrepiante de Yuri Trush, chefe da brigada da unidade de Inspeção de Tigres. Estas brigadas existem para protegerem os tigres siberianos, mais precisamente o tigre amur. 

Durante esta narrativa vou conhecendo melhor o ambiente que rodeia a equipa de Trush, todas as pessoas e grupos que vêm com maus olhos o trabalho desta brigada, os perigos que se escondem naquela densa floresta, mas também as riquezas naturais que só ali existem e que maravilham qualquer amante da natureza. 

Esta história fica arrepiante quando começam a haver ataques violentos e bastante sangrentos a vários homens, por parte do tigre amur. Estes ataques são estranhos visto serem de carácter vingativo. Mas o que estará a levar este grande felino a agir de forma tão mortal? Fica a curiosidade no ar. Eu desde o início da leitura tive as minhas suspeitas, mas não as vou revelar. 

São estes ataques violentos que levam a equipa de Trush a correr um grande perigo, mas têm de descobrir o tigre e o motivo que o leva a atacar humanos.

O autor partilha connosco fotografias e entrevistas com as pessoas envolvidas neste assombroso relato. Partilha também preocupações relativas à protecção deste majestoso animal que é o tigre. Estes animais estão sempre em constante perigo. A qualquer hora podem ser abatidos, por desporto, por vingança, por dinheiro, para fins medicinais, etc. O tigre é uma relíquia e deve ser-lhe permitido viver livremente e em segurança. É de louvar o trabalho de tantos homens que todos os dias lutam para que esta espécie não desapareça do mundo, e que a relação entre homens e tigres seja de mútuo respeito. 

Este livro é, sem dúvida, um livro aberto e sincero sobre um dos animais mais carismáticos do nosso planeta, um animal majestoso que impõe respeito. É também um louvor aos homens corajosos que todos os dias arriscam a vida para protegerem este grande animal.

Espero ter convencido todos os amantes da natureza a lerem este impressionante relato. 

Boas leituras!     

[A minha Opinião] A Mecânica do Coração


"Se passares a vida a ter cuidado para não partires nada, vais-te aborrecer muito, sabes? Eu não conheço nada mais divertido que a imprudência!"

Este livro já estava à demasiado tempo parado na minha estante e ainda bem que me deu ganas de o agarrar e ler. Este livro é um pequeno tesouro, sem dúvida alguma. Obrigada a uma grande amiga que mo ofereceu.

A primeira impressão que tive quando comecei a leitura foi de surpresa absoluta. A escrita de Mathias Malzieu é pura poesia. A forma como ele brinca com as palavras, como constrói cenários, como descreve sentimentos, é extraordinário e singular. Parece que alguém nos canta ao ouvido as suas palavras. É tudo tão certo.

Jack, personagem principal deste romance, nasce no dia mais frio de Edimburgo. Como consequência, o seu coração nasce frágil. Como forma de salvação, é-lhe colocado um relógio de madeira no seu peito, para ajudar o seu coração a funcionar. Por ter um coração tão fraco, Frank está proibido de viver as emoções do amor, visto o amor ser perigoso para o seu coração.

Com o decorrer da leitura, vou ficando cada vez mais envolvida na história e na singular personalidade de Frank, um homem disposto a morrer por amor, a lutar pelo amor, a sonhar por amor.

É uma história inspiradora, com personagens tão diferentes do habitual, com uma envolvência sombria, que me faz tanto lembrar Tim Burton, e uma lição de vida que me encanta e dá coragem.

Façam o favor de ler este livro, não se vão arrepender. É magnífico!

Boas leituras! 

O Diário de Mary Berg de Mary Berg - Novidade Vogais


Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 352
Editor: Vogais
ISBN: 9789898491404
PVP: 19,99€

Sinopse
Em 1939, no dia do seu décimo quinto aniversário, enquanto as forças nazis apertavam o cerco sobre Varsóvia, Mary Berg começou a escrever este diário. Nesse momento, ela ainda não sabia que, quatro anos depois, teria preenchido 12 cadernos com as suas memórias do terror nazi, recordando com detalhes vívidos alguns dos mais importantes e dramáticos acontecimentos do século XX.
Desde o cerco das forças alemãs a Varsóvia até à final, e brutal, supressão da Insurreição do Gueto, Mary Berg documenta a provação dos refugiados, a luta diária pela sobrevivência, os recrutamentos forçados de judeus, as deportações e o heroísmo dos lutadores da Resistência que se ergueram contra a opressão alemã.
Libertada através de uma troca com um prisioneiro dos Aliados, Mary Berg levou consigo os cadernos que escrevera durante quatro anos. Ao fazê-lo, deixou-nos um dos documentos mais extraordinários da Segunda Guerra Mundial: publicado originalmente em 1945, este diário foi o primeiro a revelar a verdade sobre o Holocausto, um dos capítulos mais negros da História contemporânea.

Primeiras páginas do livro disponíveis, aqui.

Sobre a autora
Sobrevivente do Holocausto, Mary Berg (1924–2013) foi libertada do Gueto de Varsóvia em 1943, refugiando-se com a sua família nos Estados Unidos da América.
Foi ali que, com a ajuda do jornalista S. L. Shneiderman, organizou os 12 cadernos que escreveu enquanto esteve presa no gueto de Varsóvia, produzindo esta obra, originalmente publicada em 1945, e que a Vogais agora edita, pela primeira vez, em Portugal.

«Esta extraordinária e arrepiante memória é uma leitura essencial para todas as pessoas.» Independent

«Um dos relatos mais dramáticos e devastadores sobre a Segunda Guerra Mundial… Um livro corajoso e inspirador.» - The New Yorker

«Um registo impressionante do terrorismo.» - Kirkus Reviews

quinta-feira, 26 de março de 2015

Suite Francesa de Irène Némirovsky - Novidade Dom Quixote


Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 584
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722057196
PVP: 22,90€
Disponível a partir de 31-03-2015

Sinopse
Suite Francesa é, ao mesmo tempo, um brilhante romance sobre a guerra e um documento histórico extraordinário. Uma evocação inigualável do êxodo de Paris após a invasão alemã de 1940 e da vida sob a ocupação nazi, escrito pela ilustre romancista francesa Irène Némirovsky ao mesmo tempo que os acontecimentos se desenrolavam à sua volta.
Embora tenha concebido o livro como uma obra em cinco partes (com base na estrutura da Quinta Sinfonia de Beethoven), Irène Némirovsky só conseguiu escrever as duas primeiras partes, Tempestade em Junho e Dolce, antes de ser presa, em Julho de 1942. Morreu em Auschwitz no mês seguinte. O manuscrito foi salvo pela sua filha Denise; foi apenas décadas depois que Denise descobriu que o que tinha imaginado ser o diário da mãe era na verdade uma inestimável obra de arte, que viria a ser aclamada pelos críticos europeus como um Guerra e Paz da Segunda Guerra Mundial.
Romance assombroso, intimista, implacável, desvelando com uma lucidez extraordinária a alma de cada francês durante a Ocupação (enriquecido e completado pelas notas e pela correspondência de Irène Némirovsky), Suite Francesa ressuscita, numa escrita brilhante e intuitiva, um momento decisivo e marcante da nossa memória colectiva.

terça-feira, 24 de março de 2015

Passatempo Especial 3º Aniversário - Quando o Sol Brilha


Com o precioso apoio da Marcador, temos para oferecer um exemplar do livro Quando O Sol Brilha. Para se habilitar a ganhar este exemplar, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 24 de Março até às 23h59m de 31 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio do livro por correio.
Boa sorte!

segunda-feira, 23 de março de 2015

Passatempo Especial 3º Aniversário - Cada Dia É Um Milagre


Com o precioso apoio da Bizâncio, temos para oferecer um exemplar do livro Cada Dia É Um Milagre. Para se habilitar a ganhar este exemplar, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 23 de Março até às 23h59m de 30 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio do livro por correio.
Boa sorte!


Passatempo Especial 3º Aniversário - A Cada Dia


Com o precioso apoio da Topseller, temos para oferecer um exemplar do livro  A Cada Dia. Para se habilitar a ganhar este exemplar, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 23 de Março até às 23h59m de 30 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio do livro por correio.
Boa sorte!

sábado, 21 de março de 2015

Passatempo Especial 3º Aniversário - Mistério Na Califórnia


Com o precioso apoio da Quinta Essência, temos para oferecer um exemplar do livro  Mistério Na Califórnia. Para se habilitar a ganhar este exemplar, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 21 de Março até às 23h59m de 28 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio do livro por correio.
Boa sorte!


Passatempo Especial 3º Aniversário - Não Sou Esse Tipo de Miúda + John e George

 


Com o precioso apoio da Editorial Presença, temos para oferecer um pack com dois livros: John e George + Não Sou Esse Tipo de Miúda. Para se habilitar a ganhar este pack, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 21 de Março até às 23h59m de 28 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio dos livros por correio.
Boa sorte!



Saiba mais sobre os livros no site da Editorial Presença, aqui e aqui.

Não Sou Esse Tipo de Miúda de Lena Dunham - Novidade Editorial Presença


Título Original: Not That Kind of Girl
Tradução: Maria de Almeida
Páginas: 288
Coleção: Diversos Guias Práticos No 82
PREÇO COM IVA: 16,50€
ISBN: 978-972-23-5529-2

Sinopse
Os anos noventa tiveram Bridget Jones. A primeira década do novo milénio teve Carrie Bradshaw de O Sexo e a Cidade. Agora é o momento de Lena Dunham, a aclamada criadora, produtora e protagonista da série GIRLS.
A autora surpreende-nos com um divertidíssimo, sábio e sincero conjunto de reflexões pessoais que a convertem numa das mais talentosas jovens escritoras da atualidade. Em Não Sou Esse Tipo de Miúda, a autora aborda as experiências típicas de quem está a entrar na vida adulta: apaixonar-se, sentir-se só, pesar cinco quilos a mais não obstante só ingerir alimentos saudáveis, ter que falar numa sala repleta de homens com o dobro da sua idade ou encontrar o amor verdadeiro. 
Não Sou Esse Tipo de Miúda é uma obra criativa e inteligente, que capta de forma notável a comédia que tantas vezes se esconde nos acontecimentos mais comuns do dia-a-dia. O livro mais divertido do ano!

Lena Dunham é uma autora norte-americana famosa pela série de televisão Girls, da qual é, para além de protagonista, criadora, produtora e realizadora. Com esta série, foi nomeada para oito Emmys e ganhou dois Globos de Ouro, incluindo o de Melhor Atriz. Em 2013, foi considerada uma das Personalidades do Ano pela revista Time. Foi a primeira mulher a ser distinguida com o Directors Guild of America. Não Sou Esse Tipo de Miúda tornou-se um bestseller e foi considerado um dos melhores livros do ano pelas publicações The New York Times, Globe and Mail, Library Journal e Buzzfeed. Tem direitos vendidos para 26 países. Lena Dunham vive em Brooklin, Nova Iorque.

Para saber mais sobre este livro visite o site da Editorial Presença, aqui.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Passatempo Especial 3º Aniversário - O Prazer é Todo Nosso + Piso 3 Quarto 313 + Nô e Eu


Com o precioso apoio da Guerra e Paz, temos para oferecer um pack com três livros: O Prazer é Todo Nosso, Piso 3 Quarto 313 e Nô e Eu. Para se habilitar a ganhar este pack, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m de 27 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio dos livros por correio.
Boa sorte!


Passatempo Especial 3º Aniversário - Trilogia Este Homem


Com o precioso apoio da Planeta, temos para oferecer um pack com três livros: O Amante, Obsessão e Confissão. Para se habilitar a ganhar este pack, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m de 27 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio dos livros por correio.
Boa sorte!

quinta-feira, 19 de março de 2015

[A minha Opinião] A Minha Casa É Onde Está O Coração


Há muito que ansiava ler um livro de Toni Morrison e com este "A Nossa Casa É Onde Está O Coração, realizei a minha intenção. Confesso que me deixei conquistar pela capa e pelo apelativo título do livro. Mesmo antes de o ler já imaginava possíveis histórias para o livro. 

Este livro é uma viagem emotiva e profunda ao intimo de um homem, Frank. O retrato que me é passado, através de palavras certeiras e sábias, é de um homem profundamente marcado pela guerra, marcado pela família, marcado pela sua infância, marcado pelos seus fantasmas. Um homem que busca tranquilidade de alma, de espírito e que irá encontra-la no lugar que menos esperava.   

Pela sua própria voz, Frank levou-me por uma viagem até uma América, profundamente marcada pela segregação racial, onde pessoas se batem todos os dias, pelo seu direito a estar e a ser elementos respeitados de uma sociedade. Infelizmente, ainda hoje e muitos anos passados, a realidade não é perfeita. Actualmente ainda se vê muitas noticias de conflitos raciais, no liberal país americano.

Toni Morrison oferece-nos um romance com poucas personagens, mas que deixam a sua marca, por variadas razões. Umas pela sua coragem, outras pela sua ruindade, outras pela sua verdade, mais mais importante ainda, pelo amor que sentem. Frank e Cee, serão sempre personagens marcantes, pelo amor de irmãos que os une e que os salva. 

Foi uma leitura que fiz sem dar pelo tempo passar. É sinal que estava envolvida na história e na escrita inquietante de Toni Morrison. Precisamos ler mais livros como este. Livros que nos fazem reflectir e que nos demonstram o real sentido da vida. 

Depois desta descoberta, irei querer ler mais livros da autora. As suas histórias ficam connosco muito depois do livro fechado. 

Boas leituras! 

[A minha Opinião] Amar Não É Pecado


Este ano, para mim, está a ser um ano de muitas estreias literárias. Flávio Capuleto com este romance Amar Não é Pecado, é uma delas. 

A capa do livro e o titulo chamaram-me logo a atenção. Calculei logo que o tema central do livro fosse polémico e abordasse uns quantos tabus religiosos. Não me enganei. 

Este romance de Flávio Capuleto tem um tema central, o celibato dos padres, coloca em discussão esta regra imposta pela igreja, aos padres, com fundamento na doutrina e vida de Cristo. Mas se fossem descobertas escrituras que provassem o contrário? Que provassem que afinal Jesus amou uma mulher? Alteraria a igreja a sua doutrina? Permitiria o casamento dos padres?

Apesar de este romance ser ficção traz à discussão o porquê dos padres não puderem constituir família. O porquê das mulheres não terem um papel de maior relevo na igreja. O porquê dessas mudanças virem a abalar o seio da Igreja Católica. Não terá a igreja de acompanhar o evoluir da nossa sociedade? Se não o fizer, não estará a distanciar-se cada vez mais da sociedade? Muitas perguntas deixadas no ar neste romance. 

Gostei da dupla Valéria del Bosque e Luís Borges. É interessante ver um investigador português no meio de uma trama, que poderá ter consequências chocantes e drásticas para o Vaticano e para os católicos. Não li o livro anterior, onde estás mesmas personagens fazem história. Muita da confiança e cumplicidade desta dupla é construída no livro anterior. Mesmo assim, não senti falta dessa leitura e envolvi-me nesta nova história sem qualquer problema. 

O surgimento de um manuscrito que prova que Jesus amou Maria Madalena, ameaça a Santa Sé. Este é o mote para toda esta narrativa. Trará consigo muita aventura, mistério, perigos a cada esquina e uma grande teia de conspirações. Há forças contrárias que querem a todo o custo que o manuscrito desapareça e que  a investigação levada a cabo por Valéria e Luís seja um falhanço completo. 

No meio de bispos, padres, cardeais, simbologistas, máfia  russa, prostitutas e criminosos, o autor soube envolver o leitor na história, aguçando a curiosidade com factos históricos, viajando para lugares como Jerusalém, Damasco, Roma, Moscovo. Nalguns momentos senti alguma precipitação na acção, com acontecimentos a decorrerem rápido de mais. Fora isso, é uma boa leitura, que levanta questões e impõe uma reflexão. 

Fica a curiosidade de ler Inferno no Vaticano e descobrir mais histórias intrigantes. 
Boas leituras!

Passatempo Especial 3º Aniversário - O Espião Português


Com o precioso apoio do autor Nuno Nepomuceno, temos para oferecer um exemplar do livro: O Espião Português. Para se habilitar a ganhar este livro, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 19 de Março até às 23h59m de 24 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e o autor não se responsabilizam por eventuais extravios no envio do livro por correio.
Boa sorte!


quarta-feira, 18 de março de 2015

Passatempo Especial 3º Aniversário - Carolina 1 e 2


Com o precioso apoio da Matéria-Prima Edições, temos para oferecer um pack com dois livros: Carolina 1 Contado... Ninguém Acredita! e Carolina 2 Porquê?! Mas... Porquê?!. Para se habilitar a ganhar este pack, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 18 de Março até às 23h59m de 22 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio dos livros por correio.
Boa sorte!

terça-feira, 17 de março de 2015

Passatempo Especial 3º Aniversário - A Fada Carolina


   


Com o precioso apoio da Dinalivro Edições, temos para oferecer um pack com três livros: A Fada Carolina – A Escola dos Nove Desejos, A Fada Carolina – Desejos e Vitórias e A Fada Carolina – Maquilhagem Mágica. Para se habilitar a ganhar este pack, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 17 de Março até às 23h59m de 22 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio dos livros por correio.
Boa sorte!


[A minha Opinião] A Seleção


Foi impossível não me apaixonar por este livro assim que o vi. A capa está fabulosa e ao vivo e a cores ainda é mais maravilhosa. A Marcador está de parabéns, por esta aposta editorial. 

"A Seleção" é o primeiro livro de uma série com o mesmo nome. Neste primeiro livro sou apresentada a 35 candidatas que lutam por uma coroa e por conquistar o coração de um príncipe. É impossível não me sentir no meio de um conto de fadas. Aqueles contos de fadas, de príncipes e princesas, que ouvia quando era criança. 

Este conto de fadas é bem diferente dos da minha infância. Aqui é-nos apresentado um jovem país, Illéa, enfraquecido por colónias clandestinas que lançam ataques frequentes aos réis. A sociedade está organizada por castas, do Um até ao Sete. O Sete é a casta mais baixa desta sociedade, vivem miseravelmente. O Um, a casta que melhor vive e que mais riqueza tem. 

America Singer, uma das personagens principais, é uma Cinco. Uma casta composta por artistas e músicos clássicos. É o talento que lhe dá o rendimento a si e à sua família, rendimento esse que varia consoante a mudança de estações.   

A tábua de salvação para muitas castas é a oportunidade de ver as suas filhas na eleição da Princesa de Elléa. Todas as participantes são generosamente recompensadas e têm a oportunidade da sua vida, a de vir a ser a noiva do Principe Maxon Schreave. America recusa-se a entrar neste concurso absurdo, até porque o seu coração já tem dono. Tem um amor secreto por Aspen, um Seis, um trabalhador servil, um rapaz inteligente e bonito. Por serem de castas diferentes, este é já um amor condenado. 

America cede à pressão da sua mãe e concorre à Seleção. Nem imagina ela o quanto a sua vida vai mudar depois disso. Um coração desfeito, um príncipe encantador, um palácio magnifico, 34 adversárias, uma imensidão de possibilidades, desafios a cada dia. 

Gostei de todo o reboliço do concurso, da preparação das candidatas, da logística envolvida, do aparato e importância televisiva do acontecimento. Quase se pode dizer que esta Seleção mais parece os nossos "reality shows" actuais, só que com muito mais qualidade e requinte.   

A autora também me presenteia com muito bons momentos de humor e cumplicidade entre America e Maxon. Dei por mim várias vezes a sorrir. Deixei-me conquistar por esta relação tempestuosa mas ao mesmo tempo terna. Há sem dúvida uma química entre eles. 

Nos próximos livros adivinha-se uma batalha entre Maxon e Aspen pelo coração de America. Não vou fazer apostas. Vou simplesmente desfrutar deste maravilhoso triângulo amoroso e acompanhar com grande interesse esta Seleção.

Quem disse que os adultos não podem ler contos de fadas? 

Boas leituras! 

[A minha Opinião] O Alvo


"Metade das coisas que as pessoas sentem são irracionais. Não faz com que seja mais fácil lidar com elas. De facto, torna ainda mais difícil porque a lógica não se aplica. É uma das desvantagens de sermos apenas humanos."

Este foi o primeiríssimo livro que li de David Baldacci. Confesso que já tinha saudades de ler um thriller e o autor fez jus à fama de excelente contador de histórias.

Fiquei logo curiosa com este livro, pela referência na sinopse a uma conspiração em torno da Coreia do Norte. O pouco que oiço falar deste país é o que sai de vez em quando nas noticias. Conhecido por ser um país fechado, que controla excessivamente os seus cidadãos, com uma ditadura cruel e que preza pouco os direitos humanos.   

Esta é de facto uma conspiração digna de um filme de espiões. Will Robie e Jessica Reel são os espiões de serviço, o pau para toda a obra, os primeiros da linha quando o perigo espreita e quando se pensa no impossível. Adorei esta dupla! A cumplicidade entre eles é fabulosa e a química perfeita. O autor soube muito bem criar dois espiões credíveis, cientes das suas limitações, que conhecem o seu poder mas também as suas fraquezas, sensíveis ao que os rodeia, humanos e nada armados em super-heróis. 

A conspiração criada por Baldacci é fabulosa e verosímil. No mundo actual, que está constantemente sob tensão, onde os conflitos espreitam a toda a hora, esta história seria possível de acontecer. A ficção parece quase real. Mas para bem de todos nós, ainda bem que é só um excelente livro de ficção e conspiração. 

O que mais gostei no livro: as descrições do autor sobre uma Coreia do Norte que desconhecia. Como vivem em sociedade, como milhões morrem à fome, como são escravizados em campos de trabalhos forçados, como veneram o seu líder supremo, como desconhecem o mundo para lá das fronteiras da Coreia do Norte. É uma realidade cruel. 

Chung-Cha é a personagem coreana que mais nos revela o que é viver naquele país e o que é viver num campo de trabalhos forçados. Uma menina que teve de matar para se salvar. Uma menina que se transformou numa mulher implacável e vazia. Uma mulher que nunca conheceu o amor mas sim a dor. Uma mulher que nos surpreende pela decisão arriscada que toma e pelo acto de carinho que leva até às últimas consequências.   

É sem dúvida um thriller que me deixou agarrada à histórias, aos personagens e ao solo coreano. As surpresas são muitas ao longo da narrativa, umas que consegui adivinhar e outras que surpreenderam. Posso dizer que fiquei fã do autor e, sem dúvida que irei querer ler os livros anteriores. Vou querer conhecer melhor a história de Robie e Reel.

Se é uma boa conspiração que procuram, Baldacci oferece de bandeja este fabuloso alvo. 

Boas leituras! 

Sacrifício a Moloc de Asa Larsson - Novidade Planeta


Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 352
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896576240
PVP: 18,85€
Disponível a partir de 18-03-2015

Sinopse
Um grupo de caçadores mata um urso nos bosques perto de Kiruna. Quando abrem a barriga do animal, encontram restos humanos entre as vísceras. 
Uns meses mais tarde, encontram uma mulher assassinada em sua casa. Agrediram-na brutalmente com uma forquilha e Marcus, o neto de sete anos desapareceu. Rebecka Martinsson, que no princípio foi destacada para a investigação é retirada do caso. 
Mas há poucas coisas que causem mais indignação que a violência contra uma criança, e Rebecka fica obcecada com o desaparecimento do menino. Por sua conta e risco começa a indagar o assassino da mulher: a morte parece perseguir esta família, e Rebecka não está disposta a permitir que o seu último membro tenha o mesmo destino.
Este novo livro é uma viagem alucinante no caminho mais negro da natureza humana. Destaca-se não só pela crueza mas também pela pureza com que é escrito. O que faz dele um livro belo e cruel. 
A arte narrativa da autora evidencia-se nesta história, que se inicia com um crime brutal impactante e um final arrasador. Tal como nos livros anteriores, a ligação com a natureza está interligada com a história.

Sobre a autora
Nasceu em Kiruna em 1966; actualmente vive em Mariefred.
Estudou Direito em Uppsala e, tal como a sua personagem Rebecka Martinsson, exerceu durante uns tempos como advogada de direito fiscal. 
Em 2003 publicou o romance Aurora Boreal, e foi-lhe atribuído o Prémio da Associação de Escritores Suecos de Romance Policial para o Melhor Primeiro Romance, sendo adaptado ao cinema. Sangue Derramado também foi galardoado com o Prémio para o Melhor Romance Policial Negro Sueco, assim como A Senda Obscura (2006), ambos publicados pela Planeta. 
Os seus livros têm sido um êxito imediato, obtendo o elogio da crítica e dos leitores nos vários países, sendo já considerada uma das mais importantes representantes do policial escandinavo.

«Diferente da maioria de policiais. Uma narradora superlativa.» The Independent

«Åsa Larsson escreveu uma história bela e ao mesmo tempo cruel que nos deixa sem respiração. Sacrifício a Moloc é o seu melhor romance.» Norrbottens-Kuriren

«Åsa Larsson possui uma assombrosa e fantástica capacidade para criar cenas capazes de deixar o leitor sem fôlego.» Washington Post

«A alucinante viagem de Åsa Larsson ao lado mais obscuro da natureza humana é perfeito.» The Irish Examiner

Segredos de Uma Condessa Respeitável de Lecia Cornwall - Novidade Planeta


Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 364
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575847
PVP: 18,85€
Disponível a partir de 18-03-2015

Sinopse
Lady Isobel Maitland não se pode dar ao luxo de ser apanhada fazendo qualquer coisa, mesmo remotamente, escandalosa, ou corre o risco de perder tudo o que tem de mais querido.
Mas uma noite, num jardim escuro num baile de máscaras, Isobel cede à tentação e permite que um namorisco inocente com o marquês de Blackwood se transforme em paixão.
Para o marquês o jogo da sedução e intriga não lhe é estranho, e esta reputação serve para encobrir uma missão mortal.
Quando a mulher-mistério foge antes que lhe diga o nome, ele sabe que tem de a encontrar. Mas todas as pistas o conduzem para a afectada e deselegante Isobel Maitland.
Parece que a senhora tem segredos muito próprios, segredos que Blackwood adorava desvendar.

Lecia Cornwall vive e escreve em Calgary no Canadá, tem cinco gatos, dois adolescentes, um laboratório de chocolate, e um marido muito paciente.

«Este delicioso romance da época da Regência tem a dose certa de mistério, boas maneiras e paixão. Com verdadeiros vilãos, muita acção e uma pitada de glamour, esta é uma leitura muito sedutora» Publishers Weekly

segunda-feira, 16 de março de 2015

Passatempo Especial 3º Aniversário - O Irmão Alemão


Com o precioso apoio da Companhia das Letras, temos para oferecer dois exemplares do livro O Irmão Alemão. Para se habilitar a ganhar um destes exemplares, só tem de responder correctamente às questões que se encontram no formulário e ler com atenção as regras do passatempo. 

Regras do passatempo:

O passatempo é válido de 16 de Março até às 23h59m de 22 de Março. 
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias: www.mantadehistorias.blogspot.pt
(Para ser seguidor, basta clicar em "aderir a este site" na barra lateral direita do blogue.)
Partilhar publicamente o passatempo.
Múltiplas participações serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por e-mail e o resultado será anunciado no blogue.
O blogue e a editora não se responsabilizam por eventuais extravios no envio dos livros por correio.
Boa sorte!

Resultado Passatempo - A Nossa Casa é Onde Está o Coração


Obrigada a todos os que participaram neste passatempo.
Um enorme agradecimento à Editorial Presença  pela oferta de um exemplar de A Nossa Casa é Onde Está o Coração
Tivemos 119 participações válidas. Obrigada! 
O número sorteado foi o 33.
A grande vencedora foi:

Carina Pereira - Alhos Vedros

Parabéns!

Se ainda não foi desta que foi o grande vencedor não desista. Há sempre boas oportunidades aqui no blogue. 

Até breve!

Saiba mais sobre o livro A Nossa Casa é Onde Está o Coração, no site da Editorial Presença, aqui.

Ao Reencontro do Tempo de Vítor Matias Ferreira - Novidade Guerra e Paz Editores | Predicado


Ao Reencontro do Tempo
Vítor Matias Ferreira
15x23
248 páginas
16,00 €
Não Ficção
Nas livrarias a 18 de Março
Guerra e Paz Editores | Predicado  

Sinopse
Viagem memorial revisitando lugares e tempos que ficaram gravados na memória do viajante. E se alguns desses encontros foram traumáticos (como a Guerra Colonial), outros foram empolgantes (na Revolução de Abril). Outros, ainda, foram mais anónimos ou mais subtis, mas inexoravelmente fixados naquela memória. É uma revisitação sem nostalgias de um tempo passado, com o dramatismo de que o tempo «envelhece depressa». Em todo o caso, um desafio para ir ao reencontro desse mesmo tempo. 
Uma viagem, aqui narrada num discurso que procura um contraponto ou um complemento ao itinerário universitário que, durante décadas, o narrador percorreu. É ainda um confronto entre o espaço público do viajante e a sua intimidade, viagens também a uma Europa aqui tão perto.

Vítor Matias Ferreira, Professor emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Catedrático de Sociologia (aposentado) do IUL. Docência de mais de trinta anos, desde a criação deste instituto. Um dos fundadores do Centro de Estudos Territoriais, entretanto integrado no Centro Dinâmia’Cet. Director, durante alguns anos, da revista daquele centro de estudos, Cidades. Comunidades e Territórios. Publicou diversos livros, bem como capítulos de livros e artigos em publicações nacionais e estrangeiras. Dos livros mais recentes destacam-se Lisboa, de Capital do Império a Centro da Metrópole (1986); Lisboa, a Metrópole e o Rio (coord.) (1997); A Cidade da Expo ’98 (em colaboração com Francesco Indovina) (1999), Fascínio da Cidade. Memória e Projecto da Urbanidade (2004).