terça-feira, 27 de outubro de 2015

[A Minha Opinião] A Vinha do Anjo


Antes de iniciar a opinião do livro, queria agradecer à Porto Editora pelo exemplar de avanço de A Vinha do Anjo. Agradecer também à autora Sveva Casati Modignani pelo meu livro autografado. É sem dúvida um privilégio ser tratada com tanto carinho e atenção pela editora e autora. 

Quanto à leitura, devo dizer-vos que este foi o meu romance de estreia com a autora e o saldo é bastante positivo. Gostei muito da escrita da Sveva e da forma como nos envolve nos cheiros, sabores e paisagens italianas. Acabo a leitura com uma enorme vontade de conhecer esta Itália descrita tão bem pela escritora. 

Durante as 383 páginas foi conhecendo a história da família Brugliani, uma família com grande tradição vitivinícola. Destaque para a protagonista Angelica Brugliani, uma mulher corajosa que assume a chefia de um negócio tradicionalmente dominado por homens, mas que não se assusta com essa realidade. A paixão pelo vinho corre-lhe nas veias e é mais forte do que todos os obstáculos que possam surgir. Este romance é um hino a todas as mulheres corajosas e empreendedores que existem por esse mundo fora.

Ao longo da narrativa vou conhecendo a história de vida de Angelica, que não foi de todo pintada só de rosa mas também de tons cinzentos e negros. Angelica é uma mulher lindíssima, corajosa, persistente, ambiciosa, sofredora, apaixonada. Ao longo das páginas vou acompanhando o crescimento desta menina rebelde que se transforma numa mulher determinada. Uma personagem que cativa por ser credível e por tocar o coração do leitor. 

Angelica não é a única personagem que cativa. Gostei imenso de Tancredi D'Azaro, um chef talentoso, enigmático, charmoso, com uma história de vida sofrida. Tancredi marca pelo mistério que o envolve, pela sedução da sua cozinha, pela sua coragem. Sveva criou um conjunto de personagens que me conquistaram e envolveram de forma perfeita. 

Quanto aos cenários descritos são maravilhosos. Apaixonei-me pelas vinhas, principalmente a Vinha do Anjo, carregada de história, de beleza, de emoções, que apaixona e envolve qualquer leitor. Desejei por momentos estender uma manta e deixar-me estar a contemplar toda aquela beleza. 

Com o fim da leitura ficam na memória as cores, os cheiros, os sabores de Itália e a vontade de conhecer outras obras da autora.  

Boas leituras! 

Sem comentários :

Enviar um comentário