segunda-feira, 16 de março de 2015

Ao Reencontro do Tempo de Vítor Matias Ferreira - Novidade Guerra e Paz Editores | Predicado


Ao Reencontro do Tempo
Vítor Matias Ferreira
15x23
248 páginas
16,00 €
Não Ficção
Nas livrarias a 18 de Março
Guerra e Paz Editores | Predicado  

Sinopse
Viagem memorial revisitando lugares e tempos que ficaram gravados na memória do viajante. E se alguns desses encontros foram traumáticos (como a Guerra Colonial), outros foram empolgantes (na Revolução de Abril). Outros, ainda, foram mais anónimos ou mais subtis, mas inexoravelmente fixados naquela memória. É uma revisitação sem nostalgias de um tempo passado, com o dramatismo de que o tempo «envelhece depressa». Em todo o caso, um desafio para ir ao reencontro desse mesmo tempo. 
Uma viagem, aqui narrada num discurso que procura um contraponto ou um complemento ao itinerário universitário que, durante décadas, o narrador percorreu. É ainda um confronto entre o espaço público do viajante e a sua intimidade, viagens também a uma Europa aqui tão perto.

Vítor Matias Ferreira, Professor emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Catedrático de Sociologia (aposentado) do IUL. Docência de mais de trinta anos, desde a criação deste instituto. Um dos fundadores do Centro de Estudos Territoriais, entretanto integrado no Centro Dinâmia’Cet. Director, durante alguns anos, da revista daquele centro de estudos, Cidades. Comunidades e Territórios. Publicou diversos livros, bem como capítulos de livros e artigos em publicações nacionais e estrangeiras. Dos livros mais recentes destacam-se Lisboa, de Capital do Império a Centro da Metrópole (1986); Lisboa, a Metrópole e o Rio (coord.) (1997); A Cidade da Expo ’98 (em colaboração com Francesco Indovina) (1999), Fascínio da Cidade. Memória e Projecto da Urbanidade (2004).

Sem comentários :

Enviar um comentário