segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

[A minha Opinião] Os Apanhadores de Conchas


Uma grande amiga já me tinha recomendado, há muito tempo, a leitura de "Os Apanhadores de Conchas". A publicação da Marcador veio antecipar a leitura deste fabuloso livro. Nunca tinha lido antes Rosamunde Pilcher, portanto esta foi uma estreia. 

Dou os parabéns à Marcador e à Vera Braga pela capa maravilhosa. É uma capa que apaixona ao primeiro olhar. 

Os Apanhadores de Conchas, título original: The Shell Seekers, foi publicado pela primeira vez em 1988, Já lá vão uns largos anos, mas as temáticas aqui abordadas são intemporais, a família, o amor, a amizade, a paixão, os conflitos familiares, a vida. Um romance que me foi conquistando ao longo das páginas. 

Este romance tem como cenário de fundo a cidade de Londres e Cornwall. A sua narrativa expande-se entre a Segunda Guerra Mundial até finais do século XX. Já li imensos livros cuja acção se passa no decorrer da grande Guerra Mundial e surpreendo-me sempre em cada um deles. Neste livro de Rosamunde Pilcher, senti-me no meio do conflito. A atenção com que a autora descreveu o cenário de guerra, os sentimentos das personagens, as carências, a destruição, a perda, dá a este livro uma realidade que em tudo parece verdadeira.  

Toda a trama gira em torno da história da família Keeling, durante três gerações. A figura central, Penelope, é inspiradora. Uma mulher que passou por perdas dolorosas mas que se mantém exteriormente, uma mulher forte. Penelope tem três filhos, que criou praticamente sozinha. Uma lutadora. Os filhos não parecem reconhecer e valorizar esse esforço. Depois de adultos estão constantemente em disputa entre si, o que lhe provoca uma grande tristeza. Penelope terá um grande desafio nas suas mãos, que decidirá o futuro desta família: se continua junta, apesar de todas as divergências ou separada. 

Gostei muito de acompanhar e conhecer os segredos, as paixões e as tragédias de Penelope, uma mulher de bom coração, genuína, lutadora, apaixonada. Foi impossível não me emocionar durante a leitura deste livro. As lágrimas, os nós na garganta e os sorrisos, são prova que este livro merece ser lido e relido. Uma leitura que recomendo. Vou ficar ansiosamente à espera de futuras publicações desta autora. Parabéns à Marcador por fazer esta aposta.

Boas leituras!   

Sem comentários :

Enviar um comentário