quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Civilização Editora está de volta com nova coleção, Vício dos Livros.


A coleção Vício dos Livros, da Editora Civilização, reúne um conjunto selecionado de obras de alguns dos autores mais consagrados da literatura mundial, de Tolstoi a Twain e Jack London.

São obras intemporais que marcaram inúmeras gerações de leitores, seja pelos altos valores humanos nelas veiculados seja pelas aventuras que permitiram viver em prazentosas e infinitas horas de leitura.
Muitas chegariam ao cinema e à televisão, caso de Robin dos Bosques, Mulherzinhas ou As Aventuras de Tom Sawyer.

São obras precursoras. Um livro como a Ilha do Tesouro, por exemplo, determinaria o arquétipo do pirata que ainda hoje povoa o nosso imaginário, o da perna de pau e papagaio ao ombro, bem como a imagem clássica de um mapa do tesouro, sempre com um grande X a assinalar a localização de um baú cheio de ouro enterrado algures numa ilha tropical.

E é também entre estes clássicos que poderemos descobrir e apreciar a faceta de tradutor de um autor consagradíssimo como Eça de Queirós, que traduziu e adaptou superiormente As Minas de Salomão. Em suma, grandes livros para infinitas horas de leitura.


Matthew e Marilla esperavam acolher um rapaz órfão mas é Anne, de 11 anos, quem, inesperadamente, lhes entra em casa. Esta, apesar do infortúnio da orfandade, é sonhadora, expansiva e não está habituada a convenções sociais; aqueles, apesar de simpáticos, são austeros e frugais. O encontro entre estes dois mundos, aparentemente estanques e estranhos um ao outro, não ficará marcado pela submissão, subordinação ou conformidade de um deles, antes pela interdependência e por uma tensão benfazeja e hilariante. A ideia de pertença, à família ou à comunidade, e o aceitar da diferença, no sentido de uma aceitação recíproca, perpassam este clássico.


Metade São Bernardo, metade Collie, Buck é afastado da sua vida confortável como animal de estimação na Califórnia e vendido a comerciantes de cães. Depressa se vê a bordo de um navio, a caminho do Norte do Canadá, onde, após inúmeros maus tratos, acaba por ser salvo por John Thornton. Em dívida para com o seu novo dono, Buck permanece ao lado de Thornton, no entanto, Buck não consegue resistir ao apelo da Natureza. Emocionante e cheio de ação, O Apelo da Selva explora a relação intemporal entre homem e cão, e os inevitáveis instintos primitivos que atraem Buck para longe da civilização e do homem, em direção a regiões inóspitas e selvagens.


A Ilha do Tesouro é um dos livros de aventuras mais populares de sempre. É uma vertiginosa história de piratas, onde não falta um misterioso mapa do tesouro e uma série de personagens sinistras cheias de intenções diabólicas. Narrada principalmente por Jim Hawkins, o grumete do “Hispaniola”, durante esta emocionante aventura há uma perigosa viagem através do mar das Caraíbas, um motim liderado pelo infame Long John Silver e uma corrida letal em busca de um tesouro enterrado numa ilha exótica.


No prefácio ao clássico As Aventuras de Tom Sawyer, Twain revela-nos que o seu propósito ao escrever o livro fora entreter rapazes e raparigas e fazer recordar aos adultos aquilo que eles próprios tinham sido. E é assim que as encruzilhadas da infância, onde se cruzam liberdade e responsabilidade, são trilhadas com imensa mestria, humor e pés descalços por um autor que não se coíbe nunca de elevar à condição de caricatura as contradições e as certezas dos adultos.

Sem comentários :

Enviar um comentário