sábado, 10 de janeiro de 2015

[A minha Opinião] Serpentina


Já andava há imenso tempo para ler Mário Zambujal. Apaixonei-me pela capa de "Serpentina" e tinha mesmo de ler este livro.

Dizem por aí que, o estilo literário de Mário Zambujal é inconfundível, cheio de humor e imaginação. Pude comprovar isso mesmo nas páginas deste livro. 

Bruno D. L. Bracelim é a figura principal deste romance e em torno da qual gira toda a narrativa. Bruno é um homem peculiar com uma obsessão, a busca do rosto feminino perfeito. 

A história narrada é cheia de situações caricatas, nada é previsível, tudo pode acontecer e mudar de um instante a outro. As situações vão-se desenrolando, e o personagem principal vê-se arrastado para uma armadilha, da qual não pode fugir. A culpa de tudo isto: a sua ingenuidade.

Há passagens que despoletaram em mim gargalhadas de puro divertimento. A imaginação de Mário Zambujal para criar situações hilariantes é brilhante. "- Pode sentar-se? - inquiriu outro preocupado espectador. -Sentar-se como? - redarguiu por mim o suposto clínico. - Não percebe que o homem tem o cóccix amassado? Pareceu-me natural. Não há cóccix que resista ao porradão de um jipe."

A escrita animada e inventiva de Mário Zambujal, fez-me desfrutar de umas horas bem passadas de leitura. Irei, com certeza, querer ler mais livros deste autor português. Posso dizer-vos que foi uma boa estreia. 

Boas leituras!  

2 comentários :

  1. Olá!

    Este ano quero muito ler António Zambujal! É um dos autores portugueses que quero conhecer.
    Talvez comece por este.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura, obrigada pelo comentário.
      Faz bem em querer conhecer a escrita de Mário Zambujal. Tem uma escrita bem diferente do que li até agora. Estou super curiosa para ler mais livros do autor. Boas leituras :)

      Eliminar