segunda-feira, 2 de março de 2015

[A minha Opinião] Vermelho Como o Sangue


Agradeço à Editorial Presença por esta leitura, fresquinha como a neve. Dou os parabéns à editora por apostar numa jovem escritora como Salla Simukka. A jovem autora finlandesa é, de facto, talentosa e merece todo o sucesso que está a ter. 

Para quem tem curiosidade pelos policiais nórdicos, mas ainda não teve oportunidade de embarcar neste género literário, aconselho a começarem por esta leitura. O policial nórdico é conhecido por ser chocante e sem meias medidas. No caso deste livro, "Vermelho Como O Sangue", é um policial mais clássico, que se foca na investigação, deixando de parte as descrições detalhadas e chocantes. Confesso que gosto mais deste tipo de livro. Não é qualquer leitor que tem estômago para descrições cruéis e frias. 

O primeiro livro da trilogia Branca de Neve, centra-se numa jovem de 17 anos, Lumiki Anderson. Esta jovem vê-se envolvida, sem querer, num problema de contornos inimagináveis. Tudo começa com uma quantia imensa de dinheiro, manchada de sangue. Sem saber como, Lumiki é arrastada para uma investigação, que não permite regresso. A vida calma e pacata que tanto queria, deixa de existir. 

Lumiki conquistou-me logo às primeiras páginas. É uma jovem solitária, inteligente, estudiosa, que valoriza a sua liberdade e independência. Com o avançar da história, noto que esconde um segredo que a atormenta. Este segredo, é, de alguma maneira responsável pela sua personalidade, por ser astuta, atenta e dura. Algumas pistas são lançadas ao longo do livro mas o seu segredo continua por revelar.

Lumiki faz-se acompanhar por três outros jovens, Tuukka, Kasper e Elisa. São estes três jovens que se metem em apuros e recorrem à ajuda de Lumiki para solucionar o problema. São três jovem com personalidades bem diferentes de Lumiki, apesar de serem todos das mesmas idades. Lumiki relativamente a estes jovens, parece mais madura, ponderada e adulta. 

Com o decorrer da narrativa, vou acompanhando a investigação inteligente de Lumiki. É frequente esquecer-me que estou a ler um thriller para jovens adultos. Lumiki com a sua inteligência e coragem, faz-me esquecer que é apenas uma jovem de 17 anos. A autora está de parabéns, por ter conseguido criar uma personagem que nos conquista.  

Além das personagens cativantes, este policial ganha pelo cenário gélido onde decorre. Salla Simukka descreve-nos paisagens geladas lindas. De alguma forma a neve, o frio, o gelo, assenta que nem uma luva a este policial. Dá-lhe um ar misterioso, sombrio, conspirador. 

Mal posso esperar pelo segundo volume desta trilogia. As últimas páginas deste "Vermelho Como O Sangue", deixam no ar muito mistério. A curiosidade está aguçada. Venha daí o próximo livro!

Boas leituras!

Saiba mais sobre o livro no site da Editorial Presença, aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário