segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Aqui e Agora [A minha Opinião]




"Aqui e Agora" é o primeiro livro que leio de Ann Brashares. Da mesma autora conheço bem o título "Quatro Amigas e Um Par de Calças", por ter visto a adaptação cinematográfica do livro.

Confesso que assim que foi lançada esta novidade da Editorial Presença, foi logo conquistada pela capa e pela sinopse. Este género de livro não é a minha leitura habitual. É um livro mais direccionado para o público jovem-adulto com um misto de ficção cientifica. A realidade aqui descrita é chocante. A imagem do mundo daqui a mais de meio século não é nada animadora. 

É a partir das seguintes premissas que se desenrola a história deste livro: "O passado é um país estrangeiro; lá fazem coisas de modo diferente." (L. P. Hartley)  "Se viajar no tempo fosse possível, seríamos inundados com turistas do futuro." (Stephen Hawking) Estas duas frases deixam muitas ideias no ar e entusiasmam o leitor. 

Ethan e Prenna são as personagens centrais deste romance. Ethan é um jovem inteligente, observador, corajoso, perseverante e com sentido de humor. Prenna é uma jovem singular, inteligente, recatada, corajosa, rebelde e que guarda um grande segredo. A vida destes dois jovens cruza-se de forma invulgar e a ligação criada entre eles é grande e verdadeira. Prenna é uma viajante do futuro que vive condicionada por inúmeras e exigentes regras, impostas pela comunidade fechada a que pertence. Ethan é um "nativo do tempo", vive no tempo presente. A relação de proximidade que vai sendo construída entre os dois é proibida pela comunidade de Prenna. 

Durante a narrativa vou conhecendo aos poucos a vida controlada de Prenna. É vigiada constantemente, tem de cumprir e seguir todas as regras impostas pela comunidade e é penalizada quando não obedece. Para agravar toda esta situação, Prenna apaixona-se por um nativo do tempo.

Esta paixão proibida de Prenna e o surgimento de uma personagem misteriosa com informações importantes acerca da comunidade, irá despoletar uma série de acontecimentos que irão levar ao clímax da história. 

A história foi bem construída pela autora, a linguagem é bastante acessível, os cenários futuristas apesar de negros e assustadores são possíveis de acontecer e as personagens são cativantes. Todos estes factores mantiveram-me agarrada e interessada na leitura. Gostaria de ter visto mais desenvolvidas as personagens principais, principalmente Ethan, que teria muito a desvendar. A mãe de Prenna e a sua melhor amiga Katherine também são personagens que queria ter descoberto mais coisas. Quanto ao final, deixou tudo em aberto. Ficou a esperança.

É uma leitura que se faz num sopro! Aconselho a leitura pela temática que aborda, pelas questões que levanta e pela reflexão que exige.

Boas leituras!

Para mais informações sobre o livro Aqui e Agora consulte o site da Editorial Presença, aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário